No segmento de sedans de alto luxo, as montadoras precisam se esforçar para apresentarem modelos admiráveis sob inúmeros aspectos e alcançando grande prestígio ("flagship car", nas palavras das empresas: o flagship da Mercedes é o Classe S; na Audi, o A8), e que tenham um longo ciclo de vida, parecendo contemporâneos mesmo após muitos anos, diferentemente dos carros da moda, que exigem constantes reestilizações.
O BMW Série 7 nasceu em 1977, passou por reformulações completas em 1986, 1994, 2001, 2008, e agora chega à sexta geração (identificada como G11 ou G12, este último com entre-eixos alongado em 14 centímetros e altura elevada em 7 milímetros), trazendo diversas novidades que aos poucos também serão incorporadas aos outros modelos germânicos. As vendas iniciam no terceiro trimestre de 2015. A BMW afirma que o novo Série 7 é o carro produzido em série mais largo do mundo - medindo 1,90 metro de largura (sem retrovisores), 5,10 metros de comprimento (G11) e 1,48 metro de altura. E a carroceria está até 130 quilos mais leve, com a adoção da estrutura "Carbon Core", que combina fibra de carbono reforçada com plástico com alumínio e possibilitou diminuir o centro de gravidade e distribuir o peso em praticamente 50% entre os eixos dianteiro e traseiro.
Em termos de design, a evolução é evidente, mas discreta. Os faróis (totalmente de LEDs e com luzes de laser de coloração azul como opcional) estão mais horizontais e se unem à tradicional grade "duplo rim" ampliada (com controle de flaps, ao melhor estilo aeronave) e os para-choques estão mais agressivos. Lateralmente, a marca registrada é o friso horizontal que se verticaliza próximo do para-lama dianteiro e lembra a asa de um avião. As rodas de fábrica possuem aro 17'' ou 18'', mas na gama Original BMW Accessories é possível escolher aros de até 21 polegadas. As lanternas são invadidas pelo friso acima da placa de licença e a dupla saída de escape presente em todas as versões dá um toque de esportividade. Falando em versões, o Série 7 2016 está sendo apresentado em seis opções: 730d, 740Le, 750 Li xDrive (fotos abaixo), 750Li xDrive Design Pure Excellence, 750Li xDrive Individual e 750Li xDrive M Sport. Posteriormente serão revelados detalhes da versão de entrada, a 740i, e também da gama movida a diesel (730Ld e 730Ld xDrive).
Ao abrir a porta do motorista, o BMW projeta uma iluminação que lembra os tapetes de boas-vindas. Internamente, o Série 7 proporciona um ambiente confortável e moderno, seja para o motorista ou para os ocupantes de trás. O quadro de instrumentos é naturalmente digital com tela de 8,8 polegadas interface assemelhada aos analógicos, como no rival Classe S e no Range Rover Vogue; há ainda um Head-Up Display colorido, com área de projeção 75% maior e informações como velocidade máxima permitida, ultrapassagem proibida e mensagens de alerta. O ar-condicionado tem comandos sensíveis ao toque e cada um dos quatro passageiros pode ajustar a temperatura que desejar e dispersar oito fragrâncias pela cabine, como opcional (de série, são duas zonas de climatização).
O sistema multimídia iDrive com tela de 12,3 polegadas, outrora criticado, agora pode ser comandado por gestos, toques na tela, comandos de voz e traz GPS, seleção de cores do "tapete de luzes", estacionamento semi-automático (bastando ao motorista dosar os pés no freio e no acelerador) e demais funções do veículo. Não só os bancos são aquecíveis, como também o volante e até os apoios de braço. O modelo pode ser equipado com o BMW Touch Command, que integra tablets de 7 polegadas removíveis que permitem ajustar a inclinação dos bancos, a iluminação interna, a temperatura, conferir navegação, chamadas telefônicas e entretenimento; também estão disponíveis massageador e ventilação para os bancos; outro destaque é o Sky Lounge Panorama, teto de vidro capaz de emular estrelas à noite. Para completar o bem-estar a bordo, o sistema de som surround Bowers & Wilkins Diamond traz 16 alto-falantes com focos de iluminação, cinco opções de reprodução (para dar a sensação acústica de um concerto ou cinema), amplificador de 10 canais e potência total de 1400 Watts.
