VW lança up! duas portas e com câmbio I-Motion



Evoluindo em vendas (atualmente, é o 12º carro mais vendido no Brasil), o Volkswagen up! passa a contar com o reforço de duas novas versões. A duas-portas, mais acessível, possui preço R$ 2000 inferior em relação ao modelo 4 portas - embora sua gama de versões seja restrita às opções de entrada take up! e move up!. O visual do vidro lateral traseiro é exclusivo do up! brasileiro - na Europa, a curvatura do vidro é puxada para cima (compare abaixo). Isto porque, em relação ao modelo europeu, o up! duas portas é mais comprido (6,5 cm), e as janelas maiores ampliam o campo de visão dos passageiros do banco de trás.


Desta forma, o take up! básico parte de R$ 26 900, enquanto o move up! tem preço sugerido de R$ 28 300. Os modelos high up!, black up!, white up! e red up! somente serão oferecidos com quatro portas. Tanto no banco do motorista como no do passageiro da frente há duas hastes para que o encosto recline, uma na direita e outra na esquerda. 


Na versão duas portas, o up! mede 3,60 metros de comprimento, 1,64 m de largura (sem retrovisores), 1,50 metro de altura e distância entre-eixos de 2,42 metros. Seu peso é de 892 quilos. A versão take up! traz de série limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, tomada de 12 volts no console central, retrovisores e maçanetas na cor preta, banco do motorista com regulagem de altura, espelho no para-sol do passageiro, cintos traseiros laterais retráteis, palhetas “aerowischer”, abertura do porta-malas pelo “push button”, airbags frontais e freios ABS. O move up! traz rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento) 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, antena no teto, faróis com máscara escurecida e porta-malas com sistema “s.a.v.e.”.


Como itens opcionais, o up! oferece direção com assistência eletromecânica “easy drive”, sensor de estacionamento, infotrip (computador de bordo com 10 funções) e o “maps & more” (somente para o move up!), sistema de infotainment e navegação com tela sensível ao toque de 5 polegadas, conectividade multimídia, sistema de navegação (GPS), dados como consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; controle de CD player, entradas auxiliares, listas de reprodução e Bluetooth, além dos gráficos do OPS (Optical Parking System) dos sensores de estacionamento.


O motor 1.0 12v, de três cilindros, rente 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol; o torque é de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol @ 3000 rpm. Com ele, o up! obteve classificação A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,6 segundos (com gasolina) e em 12,4 segundos (com etanol). A velocidade máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).


O câmbio automatizado I-Motion (SQ100) é oferecido a partir da versão move up!. Na versão duas portas, sem opcionais além desta transmissão, o compacto da VW torna-se o carro mais barato do Brasil a trocar de marchas sozinho, pelo preço de R$ 30 990. O I-Motion utiliza atuadores eletromecânicos para lhe conferir menor tamanho e peso, possuindo cerca de 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque. Na alavanca sem cabos (“shift by wire”), existem as posições “D”, “M”, “N” e “R". 


Em “D”, modo automático, o câmbio seleciona pontos de troca de marcha que melhor se adequem ao consumo de combustível, conforto nas trocas e desempenho adequado. No modo “M”, a troca de marchas ocorre de forma manual. "R" representa a ré, e "N", o neutro (ponto-morto nos carros manuais). Com câmbio I-Motion, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13,0 segundos (com gasolina) e em 12,8 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 166 km/h e 168 km/h, respectivamente.


As duas novas versões do VW up! já estão disponíveis em diversas concessionárias pelo Brasil. Confira a tabela de preços abaixo:

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