Texto - Júlio Max | Fotos - Rafael Susae e Divulgação
Após pouco mais de cinco anos de carreira, o Suzuki SX4 se despede do mercado brasileiro e dá lugar ao S-Cross, sua nova geração apresentada ao mundo em 2012 e ao Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. O novo modelo, 15 centímetros mais comprido e 10 cm maior em distância entre-eixos, chega às lojas em quatro versões, visando atrair consumidores de olho nos utilitários esportivos (Jeep Renegade, Honda HR-V, Peugeot 2008, Mitsubishi ASX e Ford EcoSport), apostando na segurança (obteve cinco estrelas nos testes de impacto do Euro NCAP) e no bom pacote de equipamentos, aliado à possibilidade de receber tração nas quatro rodas, indisponível em alguns concorrentes.
Todas as versões (GL, GLX, GLX 4WD e GLS) contam com o motor 1.6 de 120 cavalos. O S-Cross GL vem com câmbio manual de cinco marchas, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores externos elétricos, Rádio/CD-MP3 Player com Bluetooth, rodas de alumínio aro 16'' e faróis de neblina, ao preço de R$ 74 900. Seu porta-malas oferece 440 litros, uma boa capacidade, porém 30 L inferior ao SX4.
A versão GLX ganha câmbio CVT, aletas para trocas de marchas sequenciais atrás do volante, partida sem chave, ar-condicionado digital dual-zone, revestimentos de tecido pespontado, controlador e limitador de velocidade, rebatimento elétrico dos retrovisores externos (com luzes de seta embutidas), rodas aro 17'', rack de teto, bancos traseiros reclináveis em duas posições, seis airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em ladeiras, por R$ 88 900.
Pouco abaixo da faixa dos R$ 100 mil, o S-Cross GLX 4WD vem com tração 4×4 com seletor de modos de condução (AllGrip) e bancos revestidos em couro, ao preço de R$ 95 900. Já a versão topo-de-linha GLS 4WD é a única com sistema multimídia com GPS e tela sensível ao toque de oito polegadas, sensores de chuva e de luminosidade, faróis com projetores e lavadores, além do teto solar panorâmico, por R$ 105 900.
Há quatro modos de tração selecionáveis: AUTO (alterna de 4×2 para 4×4, conforme as necessidades do terreno), SPORT (otimiza as trocas de marchas e a performance do motor para direção esportiva), SNOW/MUD (para pisos de baixa aderência, como neve e lama) e LOCK, que distribui o torque entre as rodas e ajuda a desatolar em superfícies como lama, areia e neve.
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