Fiat lança Uno 2015, renovado em quatro versões


Após quatro anos de mercado brasileiro, o Fiat Uno passa por sua primeira reestilização, que abrange as versões Attractive, Way, Sporting e a inédita Evolution. O visual, que tanto despertou curiosidade em 2010, recebe faróis mais puxados para cima, capô com recorte diferente, para-choques mais bojudos, palhetas  "Flat Blade" dos limpadores de para-brisa, novas calotas e rodas, além de lanternas com lente transparente e máscara preta. O painel foi inteiramente redesenhado: o novo volante conta com comandos de som nas versões mais equipadas, os comandos elétricos de vidros e travas foram postos nos painéis de porta, o quadro de instrumentos integra tela do computador de bordo, as saídas de ar centrais estão maiores, há espaço para sistemas de som double-DIN e agora há novos itens disponíveis, como vidros elétricos traseiros, descansa-braço para o motorista, cinto de três pontos e apoio de cabeça para o ocupante traseiro central, chave tipo canivete, câmera de ré com visor no retrovisor interno e câmbio automatizado. O evento de lançamento ocorre em Buenos Aires (Argentina), o que ajuda a explicar as placas brasileiras precariamente inseridas nas fotos oficiais...


A versão Attractive, que chegou a ser removida do catalogo tempos atrás, ressurge como a mais em conta - entre os Uno de cara nova - contando unicamente com motor 1.0. Traz de série direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS, Lane Change (um leve toque na alavanca de seta aciona a luz do pisca por cinco vezes), limpador e desembaçador do vidro traseiro, volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência, acionando o pisca-alerta junto com as luzes de freio em frenagens bruscas) e para-choques na cor do carro. Seu motor manteve os 73 cavalos com gasolina e 75 cv com etanol. Básico (acima), custa R$ 30 990. Com o pacote Celebration 1, que integra ar-condicionado, preparação para som, faróis de neblina, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e computador de bordo, o preço sobe para R$ 34 980.

Como opcionais, ar-condicionado, sensor de estacionamento com visor gráfico, retrovisores externos elétricos (o direito com função Tilt Down, abaixando-se ao engatar a ré), vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um-toque e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA com RDS, entrada USB/Auxiliar, viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming; travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido e rodas de liga leve, aro 14”.


O aventureiro Way, a exemplo do CrossFox, passa a vir com para-choques pintados na cor do carro, mas manteve as molduras de plástico nos arcos dos para-lamas e na parte inferior das portas. Disponível com motor 1.0 ou 1.4, o Way 1.0 (R$ 31 490) traz os mesmos itens de série do Attractive, além das barras no teto, faróis de máscara negra, grade na cor preto brilhante com molduras prateadas, retrovisores com luzes de seta, faixa horizontal no painel (tema Linio) e conta-giros, enquanto a versão 1.4 (R$ 34 990, sem opcionais) traz apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura das tampas do tanque de combustível e do porta-malas, computador de bordo, porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, display digital de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, vidros elétricos dianteiros com função um-toque e antiesmagamento, travas elétricas e volante com regulagem de altura. Como opcional, há o câmbio automatizado Dualogic Plus, inédito no Uno (até então, o modelo Fiat mais acessível com trocas de marcha automáticas era o Palio 1.6 16v), com botões no console (no lugar da alavanca tradicional) e borboletas no volante para trocas manuais de marchas. O câmbio Dualogic acrescenta R$ 2980 ao preço do Uno.


Na versão Sporting, o Uno recebe para-choques mais esportivos, faróis de neblina, rodas aro 15'' com o estilo "cubo arredondado" e escapamento central com saídas cromadas. Internamente, detalhes do volante, costuras, maçanetas e detalhes do quadro de instrumentos na cor vermelha contrastam com o ambiente interno na cor preta. O motor 1.4 continua rendendo 85/88 cavalos. Como o Way, o Sporting também pode ser equipado com o câmbio Dualogic Plus. Seu preço básico é de R$ 36 650; só o ar-condicionado acrescenta R$ 3000 ao preço final e, completo, custa (acredite se quiser) R$ 47 950.


O Uno Evolution, que será oferecido somente com motor 1.4 e custa R$ 34 990, traz de série o sistema Start&Stop (que desliga automaticamente o motor ao parar em ponto morto; pisar na embreagem o religa imediatamente, e um símbolo no computador de bordo mostra quando o sistema está ativo e funcionando, sempre quando a carga da bateria for superior a 75%. Em paradas que excedam 165 segundos, caso o vácuo do servo-freio baixe ou se a velocidade do carro superar 3 km/h, o motor liga novamente sem a intervenção do motorista. A economia estimada pela Fiat é de até 20% do consumo de combustível), descansa-pé para o motorista, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, porta-objetos no teto, porta-óculos, vidros elétricos dianteiros com função um-toque e antiesmagamento, travas elétricas, volante com regulagem de altura e rádio com entrada USB e MP3. Por fora, se diferencia pela grade na cor preto brilhante e retrovisores com luzes de seta incorporada. Mesmo nesta versão, o ar-condicionado é opcional.


Existem ainda os kits de personalização Black&White (da parte interna, que custa 450 reais e adiciona forro de teto na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tema Urban e tapetes de carpete) e Dark&Grey (por 480 reais, comtempla a parte externa com adesivos no capô e tampa traseira, retrovisores pintados na cor cinza-fosco e com luzes de seta, spoiler na tampa traseira também cinza-fosco, faróis com máscara negra, revestimento da coluna B, maçanetas na cor do carro e grade cinza-fosco com molduras na cor preto brilhante). Também estão disponíveis adesivos e acessórios Mopar, como espelho retrovisor com câmera de ré, com imagens exibidas numa tela de LCD de 3,2 polegadas; rádio Easy 4 U, com suporte ajustável para diversos tipos de celulares, conexão via Bluetooth e reprodução de diversos conteúdos através de um aplicativo, como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas pelo carro, memória de rádios, acesso a rádios da internet e entrada USB que carrega a bateria do celular; central multimídia com tela de 6,2 polegadas touchscreen com GPS, TV Digital, DVD Player, entrada USB, Bluetooth, câmera de ré e comandos no volante, além de 15 opções de rodas e calotas. 


Oferecido nas cores Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Vermelho Modena (sólidas), Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas) e com garantia de apenas um ano sem limite de quilometragem (três anos para motor e câmbio), o Uno reestilizado não tira de linha o anterior, que também chega à linha 2015, porém apenas na versão Vivace 1.0 (acima), a menos equipada.



Comentários

Henrique Toth disse…
Ridículos esses preços. É um tapa na cara dos brasileiros. NÂO COMPREM CARRO ZERO!
Vamos forçar as montadoras baixarem esses preços que só existem no Brasil.