Texto - Júlio Max | Fotos - Rafael Susae
Apresentado pela primeira vez no Anhembi há dez anos, o Volkswagen CrossFox passa por sua terceira reestilização ao longo de sua trajetória (iniciada em 2005, com retoques apresentados em 2007 e 2009). O modelo 2015, que chega nos próximos dias às concessionárias da marca, segue as mudanças adotadas pelo novo Fox e incorporadas pela Space Cross, também mostrada no Salão de São Paulo. Mais alto em 4,8 cm e comprido (em 18,5 cm) do que o Fox (por conta da suspensão elevada e do estepe na tampa traseira), o CrossFox adota nova grade dianteira com friso cromado e logotipo do modelo, novos para-choques e faróis auxiliares, insertos prateados nas saias laterais (o adesivo com o nome do carro está ainda mais discreto), rodas "Soul" aro 15'' com pneus 205/60 e "Country" aro 16'' com pneus 195/55, lanternas horizontais escurecidas e barra protetora traseira em “chrome effect”. Do lado oposto ao nome do carro, aparece o desenho de uma raposa, alusiva ao modelo aventureiro. As novidades se estendem à paleta de cores: Vermelho Opera, Prata Lunar, Azul Night e o Laranja Sahara das fotos.
Por dentro, o CrossFox ganha novos materiais de acabamento, pedaleiras e soleiras internas, além de bancos de tecido com malharia “Kecil” cinza ou “Native” opcional. De série, o aventureiro traz sistema de som RCD 320G, volante revestido de couro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tapetes em carpete e direção elétrica. Como opcionais, central multimídia RNS 315, com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, Bluetooth, rádio AM/FM com RDS, CD Player com MP3, WMA e entrada auxiliar e para cartão SD, que pode reproduzir os mapas de navegação; controlador de velocidade de cruzeiro, faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, luz de conversão estática nos faróis de neblina, controle eletrônico de estabilidade, teto solar elétrico e as rodas aro 16''.
Além do controle de estabilidade (ESC), o novo CrossFox conta com função Off-road, ativado por botão - o software de gerenciamento do ABS e do ESC provoca ciclos de travamento da roda, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem. Há ainda o EDS, bloqueio eletrônico do diferencial, que aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, de forma automática, atuando em curvas e em velocidade de até 80 km/h, além do HHC ou controle de assistência de partida em rampa, em que o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos após o motorista soltar o pedal do freio; o HBA, sistema de assistência à frenagem, e o ASR, controle de tração em pisos de baixa aderência.
O motor é o 1.6 MSI 16v EA211, de 110 cavalos (com gasolina) e 120 cv (com etanol). De série, o modelo traz o novo câmbio manual de seis marchas, sendo o automatizado I-Motion opcional. O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, a 4000 rpm. Com o câmbio manual, o CrossFox acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h, abastecido com etanol. Com gasolina, são 10,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e 177 km/h de velocidade máxima. Já com o câmbio I-Motion, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,7/11,2 segundos e a velocidade máxima é de 179/175 km/h (com etanol/gasolina).
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