Vários automóveis passam antes pelo crivo popular em apresentações antes do lançamento, sendo o Salão do Automóvel de São Paulo um dos palcos mais importantes para as montadoras. E a excelente acolhida do Volkswagen Golf Variant motiva a sua importação para o Brasil. Trazida de Puebla (México), passa a fazer parte do (pequeno) time de peruas disponíveis, sem concorrente direta por aqui. Externamente, a station wagon sucessora da Jetta Variant (ao lado) mantém a sobriedade do Golf Hatch, sendo oferecida nas versões Comfortline e Highline, ambas com motor 1.4 TSI BlueMotion (abastecido somente com gasolina, rende 140 cavalos entre 4500 e 6000 rpm, com torque de 25,5 kgfm de 1500 a 3500 rpm) e câmbio automático DSG de sete marchas com função Tiptronic (trocas manuais por meio de aletas no volante ou na alavanca de câmbio).
Com comprimento 30,7 centímetros maior (passando a 4,56 metros), o Golf Variant agora comporta 605 litros em seu porta-malas até a altura dos encostos de cabeça. Ao se rebater o banco de trás, a capacidade é ampliada para 1620 litros.
Em termos de equipamentos, as duas versões contam com sistema start/stop, Multicollision Brake (frenagem automática em uma colisão), sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, controles eletrônico de estabilidade (ESC) e de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), freios a disco nas quatro rodas com ABS, BAS e EBD, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento "um-toque", ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus.
A versão Comfortline, que custa R$ 87 490, conta com faróis de dupla parábola, lâmpadas halógenas e luzes de uso diurno, ar-condicionado Climatic com saída traseira, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros com isolamento térmico, sistema de infotainment Composition Media (com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, sensor de aproximação, Rádio/CD/MP3 Player, Bluetooth, interface para iPod e iPhone, além de entrada para cartão SD), faróis de neblina com função de luz de conversão, encosto traseiro 1/3-2/3 rebatível, retrovisores externos com aquecimento e função Tilt down ao engatar a ré, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, revestimento em tecido Zoom preto, regulagem de altura no banco do motorista, luzes de leitura dianteiras e traseiras, descansa-braço traseiro com porta-copos e acesso ao porta-malas, além de sobretapetes em carpete. Por fora, é identificável pelo rack de teto na cor preta e pelas rodas aro 16'' "Dover" ou 17'' "Dijon" opcionais.
Já a versão Highline, partindo de R$ 94 990, vem com retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro (Preto Vienna ou Shetland Vienna) nos bancos e nas portas, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade, ar-condicionado de duas zonas de temperatura, focos internos de iluminação, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e retrovisores rebatíveis eletronicamente. Externamente, se destaca pelos frisos cromados, rack de teto na cor prata anodizada e rodas de liga leve "Geneva" ou "Madrid" com pneus 225/45 R17.
Com o motor 1.4 TSI (de bloco e cabeçote compostos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta de combustível e turbocompressor), a perua acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 205 km/h, boas marcas considerando-se o peso de 1357 quilos.
Como opcionais, o Golf Variant Comfortline oferece os pacotes Elegance e Exclusive. O primeiro, que custa R$ 4500, é composto por volante com comandos do rádio, computador de bordo e shift paddles, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade com função “Coming & Leaving home” e rodas “Dijon” de 17 polegadas, enquanto o pacote Exclusive (+ R$ 8890) adiciona aos itens do Elegance o sistema Discover Media, com GPS e Map Care (atualização dos mapas por três anos sem custo adicional) e, à parte, o teto solar elétrico panorâmico (+ R$ 5300).
Na versão Highline, há os pacotes Elegance (que abrange sistema Discover Media, abertura das portas com sensor de proximidade e partida do motor por botão, seleção de perfil de condução [Normal, Sport, Eco e Individual] e rodas "Geneva" de 17 polegadas, por R$ 5820), Exclusive (adiciona faróis bi-xenônio com LEDs diurnos, FLA [assistente de luz para farol alto, que atua a partir de 60 km/h] e o pacote com controlador adaptativo de distância e velocidade [ACC], Front Assist [monitora permanentemente a distância do tráfego à frente] e City Emergency Brake [frenagem urbana de emergência], por R$ 15 700) e Premium (com sistema Discover Pro com tela de 8 polegadas, leitor de DVD e HD de 60 GigaBytes, Park Assist 2.0 com manobras automáticas de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, bastando ao motorista dosar freio e acelerador; câmera traseira, ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema Pro Active [pré-tensão dos cintos e fechamento de portas e teto solar para mais segurança em iminência de colisão] e detetor de fadiga, ao preço de R$ 26 670 [!]). O teto solar também é um opcional separado, por mais R$ 5300, assim como as rodas Geneva (R$ 1200) ou Madrid (R$ 400 compradas em pacotes ou R$ 1600 para a versão básica).
Ao todo são nove opções de cores: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja), quatro metálicas, por R$ 1200 adicionais (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night, Azul Silk e cinza Platinum) e uma perolizada, Preto Mystic (+ R$ 1700).
Abaixo, a versão R-Line, trazida para exposição no Salão do Automóvel de São Paulo, em fotos de Rafael Susae.
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berrehulti
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