Até a chave, batizada de Display Key, incorpora tecnologias surpreendentes. Por meio dela é possível fazer o estacionamento remoto do Série 7, bastando ter atenção ao controle dos movimentos (para frente, para trás e parar). O senão é que este sistema autônomo exige um espaço 1,5 vezes maior que o comprimento (ou seja, no caso da versão alongada, a vaga precisa ter nada menos que 7,85 metros para a correta operação do estacionamento).
No que diz respeito aos assistentes de direção, o novo BMW Série 7 conta com Active Cruise Control com função Stop & Go (que opera a até 210 km/h e mantém a velocidade sem o motorista precisar intervir no freio ou no acelerador, podendo se adequar ao limite de velocidade na via e mesmo diminuir a velocidade dependendo do tráfego, para depois retornar à velocidade programada), Night Vision (detecta pedestres, animais relativamente grandes e objetos que irradiam calor em ambiente pouco iluminados), 3D Surround View (câmeras espalhadas pela carroceria exibem o que está em torno do carro, uma ajuda em ambientes de visibilidade comprometida), Steering Assist (evita que o carro saia da faixa sem sinalização) e pré-tensionamento dos cintos e fechamento dos vidros ao ser detectada uma colisão.
O porta-malas com abertura elétrica acomoda satisfatórios 515 litros e traz como opcional uma abertura de acesso ao banco traseiro, de 20 x 24 centímetros. Naturalmente, as versões híbridas e, Le e Le xDrive perdem parte da capacidade (420 litros).
Em caso de atropelamento, o Série 7 traz um dispositivo pirotécnico que levanta a parte traseira do capô em 6 centímetros, evitando o contato do pedestre ou ciclista com partes mais rígidas da carroceria. O 730d, nestas imagens, está mais silencioso e traz motor 3.0 movido a diesel de 265 horsepower, com torque de 63,2 kgfm, com opção de tração integral xDrive, no qual as rodas traseiras também esterçam levemente. Seu equivalente movido a gasolina é o 740i/Li, que gera 326 HP com o propulsor 3.0 TwinPower Turbo.
O BMW 740e/740Le/740Le xDrive é o modelo híbrido plug-in, onde o motor 2.0 trabalha em conjunto com a bateria de íon-lítio abaixo dos bancos de trás e que pode ser recarregada em casa ou nos i WallBox (abaixo). Com a força elétrica, o modelo pode atingir 120 km/h e tem autonomia entre 37 e 40 quilômetros. Juntos, os propulsores rendem o equivalente a 326 horsepower. O consumo de combustível pode chegar a notáveis 47,6 km/l.
As versões derivadas do 750i (como o xDrive Design Pure Excellence destas fotos) trazem o motor 4.4 V8 TwinPower Turbo com 450 horsepower e distribuição variável do torque enviado às quatro rodas nas versões xDrive. Elementos como a regeneração de energia das frenagens e o Auto Start-Stop contribuem para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, da emissão de poluentes.
Assim como nos outros modelos, o câmbio é o Steptronic de oito marchas, que traz paddle-shifts para trocas sequenciais e controle de largada em acelerações. O pacote Pure Excellence agrega detalhes cromados externamente, soleiras das portas em alumínio, insertos de madeira nos descansa-braços, puxadores das portas e em volta dos gatilhos dos cintos de segurança, além de forrações internas em Alcantara.
O pacote Individual, oferecido para as versões 740Li e 750Li xDrive com volante do lado direito, se destaca pela pintura metálica Almandine Brown, rodas aro 20'' em dois tons de cinza, couro legítimo Merino, assinatura "BMW Individual" no friso traseiro, detalhes internos na cor preto-brilhante, além de itens de conforto como sistema de som Harman Kardon, sistema de entretenimento para os ocupantes de trás, cortinas laterais, Head-Up Display, pacote Heat Comfort, ar-condicionado com 4 zonas de temperatura, entre outros recursos.
E há ainda o Série 7 M Sport, com detalhes visuais que dissipam o jeitão aristocrata da carroceria: rodas aro 19'', kit aerodinamico (com para-choques mais esportivos e saias laterais), interior com forração em couro Dakota, Driving Experience Control (seletor no console que alterna entre os modos COMFORT, SPORT, ECO PRO e ADAPTIVE) e motor 4.4 V8.
Nos Estados Unidos, o 740i tem preço inicial de US$ 81 300, enquanto a versão 750i xDrive será comercializada por US$ 97 400, excluindo frete e taxas.
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