O mercado de utilitários esportivos compactos vive sua explosão no mercado nacional, com o lançamento de Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008, que fizeram o Renault Duster passar por uma reestilização e o Ford EcoSport ganhar uma versão com o visual FreeStyle acrescido de 6 airbags e bancos de couro. Na contramão deste segmento que só cresce, a JAC perdeu participação ao ficar de fora do programa Inovar-Auto, fechar boa parte de suas concessionárias e atrasar a construção de sua fábrica no País. A esperança para a montadora chinesa controlada por Sérgio Habib é o lançamento do T6, apresentado no Salão de São Paulo em 2014 e que marca o quarto ano de vida da JAC, que deverá reabrir cerca de 50 concessionárias em todo o Brasil.
Externamente, a lateral do T6 é muito similar à do Hyundai ix35, SUV um segmento acima (assim como as formas fluidas do painel); já a traseira lembra, vagamente, o Audi Q5. As rodas aro 17'' são praticamente o padrão entre os rivais mais equipados. O conjunto final agrada, sem radicalismos visuais.
Completo desde a versão de entrada - equipado com ar-condicionado eletrônico, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, faróis de neblina, volante revestido em couro com regulagem de altura e comandos de som, regulagem elétrica dos faróis, computador de bordo, vidros e travas elétricos (travamento a 15 km/h), retrovisores externos rebatíveis e com ajustes elétricos - outro ponto positivo no JAC T6, disponível em seu "Pack 2", é a conectividade com celulares e tablets, por meio de seu sistema multimídia com Mirror Link, desenvolvido pela Foxconn. Todas as funções exibidas nas telas de smartphones são reproduzidas no monitor touchscreen de 7 polegadas do T6. A central adota o português como idioma, trazendo conexão HDMI, Bluetooth, MP3 Player, entradas USB e auxiliar, além de seis alto-falantes.
Seu motor é o 2.0 16v VVT JetFlex, sem reservatório de gasolina para partida a frio, que rende 155 cavalos com gasolina e 160 cv com etanol. O torque é de 20,0/20,6 kgfm (utilizando gasolina/etanol, nesta ordem), que surge a 4000 rpm. O T6 conta com suspensão independente nas quatro rodas, porta-malas de 610 litros e câmbio manual de seis marchas. Não há planos para oferecer a versão 4x4; já o câmbio automático deverá chegar no ano que vem, em conjunto com o 2.0 turbinado.
Apesar do peso de 1460 quilos em ordem de marcha, os números de desempenho para o JAC são otimistas: aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e velocidade máxima de 186 km/h (resultados próximos ao Honda HR-V CVT).
Apesar do peso de 1460 quilos em ordem de marcha, os números de desempenho para o JAC são otimistas: aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e velocidade máxima de 186 km/h (resultados próximos ao Honda HR-V CVT).
Com seis anos de garantia e disponível nas cores Preto Quasar, Cinza Mercurio, Prata Imperial, Branco Nevada, Marrom Dolomita (nas imagens) e Vermelho Rubi, o JAC T6 parte de R$ 69 990, juntando-se a modelos como J2, J3, J3 Turin, J5, J6 e T8. Há dois pacotes de equipamentos disponíveis: o Pack 1 adiciona barras longitudinais de teto, retrovisores externos na cor da carroceria com rebatimento elétrico e maçanetas cromadas, elevando o preço para R$ 71 990. No Pack 2, há câmera de ré e central multimídia com Mirror Link, totalizando R$ 75 670.
A JAC Motors promete outros três lançamentos para 2015 (entre eles o T5, um utilitário um pouco menor que o T6, também apresentado no Salão de SP ano passado), e em 2016, iniciar a produção no Brasil de uma família inédita de carros compactos.
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