Fotos | Júlio Max e Divulgação
Ainda que em meio a greve em sua fábrica na cidade de Jacareí (SP), a Chery apresenta o Celer 2015, nas versões Hatch e Sedan. A produção nacional demandou um investimento de US$ 530 milhões, e o modelo ocupa não só o lugar do Celer lançado no Brasil em 2013, como também o do Cielo, que estava na mesma faixa de preço e parou de ser importado em 2014. É importante ressaltar que, neste momento, apenas 35% dos componentes estão nacionalizados.
Conhecido como Fulwin II na China, o modelo passa por uma reestilização similar ao do equivalente oriental, que envolve faróis com bloco elíptico e formato mais suave, grade com aberturas em forma de paralelogramo, capô com novos vincos e para-choques mais modernos. Rodas de liga leve aro 15'' e faróis de neblina vêm de série. Na versão sedan (nestas imagens), as lanternas passam a se prolongar pela tampa do porta-malas, que foi levemente redesenhada. A Chery resolveu mostrar novamente a versão-conceito "Desert", já revelada no Salão de São Paulo em 2014, com estilo aventureiro.
Internamente, o Celer também ganha novidades em seu painel. O acabamento simples, com materiais predominantemente plásticos e alguns detalhes prateados, lembra o conterrâneo Lifan 530. O quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro "hexagonais" integra uma tela vermelha monocromática do computador de bordo, que mostra consumo, nível do combustível, gráficos do sensor de estacionamento, aviso de revisão e alerta luminoso individual de portas abertas. A cor está presente também no visor do rádio, batizado pomposamente de "Chery Media System" e que integra CD/MP3 Player, entrada USB próxima à alavanca de câmbio e, na versão completa Act, seis alto-falantes.
Um detalhe interessante é que o Celer Sedan é o único do segmento a integrar tampa do porta-malas e vidro traseiro (inclusive com um bagagito ao estilo dos hatchbacks), solução que facilita o acesso aos 450 litros, e que recebeu nome bonito: "openup". O porta-malas pode ser aberto por um comando em sua chave.
De série, o Chery Celer traz um bom pacote de equipamentos: ar-condicionado, airbag duplo, vidros elétricos na frente e atrás, direção hidráulica, retrovisores com ajustes elétricos, freios com discos ventilados na frente e tambor atrás, com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ajuste elétrico da altura dos faróis, quatro cintos de três pontos e apoios de cabeça, rádio sem leitor de CD e com dois alto-falantes, sensor de estacionamento traseiro, rodas com calotas e pneus 185/60, quadro de instrumentos com ajuste de luminosidade, desembaçador traseiro (com limpador no hatch) e banco do motorista com regulagem de altura. Os diferenciais da versão Act são: faróis de neblina, alarme antifurto com acionamento na chave, CD Player com 6 alto-falantes e rodas de liga leve.
Seu motor 1.5 16v Acteco C-Flex gera, com gasolina, 109 cavalos a 6000 rpm e 14,3 kgfm de torque a 4000 rpm (com etanol, os dados são: 113 cv e 15,5 kgfm). O câmbio é manual, de cinco marchas, e o tanque tem capacidade para 50 litros. De acordo com a Chery, o Celer chega à velocidade máxima de 175 km/h.
O Celer Hatch "de entrada" custa R$ 38 990, enquanto sua versão Act é oferecida por R$ 40 990. Já o Celer Sedan parte de R$ 39 990 e, na versão Act das imagens, seu preço é de R$ 41 990, sem incluir pintura metálica. A gama de cores disponível é composta pelas tonalidades branca, prata, preta, cinza e vermelha. Sua garantia é de 3 anos (antes, eram 5 anos), com revisões a cada 10 000 quilômetros rodados ou 12 meses.
A desculpa dada pela gerente, além da falta de verba para anúncios, foi esdrúxula: "a intenção da matéria da TV é fazer as pessoas virem à loja. Se as pessoas souberem tudo sobre o carro, elas não vão querer vir à nossa loja". Seria desconfiança na qualidade do próprio produto? O detalhe é que absolutamente ninguém estava na concessionária (talvez pelo estacionamento da loja estar entupido de carros da Fiat 0km encalhados).
Comentários
geolocyzo
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).