Datsun GO e Suzuki Maruti Swift decepcionam no Global NCAP


O Global NCAP avalia dois modelos indianos que, sem dispositivos de segurança além de cintos e encostos de cabeça, e com carrocerias instáveis, tiveram resultados amargos. O recém-lançado Datsun GO, hatchback da submarca da Nissan destinado a países emergentes, leva o corte de custos às últimas consequências: não traz airbag ou freios ABS nem como opcional. Na colisão com 40% da área frontal à velocidade de 64 km/h, a deformação sofrida na carroceria foi gritante, com a deformação excessiva do teto e do assoalho. O motorista teve índice de proteção "pobre" e "fraco" (com forte contato da cabeça com o volante e com partes do painel), justificando a nota de nenhuma estrela (zero, de 17 pontos possíveis). As crianças acomodadas em cadeirinhas, sem sistema de fixação adequado, receberam apenas duas das cinco estrelas disponíveis (15,06 pontos, de 49 possíveis).



Apesar do Swift testado lembrar uma versão básica do Sport já oferecido no Brasil, é importante ressaltar que "nosso" modelo é importado do Japão, enquanto este é produzido juntamente com a Maruti, na Índia. Sem airbags, freios ABS ou sistema ISOFIX, se saiu numericamente ainda pior que o Datsun GO, apesar da carroceria ter deformação mais aceitável: zero estrelas de proteção a adultos e somente uma estrela para crianças nas cadeirinhas infantis, com a movimentação excessiva "permitida" pelo cinto (nota 7,94 de 49 pontos possíveis).



Comentários