Scion apresenta os "descolados" iA e iM nos EUA


Normalmente, os modelos da Scion (divisão "jovem" da Toyota inaugurada em 2002) sempre permaneceram como mera curiosidade para os brasileiros, afinal, eram carros destinados aos norte-americanos. Mas o lançamento do iA nos diz respeito: de acordo com o site Carplace, a Toyota pretende importá-lo para o Brasil ainda em 2015, em versões hatchback e sedan. Trata-se de uma variação do Mazda2 fabricada no México, que por aqui deve situar-se entre o Etios Platinum e o Corolla GLi.


"iA" é a junção das iniciais de individual, intrigante, e de affordable (acessível). Aqui, o Toyota terá outro nome. Assim como o Etios, este Scion possui motorização 1.5 quatro-cilindros, porém mais potente (106 horsepower, contra 96,5 cv do modelo sorocabano). O câmbio, seja manual ou automático, possui seis marchas. De acordo com estimativas da montadora, o modelo deverá fazer 14 km/l na cidade e até 17,8 km/l na estrada.


Externamente, o Scion iA lembra bastante o Mazda2. As principais diferenças estão no para-choque dianteiro (com ampla grade frontal e o "bigode" da montadora na parte superior), nas rodas aro 16'' sem pintura bicolor, na tampa do porta-malas sem o pequeno aerofólio e nas lanternas "descoloridas". 
 

O interior é o do Mazda2 sem tirar nem por. O modelo conta com abertura das portas "keyless" sem inserção da chave, partida por botão, sistema Low-speed Pre-collision (por meio de um sensor de laser, ajuda o motorista a evitar colisões em baixa velocidade ou minimiza os danos em acidentes), banco traseiro bipartido na proporção 60/40, airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, volante com comandos de som e Bluetooth (além de regulagem de altura e profundidade), banco do motorista com regulagem de altura e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, seis alto-falantes, câmera de ré, duas entradas USB e uma auxiliar, comandos de voz e conectividade com os aplicativos Pandora, Aha e Stitcher, com GPS opcional.


As vendas do iA iniciam no terceiro trimestre deste ano nos Estados Unidos, na faixa de preço dos US$ 16 000, o que, em conversão simples, daria pouco mais de R$ 50 mil. A garantia total é de 3 anos ou 58 000 quilômetros rodados, com 5 anos ou 96 000 km de cobertura para motor e transmissão e assistência técnica de 2 anos, 24 horas.


Já o Scion iM é a versão mais jovial do Toyota Auris, o Corolla Hatch. Este modelo será vendido por menos de US$ 20 000 (R$ 63 200 nos Estados Unidos), apresentando proposta um pouco mais sofisticada que modelos como o xB e o próprio iA. Seu motor é o 1.8 DOHC Valvematic de 137 horsepower. 


Oferecido em diversas cores (Blizzard Pearl, Classic Silver Metallic, Black Sand Pearl, Barcelona Red Metallic, Spring Green Metallic e o Electric Storm Blue das imagens), o iM vem com 8 airbags, tela de informações no quadro de instrumentos de 4,2 polegadas, direção elétrica, rodas aro 17'', Pioneer Display Audio de 7 polegadas, câmera de ré, seis alto-falantes, ar-condicionado dual-zone, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos dianteiros com encostos que minimizam o "efeito chicote" das colisões, entre outros itens.


Comentários