Em 2007, a Jaguar apresentava o XF Concept, e meses mais tarde surgia no Salão de Frankfurt sua versão de série. Passados quase oito anos, o sedã inglês passa pela primeira reformulação completa, ganhando visual mais angular e esportivo, com traços que lembram o médio XE. Para "causar" em sua apresentação, a montadora pendurou uma unidade do XF 2016 em 240 metros de cabos, às proximidades do centro de negócios de Londres (Inglaterra). Quem pilotou o sedan foi o dublê Jim Dowdall, que atuou em filmes como Indiana Jones, 007 e Bourne. A ação comercial destaca que o XF está nada menos que 190 quilos mais leve, o que se reflete no consumo de combustível (na versão 2.0 de 163 cv movida a diesel, chega à marca de 29,8 km/l) e na emissão de poluentes (104 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado, nível de modelos compactos no Brasil).
A nova arquitetura da carroceria utiliza 75% de alumínio, o que tornou a carroceria tão significativamente mais leve e com 28% mais rigidez torcional. A distribuição de peso também é próxima dos 50% ideais para ambos os eixos. As dimensões do XF 2016 diminuíram 7 centímetros no comprimento e 3 cm na altura, mas a distância entre-eixos cresceu significativos 5,1 cm, passando a 2,96 metros - o suficiente, segundo a Jaguar, para fazer de seu sedan o líder em seu segmento quando o assunto é espaço traseiro para joelhos, pernas e cabeça.
Internamente, o novo XF conserva as carismáticas saídas de ar laterais que são abertas ao dar a partida. O novo ambiente também traz semelhanças com o F-Type (no volante, no quadro de instrumentos - na verdade uma tela de cristal líquido de 12,3 polegadas - e nas estreitas saídas de ventilação centrais) e com os "primos" Range Rover no estilo do console central. Uma nova central multimídia, a InControl Touch Pro com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque, conta com recurso Dual View (motorista e passageiro visualizam imagens diferentes), GPS, TV, DVD, processador quad-core e conexão local Ethernet de alta velocidade. O XF 2016 conta ainda com direção elétrica, tração traseira e seletor Configurable Dynamics.
Na Europa, o Jaguar XF contará com os motores 2.0 Ingenium diesel de 163 ou 180 cavalos, desenvolvendo 38,7 e 43,8 kgfm de torque, respectivamente. Apesar de menos potente, o modelo de 163 cv é um dos mais eficientes de seu segmento sem apelar para a propulsão híbrida, sendo ao menos 80 quilos mais leve que os concorrentes. Há opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático com 8 velocidades. Existem ainda duas opções 3.0 V6, uma movida a diesel (com 300 cavalos e torque de nada menos que 71,4 kgfm) e outra a gasolina (que rende 380 cv e 45,9 kgfm). Estas versões contam exclusivamente com o câmbio de oito marchas.
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