Hyundai revela de uma vez i20 Coupé e novos i30 e i40



Na Europa, a Hyundai apresenta no mesmo dia quatro novos modelos: a versão duas-portas do i20, o hatchback i30 reestilizado e as versões Sedan e Estate do i40 com novidades. O modelo que mais diz respeito a nós, brasileiros, é a linha 2015 do i30, que traz para-choque e grade frontal redesenhados, além de novo desenho interno dos faróis, opções de rodas aro 16'' ou 17'' e três cores inéditas: Polar White, Orange Caramel e Jet Black.



Internamente não houve mudanças significativas (fora a inclusão do Land Departure Warning System, que alerta o motorista ao mudar de faixa sem sinalizar com a seta), mas seu câmbio automático passa a contar com sete marchas e dupla embreagem. Esta transmissão estará disponível para as versões 1.6 Diesel (de 110 ou 138 cavalos) e 1.6 Gamma de 120 cv, movido a gasolina; no continente europeu, ainda há a opção 1.4 Kappa a gasolina de 100 cavalos (com motor 14 quilos mais leve que o 1.4 antecessor).
 

Outra novidade é a versão Turbo, que traz visual mais esportivo e um motor 1.6 T-GDI de 186 cavalos e 27 kgfm de torque entre 1500 e 4500 rpm. Este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos cravados, e alcança a velocidade máxima de 219 km/h. Por dentro, o i30 Turbo traz costuras, abas laterais dos bancos, manopla do câmbio (manual, de seis marchas) e aro do botão de partida pintados na cor vermelha.



Irmão distante do Hyundai HB20 nacional, o i20 agora conta com a versão Coupé, de apelo visual reforçado. Trata-se, na verdade, de um hatch de duas portas, não de um três-volumes. As portas ficaram significativamente maiores e há uma ligação visual entre os vidros laterais e o traseiro, como existia no finado Chevrolet Agile. Ainda que com proposta esportiva, o i20 Coupé oferece um porta-malas de 336 litros; contudo, os motores oferecidos não condizem com o que seu estilo sugere: são dois movidos a diesel (1.1 de 75 cavalos e 1.4 de 90 cv) e dois a gasolina (1.25 de 84 cv e 1.4 de 100 cavalos).



Já a linha i40, descendente direta do Sonata que era vendido no Brasil até o começo do ano, passa por alterações nos faróis, lanternas, para-choque, grade e rodas de aro 16'' ao 18''. Sedã e perua também ganham o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, associado ao motor 1.7 Diesel de 141 cavalos e 34,7 kgfm de torque; há uma variante deste motor que entrega 115 cv e 28,5 kgfm de torque, disponível somente com câmbio manual de seis marchas. Outras novidades são o Smart High Beam (o farol alto é convertido para o baixo quando sensores detectam a presença de um carro no sentido contrário, evitando o ofuscamento da visão dos condutores) e o Speed Limit Identification Function, que realiza a leitura das placas de trânsito e exibe o limite de velocidade no computador de bordo entre os instrumentos.


Comentários