Em carros com ar dual-zone, que temperatura chega atrás?


Com o advento dos automóveis com dupla regulagem de ar-condicionado, surge uma dúvida curiosa: se o veículo for dotado de saída de ar traseira (sem ajuste para que vai atrás), qual é a temperatura que os passageiros que sentam no banco traseiro recebem? Seria a mesma temperatura do motorista, que tem a prioridade sobre diversos controles sobre o veículo (como o controle dos vidros elétricos)? Poderia ser a temperatura igual à do passageiro da frente? Ou seria um valor médio entre as climatizações individuais?


A assessoria da Fiat explica que em seu sistema (Dualtemp), o fluxo de ar que sai no difusor traseiro central é uma mistura entre o fluxo de ar que sai nos difusores da frente, portanto sua temperatura é um valor intermediário entre as saídas de ar frontais. Caso a discrepância de temperaturas for muito grande no sistema, o ar-condicionado as aproxima (exemplo: se o motorista escolhe 18º C e o passageiro seleciona 27,5º C, a temperatura do motorista passa para 20 graus Celsius). Existem outros sistemas em que estas seleções são totalmente independentes.

No Renault Fluence (que possui dois difusores de ar para quem senta atrás), o ar-condicionado, também ajustável de 0,5 em 0,5º C, segue o mesmo princípio: a média das temperaturas escolhidas por motorista e passageiro da frente é destinada aos ocupantes traseiros.

Para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, recomenda-se colocá-lo em funcionamento ao menos um dia na semana, ventilar a cabine e trocar o filtro de ar periodicamente, nos intervalos recomendados pelo manual do proprietário.

Comentários