VW Golf GTI e Highline ganham opção de DLA e ACC


A Volkswagen passa a oferecer dois recursos nos pacotes Exclusive e Premium para as versões Highline e GTI do Golf VII: o Dynamic Light Assist (DLA) e o Adaptative Cruise Control (ACC). O DLA realiza a troca automática entre os fachos alto e baixo dos faróis bixenônio, para evitar o ofuscamento de motoristas à frente ou que vêm em sentido contrário. Através da câmera instalada na parte superior do para-brisa o sistema analisa o tráfego à frente do Novo Golf. Baseado nesses dados, o facho alto dos faróis é acionado automaticamente a partir dos 60 km/h, permanecendo ativado.

Caso o sistema detecte veículos em direção oposta ou trafegando adiante do carro, o DLA modula os faróis, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam ofuscar outras pessoas. Essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. Junto com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é feito o ajuste da fonte de luz. Dessa forma, o sistema consegue manter o farol alto apenas de um lado, comutando para o facho baixo no lado oposto. Assim que o sistema detecta não haver mais veículos à frente ou em sentido contrário, reestabelece o facho alto dos faróis.

Há ainda, para velocidades de até 40 km/h, a função Cornering Light (iluminação para cruzamentos e esquinas), por meio de lâmpadas específicas na parte lateral interna dos faróis.


Já o ACC (Controle Adaptativo de Distância e Velocidade) realiza a aceleração e desaceleração automática, dependendo do fluxo de tráfego detectado por meio de um radar localizado na dianteira do veículo. O motorista seleciona a velocidade desejada e a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação) e o ACC mantém a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente e seguindo o fluxo do trânsito. A qualquer momento, o ACC pode ser desativado pressionando o pedal do freio ou do acelerador.

Com tráfego intenso, o ACC age em conjunto com o câmbio automático DSG para frear o veículo até parar, caso necessário, ou retomar a aceleração automaticamente com a função Stop and Go.

O Golf Highline com o pacote Exclusive de R$ 15 000 (que em tese traz apenas o DLA, mas é vinculado ao ACC, incluindo City Braking e sistema de observação do ambiente "Front Assist", por mais R$ 2990), sai por R$ 86 990, ainda com pintura sólida e câmbio manual. Com pacote Premium, o modelo passa a custar R$ 96 990. Já o GTI parte de R$ 114 990 com pacote Exclusive (já com ACC incluído, por R$ 16 000) e alcança R$ 129 990 com o pacote Premium, ainda sem incluir pintura metálica/perolizada e teto solar elétrico panorâmico.


Comentários