Evento de lançamento do Peugeot 2008


No último sábado, a concessionária Riviera realizou a apresentação aos teresinenses do Peugeot 2008 (na verdade, a primeira unidade do novo modelo estava no showroom há duas semanas, mas agora chegam mais carros, tanto da versão Griffe aspirada quanto da Griffe THP). A apresentação contou com membros do Clube Peugeot do Piauí (foto à direita). Em meio a tantas novidades no segmento, como Jeep Renegade, Honda HR-V, JAC T6 e Renault Duster reestilizado, o lançamento do 2008 é fundamental para conquistar os adeptos do estilo aventureiro. E nós, do Auto REALIDADE, aproveitamos para registrar as impressões do primeiro contato com o utilitário da Peugeot.


Externamente, a combinação do estilo fluido (marcado por detalhes cromados) com os detalhes em preto causam boa impressão; elementos do 3008 e do irmão de plataforma 208 se fundem harmoniosamente. O teto se eleva na parte traseira, dando um toque de personalidade ao ver seu perfil, além de garantir mais espaço para a cabeça de quem senta atrás.



Por dentro, o acabamento bem-cuidado lembra modelos da marca-irmã Citroën, e o design geral do painel é muito familiar para quem já conhece o 208. Como no hatch, o volante tem dimensões reduzidas e o quadro de instrumentos fica acima dele, solução que facilita a leitura. A tela central funciona como velocímetro digital, ao estilo do Honda Civic. 


A central multimídia com tela sensível ao toque é de série em todas as versões e incorpora GPS com mapa em três dimensões, rádio, Bluetooth, streaming de áudio, visualizador de fotos, computador de bordo e gráficos dos sensores de estacionamento. De desenho limpo, esta central dispensa o leitor de CD, mas possui entradas USB e auxiliar abaixo dos comandos de ar-condicionado.


Um detalhe curioso é o freio de mão ao estilo manche, e seu efeito colateral é a redução do espaço que poderia abrigar um descansa-braço - ao menos há um compartimento para objetos com tampa corrediça atrás do freio de estacionamento. 

De série, a versão Griffe conta com luzes diurnas de LEDs, sensores de estacionamento na frente e atrás, volante revestido em couro, faróis e lanternas de neblina, controlador e limitador automático de velocidade, airbags frontais, laterais e de cortina, sensores de chuva e de luminosidade, banco traseiro bipartido, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas aro 16'' diamantadas e o vistoso teto panorâmico, que se estende até a parte traseira. O modelo THP vem, ainda, com controle eletrônico de estabilidade, Grip Control, Hill Assist (assistente de partida em ladeiras), soleiras das portas dianteiras, pedaleiras esportivas, retrovisores externos cromados e faróis de neblina direcionáveis.



Seu porta-malas conta com a capacidade de 355 litros e dois puxadores encravados na tampa, facilitando o ato de fechá-la.


A versão Griffe aspirada vem equipada com motor 1.6 Flex Start e câmbio automático de 4 marchas, com paddle-shifts para trocas sequenciais atrás do volante e modo ECO, selecionável em um botão na alavanca de câmbio. Abastecido com gasolina, rende 115 cavalos e 15,5 kgfm de torque a 4000 rpm; usando etanol, os números são de 122 cavalos e 16,4 kgfm. Segundo a Peugeot, esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com etanol no tanque (13,2 s utilizando gasolina) e chega à velocidade máxima de 177 km/h (171 km/h com gasolina).

Avaliado pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, seu consumo de etanol ficou em 6,8 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada; com gasolina, esta versão faz 9,4 km/l no perímetro urbano e 11,0 km/l no rodoviário.


Já o modelo Griffe 1.6 THP rende 165 cavalos com gasolina e 173 cv com etanol, oferecido exclusivamente com câmbio manual de seis marchas (não há espaço físico para por o automático de seis marchas, disponível no C4 Lounge. Curiosamente, o torque é igual usando qualquer um dos combustíveis (24,5 kgfm) e surge a 1750 rpm. Nele vem de série o Grip Control, controle de tração que atua em cinco condições: barro, areia, neve, asfalto e temporariamente desligado.

O modelo THP é mais veloz (acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, ou 8,3 s com gasolina; a velocidade máxima é de 209 km/h com etanol e 206 km/h com gasolina, nada mal para um utilitário de 1231 quilos em ordem de marcha), e consegue ser mais comedido no consumo: abastecido com etanol, faz 7,1 km/ na cidade e 8,5 km/l na estrada; com gasolina, o modelo chega a 10,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Em ambas as versões, permanece a vareta de sustentação, mas só a versão mais cara possui manta de isolamento no capô.


Nas cor Branco Nacré das imagens, o Peugeot 2008 Griffe automático custa R$ 76 580; já o THP preto Perla Nera sai por R$ 80 780, e o branco, por R$ 81 180. Em breve, relataremos as experiências de dirigir o 2008: fique ligado no Auto REALIDADE!



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