Citroën apresenta DS3 reestilizado no Brasil


O desejado Citroën DS3 passa por sua primeira atualização visual, passados pouco mais de dois anos do início de sua comercialização no Brasil, trazendo ainda novos equipamentos e preço menor. As modificações promovidas no compacto abrangem os LEDs com efeito tridimensional nos faróis e lanternas, além de novas rodas diamantadas aro 17''. Os diodos emissores de luzes, acompanhados dos faróis de bi-xenônio, reduzem o consumo de energia de 35% (farol baixo) a 75% (farol alto), tendo durabilidade de 20 000 horas, 20 vezes mais que lâmpadas halogenas. Poucas alterações, porém suficientes para reestilizar o hatchback sem descaracterizar seu design original.


Por dentro, destaque para o novo sistema de navegação GPS com mapas do Brasil em duas ou três dimensões e tela colorida de sete polegadas, com compatibilidade iPod e USB, leitura de músicas nos formatos ACC, FLAC, MP3, OFF, OGG e WMA, áudio streaming e viva-voz Bluetooth, sistema de som hi-fi com caixa de som central e subwoofer amplificado no porta-malas, além de câmera de ré acima da placa traseira, ativada quando se engata a marcha a ré e complementar aos sensores de estacionamento. O DS3 ganha de série o sistema de frenagem automática quando há iminência de colisão: um sensor de laser de curto alcance localizado no para-brisa detecta objetos em movimento à frente, e aciona os freios de forma automática em velocidades de até 30 km/h.


Na linha 2015, há ainda novas combinações de cores: Gris Aluminium (metalizado) e Bleu Infini, Bleu Encre (azul marinho metalizado) e Blanc Opale, Blanc Nacré (perolizado) e Bleu Infini, Whisper (metalizado) e Blanc Opale. É possível também personalizar o acabamento do painel, pomo da alavanca de câmbio, rodas e calotas, além de escolher adesivos externos.


O motor 1.6 THP de 16 válvulas traz injeção direta de combustível, turbo de alta pressão, potência de 165 cavalos a 6000 rpm, torque de 24,5 kgfm @ 1400 rpm e o recurso Overboost nas terceira, quarta, quinta e sexta marchas, aumentando temporariamente a pressão do turbo e elevando o torque para 26,5 kgfm. Assim, o DS3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, retoma de 30 a 60 km/h (em terceira marcha) em 3,7 segundos, realiza a retomada de 60 a 90 km/h em 4,3 segundos (em quarta marcha) e chega à velocidade máxima de 219 km/h.

O DS3 traz de série controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS, Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF), Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU), seis airbags e sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis. 


Para chegar ao preço de R$ 79 990, no entanto, o DS3 perdeu alguns itens, agora disponíveis como opcionais. O Pack Conforto (R$ 85 890) abrange sensor de estacionamento traseiro com indicadores sonoros e gráficos, faróis com acendimento automático, GPS com tela de 7 polegadas, sensor de chuva, retrovisor elétrico eletrocrômico e retrovisores externos rebatíveis. Há o Pack Couro, com manopla de câmbio e bancos dianteiros aquecíveis revestidos neste material, e o Pack Tecnologia (R$ 89 880), que abrange as rodas aro 17'' das imagens, câmera de ré, faróis Full LED e sistema de som Hi-fi. Sua garantia contratual é de três anos, com 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa e revisões em intervalos regulares de 10 000 km.


Comentários