Quando a Chevrolet apresentou na China a nova geração do sedã Cruze, ficou a dúvida no ar: por que apresentar um modelo totalmente novo isoladamente para um mercado (grande, diga-se de passagem), enquanto as Américas do Norte e do Sul mantinham a geração anterior com um discreto face-lift? A resposta vem agora, com a apresentação oficial do Cruze 2016: foi necessário pouco mais de um ano para realizar modificações que o tornassem mais eficiente e atraente. A frente do novo sedan norte-americano ficou bem mais interessante - verdade que a versão das fotos é a Premier RS, com apelo visual esportivo, mas os faróis angulosos, as janelas laterais que compõem um arco suave, o estilo das rodas (aro 15'', 16'', 17'' ou 18'') e os novos detalhes da traseira trouxeram mais personalidade ao Chevrolet, que, lá como cá, concorre com Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Focus Sedan, Hyundai Elantra, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta.
A nova carroceria (que agora mede 4,67 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,46 metro de altura) está mais aerodinâmica e 113 quilos mais leve. Boa parte do peso foi enxuta com a adoção do motor 1.4 Turbo de 153 horsepower (mais que o 1.8 aspirado adotado no Cruze brasileiro) e 24,5 kgfm de torque entre 2000 e 4000 rpm. Com ele, a GM espera que o Cruze acelere de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos e alcance consumo de 17 km/l na estrada. São duas opções de câmbio: manual M32 ou Hydra-Matic 6T35, ambos de 6 marchas.
Internamente, o Cruze está mais espaçoso e com painel totalmente novo. O quadro de instrumentos abriga uma tela de informações com alta definição de 4,2 polegadas, enquanto a parte central (com apliques em preto-brilhante) abriga o novo MyLink, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, GPS, conectividade com Android Auto (requer um telefone com a versão Lollipop 5.0 ou superior) e Apple CarPlay, OnStar 4G LTE (uma evolução do sistema que só agora chega ao Cruze brasileiro) e suporte a aplicativos (Skype, Google Play Music, Spotify, e inclusive o tão utilizado WhatsApp...). Em termos de espaço interno, os 2,70 metros de entre eixos garantiram mais comodidade para os ocupantes traseiros, com 5,1 centímetros a mais para acomodar os joelhos e 91,7 cm de área livre para as pernas.
O Cruze 2016 traz ainda ar-condicionado digital com visores integrados aos comandos giratórios, direção elétrica, controles eletrônicos de estabilidade, tração e anticapotamento, freios a disco nas 4 rodas com ABS, faróis com acendimento automático, monitoramento da pressão dos pneus, fixação de cadeirinhas infantis do tipo LATCH, cintos de três pontos para os 5 ocupantes (com pré-tensionadores e limitadores de carga nos cintos dianteiros), 10 airbags de série, alerta de colisão iminente à frente, alerta de veículos se aproximando de pontos cegos da carroceria e start/stop para economia de combustível. Serão oferecidas 4 versões: L, LS, LT e Premier.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).