Um dos carros mais queridos pelos brasileiros, o Volkswagen Fusca tem até duas datas especiais: no dia 20 de janeiro é celebrado seu dia nacional, desde o ano de 1989; existe também seu dia mundial, em 22 de junho. No Brasil, a trajetória do besouro iniciou em 1950, importado da Alemanha pela Brasmotor, e em 1959, já era produzido em São Bernardo do Campo (SP) com 95% de seus componentes nacionalizados. Era oficialmente chamado de "Sedan" (referência aos três volumes da carroceria) ou "1200" (volume do motor em centímetros cúbicos), mas a voz do povo brasileiro transformou "Folks" em Fusca (ou Fuque/Fuca, dependendo da região). Fato é que o pequeno VW alcançou grande sucesso no mercado nacional, sendo o automóvel mais vendido do País entre 1960 e 1982, graças à facilidade de manutenção, ao conjunto mecânico robusto e ao baixo consumo de combustível.
Ao longo de sua longa trajetória, o Fusca teve várias versões: 1200, 1300 (Tigre), 1500 (Fuscão), 1600-S (Super Fuscão/Bizorrão), com teto solar (Cornowagen, que maldade...), e esteve acompanhado de uma grande família, composta por Kombi, Variant, Karmann-Ghia, TL, SP2, 1600 "Zé do Caixão" e Brasilia. Isso sem falar que seu chassi e componentes mecânicos deram origem a buggies e dezenas de fora-de-série nacionais, como Puma, MP Lafer e Gurgel. Seu auge ocorreu nos primeiros anos da década de 1970: vendeu mais de 223 mil unidades no ano de 1972.
Apenas em 1984 a VW passou a adotar o nome popular oficialmente. Naquela época, o Fusca já não vendia como outrora e optou-se pela racionalização da linha de produção, abrindo mais espaço para a família Gol. Desta forma, a produção do besouro foi encerrada em 1986, com a Última Série para marcar sua despedida: uma unidade para cada concessionária Volkswagen na época.
Mas o Fusca ressuscitou em 1993, atendendo a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco. A Volks teve que recomprar o ferramental e utilizar Fuscas usados como parâmetros para retomar a produção, e adaptar volante e bancos das versões mais simples do Gol. Com campanhas bem-humoradas, porém sem os atrativos de outrora em meio a compactos modernos como o Corsa, o Fusca deixou de ser produzido em junho de 1996 (vítima tanto das vendas minguantes quanto das leis antipoluição de 1997, que fizeram até a vetusta Kombi se converter à injeção eletrônica), contabilizando mais cerca de 46 000 carros às 3,3 milhões milhões de unidades produzidas até 1986. No ano 2000 foi lançado o New Beetle, baseado no Golf IV, porém com diversos detalhes que lembravam seu antepassado, como o visual externo, o vasinho de flores e as alças laterais. Popularizou-se na segunda metade dos anos 2000, já levemente reestilizado, pois chegava a ser mais barato do que o Golf "4,5".
Já em 2012, a VW resgatou o nome popular, assim como outros países. O atual Fusca, baseado no Golf VI, guarda apenas no visual algumas semelhanças com o velho besouro, a começar pelo motor refrigerado a água (2.0 de 211 cavalos) e tração dianteira, o oposto do original. E, enquanto o Fusca do século passado era o carro do povo, o novo é para a "elite": custa R$ 87 210 sem opcionais.
Apenas em 1984 a VW passou a adotar o nome popular oficialmente. Naquela época, o Fusca já não vendia como outrora e optou-se pela racionalização da linha de produção, abrindo mais espaço para a família Gol. Desta forma, a produção do besouro foi encerrada em 1986, com a Última Série para marcar sua despedida: uma unidade para cada concessionária Volkswagen na época.
Mas o Fusca ressuscitou em 1993, atendendo a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco. A Volks teve que recomprar o ferramental e utilizar Fuscas usados como parâmetros para retomar a produção, e adaptar volante e bancos das versões mais simples do Gol. Com campanhas bem-humoradas, porém sem os atrativos de outrora em meio a compactos modernos como o Corsa, o Fusca deixou de ser produzido em junho de 1996 (vítima tanto das vendas minguantes quanto das leis antipoluição de 1997, que fizeram até a vetusta Kombi se converter à injeção eletrônica), contabilizando mais cerca de 46 000 carros às 3,3 milhões milhões de unidades produzidas até 1986. No ano 2000 foi lançado o New Beetle, baseado no Golf IV, porém com diversos detalhes que lembravam seu antepassado, como o visual externo, o vasinho de flores e as alças laterais. Popularizou-se na segunda metade dos anos 2000, já levemente reestilizado, pois chegava a ser mais barato do que o Golf "4,5".
Já em 2012, a VW resgatou o nome popular, assim como outros países. O atual Fusca, baseado no Golf VI, guarda apenas no visual algumas semelhanças com o velho besouro, a começar pelo motor refrigerado a água (2.0 de 211 cavalos) e tração dianteira, o oposto do original. E, enquanto o Fusca do século passado era o carro do povo, o novo é para a "elite": custa R$ 87 210 sem opcionais.
E porque justo o dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca? No início de 1989, quando a VW anunciou a data para homenagear o besouro, a montadora não apresentou uma razão específica, mas certamente o Fusca Club influenciou na decisão: grande parte dos membros queria comemorar no 20 de novembro, mas houve atraso na preparação da festa e ela foi adiada para janeiro, aproveitando os adesivos que já tinham sido impressos com a data (uma solução tão econômica quanto o carro...).
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