As atrações "desconhecidas" do Salão de Genebra


Se você, ao dar de cara com a foto acima, não conseguiu reconhecer nenhum dos modelos, saiba que este é um dos reflexos do Salão de Genebra, que reúne atrações de magnitude tão alta que acabam ocultando as pequenas fabricantes (que comercializam seus automóveis apenas em alguns países europeus) e os projetos dos estúdios de design.


A nanoFlowcell, empresa fundada em 2013 em Vaduz (Liechtenstein), apresenta dois modelos no Salão de Genebra. O inédito QUANTiNO é um compacto de 3,91 metros de comprimento para quatro pessoas, que ostenta estilo robusto e também esportivo, dotado de conjunto motriz de baixa voltagem com 4 motores trifásicos e uma bateria de fluxo (que produz eletricidade por meio da troca de íons entre dois eletrólitos líquidos separados por uma membrana), rendendo o equivalente a 136 horsepower, que o levam a 200 km/h e garantem autonomia superior a 1000 quilômetros, 200 deles percorríveis apenas com a energia dos motores elétricos. A montadora pretende comercializá-lo por preço parelho ao dos compactos premium europeus.




Já o Quant F é uma evolução do E, que rende nada menos que 1090 cavalos em motores elétricos de 735 Volts (no QUANTiNO, a tensão é de apenas 48 V). Com quatro confortáveis assentos, o Quant F pode rodar até 800 quilômetros, possui tração 4x4 permanente, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e pode chegar a 300 km/h. O modelo de produção será muito similar ao apresentado em Genebra - o interior futurista, com tela de nada menos que 1,25 metro de comprimento por 16 centímetros de altura, será 90% igual.


O GTA Spano tornou-se mais conhecido ao ser um dos seis superesportivos que protagonizaram a corrida final de Need For Speed, o filme. Agora, o modelo limitado a 99 unidades conta com modificações visuais, como novos faróis e lanternas, luzes diurnas de LEDs, para-choques redesenhados e faixas de fibra de carbono aparente. O modelo conta com um motor 7.9 V10 Twin Turbo de 925 horsepower e 124,4 kgfm de torque - a montadora espanhola assegura que o Spano acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e ultrapassa 370 km/h.





Viu o que há de novo no Morgan Aero 8? Desde 2001, o esportivo inglês possui basicamente as mesmas linhas, e agora retorna, após cinco anos fora de linha, incorporando dispositivos de segurança como airbag e freios ABS com EBD, além de novas entradas de ar e tampa traseira redesenhada. O Aero 8 utiliza o motor 4.8 V8 de origem BMW, que rende 367 cavalos e 49,9 kgfm de torque, e o leva de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 273 km/h, em parte beneficiado por seu peso-pena de 1180 quilos. Como opcional, o Morgan traz teto rígido instalado manualmente.


O superesportivo dinamarquês Zenvo ST1 estreia sua linha 2015, que quer apagar a má imagem - uma unidade cedida ao programa britânico Top Gear se incendiou durante a avaliação. Agora, o modelo conta com câmbio de sete marchas, dupla embreagem e trocas em 35 milissegundos, que consumiu um ano em seu desenvolvimento. Outras novidades: iluminação externa Full LED, nova opção de rodas de liga leve e console central redesenhado.

Duas unidades são exibidas no Salão, ambas com o motor 6.8 V8 de 1104 horsepower a 6900 rpm e 145,8 kgfm de torque, que o levam de 0 a 100 km/h em 3 segundo cravados e o fazem alcançar a velocidade máxima de 375 km/h, limitada eletronicamente.



A Magna Steyr, tradicional montadora (no sentido literal da palavra) de automóveis estabelecida em Graz (Áustria), e que atualmente é encarregada pela produção do Peugeot RCZ, do Mercedes Classe G e dos MINI Countryman e Paceman, apresenta o Mila Plus (iniciais de Magna Innovation Lightweight Auto), cupê de dois lugares com tração nas quatro rodas e conjunto motriz híbrido plug-in.

O modelo pode rodar até 75 quilômetros com a energia das baterias; com boa aerodinâmica, peso de 1520 quilos, potência combinada de 272 cavalos e torque de 59,1 kgfm, o Mila Plus acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos - ou de 0 a 80 km/h em 3,6 segundos utilizando apenas a força elétrica.



Baseada na Ferrari F12berlinetta, o Touring Berlinetta Lusso terá apenas cinco unidades produzidas e foi redesenhado para incorporar aspecto mais clássico, conservando o poderoso motor 6.3 V12 de 740 horsepower, que o leva de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e à velocidade máxima de 340 km/h. A transformação leva seis meses e acompanha garantia de 2 anos.



O IED (Istituto Europeo di Design) revela o Syrna, concebido em cooperação com a revista italiana Quattroruote. Medindo 4,73 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,15 metro de altura, este projeto alia um motor 4.0 V6 Twin-Turbo a um motor elétrico, gerando potência combinada de cerca de 900 cavalos. A tração é traseira. Dentro, os passageiros contam com cockpit envolvente e projeção de informações no para-brisa, que dispensa limpador.


A Project Kahn radicaliza e ao mesmo tempo homenageia um ilustre utilitário que em breve deixa de ser produzido: o Land Rover Defender ganha mais um par de rodas ao estilo do também quadradão Mercedes-Benz G 63 6x6. O carro-conceito Flying Huntsman 110 WB 6x6 possui pintura fosca, teto panorâmico e assentos das versões mais esportivas do Evoque.




O estúdio Italdesign Giugiaro expõe o GEA, sedan de alto luxo que teve desenvolvimento focado não no banco do motorista, mas nos assentos traseiros - afinal, é um veículo autônomo. O banco do passageiro é voltado para trás, e as portas abrem em sentidos inversos, sem coluna entre elas para facilitar o acesso dos quatro ocupantes. A iluminação, que combina luzes de laser e LEDs, é similar ao dos modelos Audi - e ao abrir a porta, uma luz vermelha (que simula o glamouroso tapete vermelho) é projetada.


A suíça Sbarro mostra o ARIA, construído em 10 semanas e equipado com mecânica Subaru: o motor 2.0 quatro-cilindros turbinado. Trata-se de um esportivo compacto, com 1100 quilos, bancos Recaro, rodas OZ e pneus Michelin. 


Já a chinesa DongFeng Sokon (que se apresenta como DFSK na Europa) apresentou duas vans que copiam o estilo de modelos consagrados. A Glory traz o mesmo estilo frontal das minivans VW como a Touran, enquanto a C37 (abaixo) é uma xerox quase completa da Ford Transit antigo.


E para fechar a lista dos "poucos conhecidos" de Genebra, a Scuderia Cameron Glickenhaus apresenta os modelos SCG003C (abaixo), de competição, e SCG003S (Stradale), para as ruas. O cineasta James Glickenhaus projetou em 2006 a Ferrari P4/5 by Pininfarina, construída com base na Enzo, e agora os SCG003, desenvolvidos em conjunto com GranStudio e Paolo Garella, terão motor 3.5 V6 TT desenvolvidos pela Autotecnica Motori, ainda sem especificações divulgadas. A versão de competição estará competindo nas 24 Horas de Nürburgring.



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