Rinspeed revela Budii: nova relação entre carros e pessoas


Desde 1979, o designer Frank Rinderknecht comanda a empresa automotiva suíça Rinspeed, que a partir de 1991 sempre desenvolveu um modelo para ser apresentado em cada edição do Salão de Genebra, em sua terra natal. À primeira vista, o carro-conceito de 2015, batizado de Budii - nome que remete a buddy, amigo - pode desapontar: trata-se de um BMW i3 (ao lado) até mais comportado que o original, descontando-se os painéis iluminados na grade e na tampa traseira, e o TrackView "pau de selfie" no teto. Mas, assim como o Rinspeed apresentado em 2014 (o XchangE, baseado no Tesla Model S), as principais inovações estão do lado de dentro.


À primeira vista, parece um interior convencional - mas o volante pode ser colocado em qualquer parte do painel! Uma coluna móvel possibilita a livre transição da direção (à frente dele está um relógio Bucherer, o quadro de instrumentos digital é centralizado). Mas o Budii também pode ser guiado de forma autônoma, seja ao estacionar, seja ao se locomover. Os para-sóis abrigam tablets, uma solução engenhosa e à altura dos olhos, e o sistema de som Harman Kardon garante alta fidelidade. O sistema multimídia, que lembra um tablet gigante posicionado na vertical, identifica a pessoa que está guiando e detecta suas preferências. No console central, baixa encaixar o celular e a recarga é feita automaticamente, sem fio; ele se integra com a central de informações da Harman, que também é compatível com smartwatches.



Entretanto, os assentos traseiros do i3 foram sacrificados para a colocação da câmera retrátil, que pode ser levantada em 70 centímetros e detecta objetos à frente (desviando deles, caso necessário), e dos patinetes elétricos dobráveis, que acompanham os capacetes. As portas abrem-se no sentido das do compacto, porém um sensor de aproximação dispensa maçanetas. Se for o desejo do condutor, um leque gigante é acionado nas janelas laterais. O conjunto elétrico do BMW permanece. E, se o Budii certamente não será produzido, as montadoras de automóveis estão cada vez mais empenhadas em desenvolver tecnologias autônomas durante esta década.


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