Em 2014, as opções de modelos importados no Brasil aumentaram - e as novidades da Europa e da América do Norte estão chegando mais cedo em solo nacional. As escolhas dos internautas foram tão heterogêneas que, além do empate na primeira posição, quatro modelos tiveram a mesma quantidade de votos no segundo lugar! A título de curiosidade, os dois vencedores passaram a ser comercializados no Piauí (Estado onde o Auto REALIDADE é editado) a partir do segundo semestre deste ano. E ambos tiveram a mesma quantidade de votos tanto na enquete promovida aqui no blog quanto entre nossos colegas de grupo no Facebook.
O A3 Sedan virou sensação em grande parte das regiões metropolitanas do Brasil: traz o prestígio da Audi e o status de seu design, vinculado ao padrão alemão de acabamento e mecânica. É verdade que as versões de entrada (com motor 1.4 TFSI) decepcionam um pouco pela ausência de mimos esperados em um carro que custe R$ 100 000 e o porta-malas de 425 litros não impressiona, mas há versões mais equipadas como a Ambition 1.8 (acima), com 180 cavalos, que traz teto solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas com saída para os passageiros de trás, sistema multimídia MMI com navegação e câmbio S tronic com trocas manuais no volante.
Já o F-Type Coupé encanta pelo visual singelo, acabamento impecável e pelo desempenho: na versão R mostrada acima, o motor 5.0 V8 Supercharged possui 510 cavalos. O cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos e alcança 300 km/h, velocidade limitada eletronicamente. Bom é escutar o ronco rouco desta versão, seguido de estouros dos escapamentos...
Na segunda posição, empate quádruplo entre BMW Série 4, os Mercedes-Benz CLA e Classe C, além do Porsche Macan, cada um deles com nove votos. O Série 4 é o sucessor dos cupês e conversíveis baseados no Série 3, trazendo visual mais esportivo; os novos CLA e Classe C, ainda que sendo sedans e compartilharem o motor 1.6 Turbo de 156 cavalos, diferenciam-se no design e no espaço interno, com o derivado do Classe A com foco no design com influências no "sedã-cupê" CLS, e o Classe C, no espaço para os passageiros. Já o Macan é a aposta da Porsche no segmento de utilitários esportivos médios, menor que o Cayenne (porém com preços semelhantes entre si).
Com oito votos, o Maserati Ghibli fez bonito, ainda mais considerando que a montadora italiana não é muito difundida no Brasil. O sedã de luxo, de porte inferior ao do Quattroporte, conta com motor 3.0 V6 turbocharger e refinado padrão de acabamento interno.
O Honda Civic Si assumiu a quarta posição com 7 votos - o cupê importado do Canadá é o rival mais próximo do Golf GTI no mercado nacional, contando com visual ostensivamente esportivo (o oposto do Volkswagen, bastante discreto) e motor 2.4 16v de 206 cavalos e 23,9 kgfm de torque.
E o Camaro Conversível, com seis votos (cinco na enquete do blog e um de um integrante do grupo Auto REALIDADE no Facebook). A versão com capota de tecido do esportivo norte-americano tem a capota eletricamente acionada em 20 segundos - exigindo liberação manual das travas e operação feita com o carro parado. Foi mantido o motor 6.2 V8 de 406 cavalos e 56,7 kgfm de torque.
Veja como se saíram os outros importados apresentados aos brasileiros em 2014:
BMW Série 2 = 5 votos (um na enquete do blog, quatro na enquete promovida no Facebook)
Fiat 500 Abarth, MINI Cooper = 4 votos
500: dois votos na enquete do blog, dois na enquete promovida no Facebook
MINI: três votos na enquete do blog, um na enquete promovida no Facebook
Audi A3 Cabrio, BMW X4, Citroën DS3, Mercedes-Benz GLA, Suzuki Swift = 3 votos
Jeep Cherokee = 2 votos
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).