Os destaques da Toyota no Salão de São Paulo


Texto - Júlio Max | Fotos - Rafael Susae

Sem lançamentos ou reestilizações, a Toyota expôs diversos carros-conceito e personalizações dos modelos já existentes. O FT-1, desenvolvido para o jogo Gran Turismo 6 e exposto no Salão de Detroit este ano, foi uma das principais atrações da marca japonesa. Apesar do motor dianteiro à mostra, a montadora limita-se a falar em "combustão interna de alta performance e tração traseira".


O protótipo das 24 Horas de Le Mans TS030 também esteve presente. Este modelo traz motor 3.4 V8 aspirado e freios regenerativos (ERS), que carregam um supercapacitor que envia a força extra às rodas de trás.


Apresentado em meados deste ano como veículo de produção (com o nome definitivo Mirai) o carro-conceito FCV, movido a hidrogênio, também foi apresentado. Reação ao Honda FCX Clarity, trata-se do primeiro Toyota vendido em escala comercial no Japão e Estados Unidos. Seus dois tanques garantem autonomia de 700 quilômetros, com velocidade máxima estabelecida em 170 km/h. E a partida a frio permite ligar o veículo a - 40º C.



Recém-lançado, o Corolla 2015 recebeu personalização pelo estilista Alexandre Herchcovich, com características e tecidos utilizados em suas coleções do "Prêt-à-Porter". O resultado ficou brega.


Comandado por movimentos do corpo do motorista, o conceito FV2 se conecta com outros carros, obtém informações em tempo real do tráfego e avisa sobre veículos em pontos cegos e cruzamentos. O modelo utiliza o reconhecimento de voz e de imagem para determinar o humor do condutor, e sugere destinos e modos de direção. Com a "realidade aumentada", é possível modificar a cor da carroceria. Se o futuro não chegou, o aplicativo do Toyota FV2 pode ser baixado gratuitamente nas lojas Play Store e App Store.


Presente na Copa Brasileira de Marcas, a Toyota apresenta o novo Corolla para as pistas. Detalhes: na traseira vemos o logotipo "XRS" (indicativo de que esta nova versão poderá ser oferecida em breve) e foram espalhadas ao longo do estande suas marcas de pneus, em tinta vermelha.


Sem novidades, o Toyota Camry vem equipado com motor 3.5 V6 24v Dual VVT-i com 277 cavalos @ 6200 rpm e torque de 35,3 kgfm @ 4700 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades, com trocas sequenciais. Entre os itens de segurança, seis airbags, controle de tração (TRC) e estabilidade (VCS), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS), além de faróis de xenônio com acendimento automático e direcionamento do facho de luz para acompanhar as curvas.


A novidade do Toyota Prius está em sua redução de preço, mediante concessão do Governo Federal da redução dos impostos incidentes sobre os híbridos: de R$ 120 830 para R$ 111 000.


O Toyota SW4 passa a ser oferecido na versão SR Flexfuel com 7 lugares, Outra (pequena) novidade é a versão topo de linha SRV Diesel com 7 lugares, que oferece opção de acabamento interno em preto ou bege.


O RAV4 2015 chega ao mercado em janeiro com opção de pintura na cor vermelha, e, na versão topo de linha (2.5 de 179 cavalos, com tração 4X4 e câmbio automático seis marchas), o sistema multimídia traz tela sensível ao toque, GPS, leitor de DVD e hotspot wi-fi, para acesso à internet pelo celular, além de rodas aro 18'' com detalhes na cor preta.


Com as novidades da linha 2015 já apresentadas, a linha Etios compareceu em peso no estande da Toyota.




O conceito Hilux Exército presta uma homenagem à instituição nacional, que utiliza a picape em suas operações.



Uma das poucas novidades do Salão que já está nas concessionárias Toyota é a Hilux Limited Edition, baseada na versão SRV Top Diesel 4x4. A edição limitada traz para-choque de impulsão, rodas aro 17'' na cor preto fosco, adesivos laterais, santantônio cromado com protetores laterais em preto e capota marítima de lona. Por dentro, as diferenças estão no jogo de tapetes e na soleira cromada. Serão produzidas 3000 unidades. E, em reação à S10 com motor 2.5 ECOTEC, a marca lança a Hilux SRV Flexfuel 4x2 com transmissão automática.


Comentários