Jaguar revela XE: à venda no Brasil em 2015


Com a mira direcionada aos sedans médios alemães (Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C), o Jaguar XE é a nova opção de entrada na linhagem inglesa e substituto espiritual do X-Type, modelo baseado no Ford Mondeo que foi produzido entre 2001 e 2009. Se o X-Type evocava o estilo aristocrata do XJ da época, o design aerodinâmico do XE (Cx de 0.26, o menor coeficiente entre todos os Jaguar) lembra o XF, com traços esportivos que também remetem ao F-Type, especialmente nesta versão S: rodas aro 20'', moldura prateada lateral, retrovisores com luzes de seta incorporadas, faróis e lanternas com LEDs e para-choques esportivos. Internamente, o ambiente esportivo (seu volante lembra muito o do F-Type) tem como destaque o sistema de entretenimento InControl.


Com monocoque de alumínio (estrutura inédita neste segmento, sendo que parte do material é reciclada) e tração nas rodas de trás, o XE possui várias opções de motorização 2.0, seja movida a gasolina (turbinado e com injeção direta de combustível), seja a diesel (Ingenium, com emissão de até 99 gramas de CO2 por quilômetro rodado, no modelo de 163 cv), além do 3.0 V6 da versão S, que equipa o F-Type de entrada. Este motor gera 340 cavalos @ 6500 rpm e torque de 45,9 kgfm @ 4500 rpm. O XE S acelera de 0 a 10 km/h em 5,1 segundos e chega à velocidade final de 250 km/h, limitada eletronicamente. Possui ainda uma interessante média de consumo de combustível: 14,4 km/l. A Jaguar assegura que o XE terá custos de manutenção e seguro inferiores à média: as revisões da versão a diesel serão realizadas apenas de 2 em 2 anos (ou a cada 34 mil km, o que ocorrer primeiro).



O Jaguar XE será apresentado no Salão de Paris e comercializado no Brasil a partir de 2015. E, assim como o Land Rover Discovery Sport, é cotado para ser produzido nacionalmente, a partir de 2016.



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