Renault apresenta Duster 2016 com novidades


A resposta da Renault aos novos concorrentes (Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade) pode parecer tímida em um primeiro momento - mas a linha 2016 do Duster manteve seus principais atributos já conhecidos de seus consumidores e ganha força e equipamentos. Por fora, o utilitário recebe retoques estilísticos que suavizaram seu jeitão bruto, como faróis e lanternas redesenhados internamente, grade com aberturas hexagonais na cor preto-brilhante, para-choques com molduras prateadas, novas rodas aro 16'', barras laterais de teto com o nome "Duster" gravado e a nova cor Marrom Safari, que está presente também em detalhes internos, como contornos das saídas de ar e, na versão 4WD, no painel e nos bancos.



Internamente, o Duster 2016 ganha melhorias que já haviam sido incorporadas por Logan e Sandero, como o novo volante (com comandos de som e limitador/controlador automático da velocidade [opcional], além de detalhe em preto-brilhante no raio inferior), quadro de instrumentos com iluminação branca e luz indicadora de troca de marchas, novos porta-objetos nas portas e console central, centro do painel redesenhado (incorporando o "Media NAV Evolution", que além do GPS, Rádio e Bluetooth, incorpora as funcionalidades Eco-Coaching [que avalia a condução do motorista, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida] e o Eco-Scoring [orientações para dirigir de modo mais econômico], além de informações do ar-condicionado digital, acesso a informações de trânsito em tempo real, conectividade com Facebook, Twitter e aplicativos Aha e SIRI), além de porta-malas de 475 litros (400 L na versão com tração nas quatro rodas) com tampa rígida dobrável.



A versão de entrada passa a ser a Expression 1.6 16v, ao preço de R$ 62 990. Ele vem de série com airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante e banco do motorista com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16'' de ferro, retrovisores sem pintura, abertura interna do tanque de combustível, travamento automático das portas ao atingir 6 km/h, para-choques bicolores, Rádio/CD/MP3 Player Double-DIN com entrada USB e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, alarme perimétrico e barras no teto. Como opcional, rodas aro 16'' de liga leve. 

Os Duster Dynamique 1.6 16V (manual, por R$ 67 990) e Dynamique 2.0 16V (manual de 5 marchas - R$ 72 990 - ou automático de 4 marchas - R$ 74 990) trazem, além dos equipamentos da versão Expression, Media NAV Evolution, faróis de neblina, rodas aro 16'' de liga leve, piloto automático, retrovisores externos com ajuste elétrico, sensor de estacionamento, computador de bordo com 6 funções, tomada 12 Volts no compartimento traseiro e quatro vidros elétricos, sendo o do motorista com comando um-toque. Como itens opcionais, bancos revestidos em couro, piloto automático e câmera de ré. 


Já a versão 4x4 Dynamique, que vem unicamente com câmbio manual: vem ainda com para-choques bicolores, rodas na cor cinza escuro e, como opcionais bancos de couro marrons, piloto automático e câmera de ré. E custa R$ 78 490.


Outra boa nova do Duster 2016 foi o incremento de potência e torque nas duas motorizações. O 2.0 16v ganhou seis cavalos, rendendo agora tem 148 cavalos com etanol e 143 cv quando abastecido com gasolina, a 5750 rpm. Também houve ganho de até 1 kgfm de torque em rotação mais baixa: agora, são 17,9/18,8 kgfm de torque (com gasolina/etanol, nesta ordem), a 2250 rpm. Os modelos equipados com este motor e câmbio manual alcançaram, no Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO, as médias de 6,4 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada usando etanol; com gasolina, as médias são de 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

No motor 1.6 16v, o ganho foi unicamente de torque: mais 1,0 kgfm com etanol (passando para 14,6 kgfm) e mais 0,6 kgfm com gasolina (14,1 kgfm a 2500 rpm). Esta versão, com etanol, consome 6,8 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada. Utilizando gasolina, as médias sobem para 9,6 km/l. na cidade e 10,6 km/l na estrada.

Para poupar até 10% de combustível, o Duster conta com o EcoMode, acionado pelo botão que fica à extrema direita do console, abaixo dos comandos do ar-condicionado. Esta função limita a potência e o torque do motor, reduzindo ainda a potência do ar-condicionado. Mas sem utilizar este recurso, o Duster 2016 é um pouco menos econômico do que o modelo anterior.


Com garantia de três anos ou 100 000 quilômetros rodados, o Duster pode ser equipado nas concessionárias com acessórios como: tapetes de tecido, engate traseiro para reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, sensor de estacionamento e o Kit Aventura, composto por proteção frontal com farol de neblina, alargadores dos para-lamas e estribo lateral.
 

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