Koenigsegg Regera: uma revolução entre os superesportivos híbridos


McLaren P1, Ferrari LaFerrari e Porsche 918 Spyder protagonizam uma das mais ferrenhas disputas para provar quem é o melhor superesportivo híbrido - e a Koenigsegg frustra o embate do trio com o Regera (palavra que vem do sueco "reinar"), um segredo bem guardado até o Salão de Genebra. O fundador da montadora sueca, Christian von Koenigsegg, não gosta de carros híbridos tradicionais (leia-se Toyota Prius) e não considera este o termo adequado para se referir ao conjunto propulsor do novo supercarro, mas é fato que o Regera se utiliza de um motor 5.0 V8 movido a gasolina premium aliado a outros três elétricos, dois deles que movimentam as rodas de trás. E o câmbio foi dispensado: no lugar está o KDD (Koenigsegg Direct Drive), com um diferencial de relação 2,85:1 ligado diretamente ao motor por acoplamento hidráulico.


O.K, O.K: é nítido que o Regera conserva a célula de sobrevivência do Agera, mas toda a frente e a traseira, além do interior, são inéditos. Os faróis trazem luzes de LEDs que causam o efeito visual de uma constelação; as portas e capô abrem e fecham ao comando de controle remoto ou smartphone (o recurso deixa o Koenigsegg apenas cinco quilos mais pesado); as rodas de fibra de carbono (aro 19'' na frente e 20'' atrás) são calçadas por pneus Michelin de banda assimétrica (275/35 na frente e 345/30 atrás) e as linhas esguias transmitem a sensação de dinamismo.




Ainda que com peso em ordem de marcha de 1628 quilos (mais de 200 kg de acréscimo em relação ao Agera RS, também lançado em Genebra), a potência total ultrapassa 1500 cavalos (sendo 1100 deles gerados pelo motor a combustão e outros 700 hp pelo conjunto elétrico) e o torque é superior a astronômicos 204 kgfm. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km em 2,7 segundos, de 0 a 300 km/h em apenas 12 segundos, e de 0 a 400 km/h em 20 segundos. O tempo de retomada de 150 a 250 km/h é de meros 3,2 segundos e a velocidade máxima fica ao redor dos 410 km/h.


Por dentro, o bólido conta com bancos ajustáveis eletricamente, central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, GPS, entrada USB, sistema de som de alta qualidade e acesso ao Apple CarPlay; bateria LifePo4 de 620 Volts, airbags de múltiplos estágios, teto rígido removível manualmente, vidros elétricos, ajuste de pedais e coluna de direção, monitoramento da pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, freios com cerâmica e Sport ABS, tapetes de couro, sensores de estacionamento na frente/atrás e sistema de elevação hidráulica da suspensão, entre outros itens.


A tomada de energia fica oculta pela placa de licença, o escape de titânio foi desenvolvido em conjunto com a Akrapovič e o aerofólio de fibra de carbono é eletronicamente ajustável - a 250 km/h, ele gera uma downforce de 450 quilos.
 

Será a primeira vez que a Koenigsegg irá produzir dois modelos simultaneamente, O Regera terá 80 unidades artesanalmente fabricadas - este número representa "princípio de dominação, controle e conquista", na numerologia de Pitágoras. O modelo aqui exibido passará por alguns ajustes para a produção em série, ainda sem preço definido.

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