A Nissan amargou queda em vendas de seus carros-chefe March e Versa após a instituição do programa governamental Inovar-Auto (que limitou as cotas dos veículos importados do México), mas o terreno perdido está sendo aos poucos reconquistado pela montadora, que inaugurou em 2014 a fábrica nacional em Resende (RJ). Atualmente, a nipônica produz New March, March Active (modelo anterior) e Novo Versa, carro que marca as 30 000 unidades produzidas na nova planta, na versão Unique 1.6 16v.
São 1800 empregados diretos e fornecedores, além de um investimento aproximado de R$ 2,6 bilhões pelo ciclo de produção completo (estamparia, chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem, inspeção de qualidade e pista de testes), com capacidade produtiva de 200 mil veículos e 200 mil motores por ano. 88 robôs são utilizados para os trabalhos que exigem mais precisão ou poderiam gerar riscos na segurança ou ergonomia dos funcionários, como o fechamento da carroceria e o transporte dos carros durante o processo produtivo, pelos AGVs (Automatic Guided Vehicles), robôs guiados por faixas magnéticas no chão, que eliminam a necessidade de transportadores ou plataformas acionadas por correntes e tornam a operação mais silenciosa.
Cada carro possui um kit de peças próprio na linha de montagem, tornando praticamente impossível o operador colocar uma peça errada no veículo e voltando a atenção à qualidade do processo. A pintura segue o sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer; além disso, robôs utilizam cartuchos para a pintura, reduzindo a perda de tinta e solventes, além de diminuir a emissão de compostos orgânicos voláteis. (O efeito colateral é que os novos March vêm apenas com o primer no cofre do motor).
Um "cinturão" verde já começou a ser plantado para circundar toda a área do complexo, iniciativa que contribuirá para também reduzir emissões e ruídos, respeitando o bioma original da região e ocupando uma área de mais de cinco hectares. A Nissan também será responsável pela implantação de uma Unidade de Conservação Ambiental na área da Lagoa da Turfeira, que fica ao lado do complexo industrial e abriga mais de 150 espécies de aves.
O Parque de Fornecedores conta com quatro fabricantes de autopeças, além de outros dois que operam dentro da fábrica (Tachi-S, fabricante de bancos - Yorozu, fornecedora de suspensão - Kinugawa, fabricante de borrachas de vedação - CalsonicKansei, componentes internos - Sanoh, tubulações de freios e combustível, e Mitsui Steel, fornecedores de chaparia).
A expectativa é de aumentar o número de fornecedores, reduzir os custos com logística, tornar a produção mais ágil, chegar a um índice de 80% de nacionalização nos próximos anos e, já em 2015, permitir à Nissan atingir 3% do mercado automotivo no Brasil.
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