Latin NCAP avalia Citroën C3, Tiida Sedan e Seat León


A primeira rodada de crash-tests em 2015 realizada pelo Latin NCAP avalia três modelos, um deles comercializado e fabricado atualmente no Brasil (Citroën C3), outro conhecido dos brasileiros, porém já fora de linha (Nissan Tiida Sedan) e uma perua que infelizmente não é vendida por aqui (Seat León ST). No teste frontal de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, o C3 recebeu quatro estrelas para a proteção de adultos e apenas duas estrelas para a proteção de crianças. A estrutura do Citroën foi considerada instável, mas os airbags frontais garantiram um nível adequado de proteção para os adultos. Infelizmente, airbags laterais, sistema ISOFIX e interruptor para desativar o airbag do passageiro estão disponíveis apenas no C3 europeu.


A Seat Leon ST, que será lançada em breve no México, obteve cinco estrelas de proteção a passageiros e crianças, igualando o resultado do Golf mexicano e se saindo ligeiramente melhor em relação à proteção para crianças em relação ao León Hatch, avaliado pelo Latin NCAP em 2013. A perua teve estrutura classificada como robusta, e a grande variedade de itens de segurança ativa e passiva (seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e alerta do desafivelamento dos cintos de segurança) de série, além dos opcionais airbags para joelhos do motorista e airbags laterais traseiros. 


A versão básica do Nissan Tiida Sedan, fabricada no México e que vinha sem airbags, naturalmente obteve zero estrela em proteção para os ocupantes da frente, obtendo duas estrelas de proteção a crianças. Com este resultado, a Nissan se comprometeu a parar de comercializar a versão sem airbags, para incluí-los junto com os pré-tensionadores dos cintos de segurança. Vale ressaltar que o modelo é um dos dez carros mais vendidos no México. Em 2011, o Latin NCAP avaliou o Tiida hatchback com um e dois airbags, atingindo três e quatro estrelas respectivamente.



María Fernanda Rodríguez, Presidente da Diretoria do Latin NCAP, declarou: “É muito alentador para o Latin NCAP comprovar que há um novo resultado cinco estrelas em relação à proteção do ocupante criança. A Seat León ST se une ao Volkswagen Golf como os primeiros modelos na América Latina e no Caribe em atingir cinco estrelas tanto para a proteção de adultos quanto para a proteção de crianças. Esses são excelentes resultados que marcam a pauta para os outros fabricantes". Já Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “O Latin NCAP está feliz em comprovar como vários fabricantes respondem positivamente a nosso programa. O duplo resultado da Seat de cinco estrelas é uma grande conquista. O resultado da Citroën de quatro estrelas é adequado e também demonstra que há espaço para melhorar. A decisão da Nissan de equipar todos os Tiidas com airbags e os pré-tensionadores do cinto de segurança é importante, já que aumentará, significativamente, o nível de proteção oferecido aos ocupantes".

Este ano, o Latin NCAP apresentará mais resultados em julho, setembro, novembro e dezembro. 

Comentários