Detalhes do motor 1.0 3C que equipará o Ford Ka


A Ford inaugura a fábrica de motores no Complexo Industrial de Camaçari (BA), cidade que atualmente abriga a produção do Fiesta RoCam (Hatch e Sedan) e EcoSport. No evento, o novo motor 1.0 TiVCT de três cilindros, que equipará o novo Ka Hatch, teve algumas especificações divulgadas. Ele terá duplo comando e variação de admissão e escapamento, aumentando potência e torque, sem sacrificar o consumo de combustível. Seu cabeçote é de alumínio, o bloco é de ferro fundido e a correia dentada é imersa em óleo.


Sua potência com etanol será de 85 cavalos, o que o torna o 1.0 aspirado mais potente já produzido em série (superado apenas pelo Fiesta Hatch/Sedan/EcoSport Supercharger, que produziam 95 cv e foram feitos de 2002 a 2006, e de Gol e Parati Turbo, com 112 cavalos, produzidos de 2000 a 2003). Com gasolina, o motor gera 80 cv. Já seu torque será de 10,2 kgfm com gasolina e 10,7 kgfm com etanol, também acima do patamar atual (como exemplo, o Volkswagen up!, que também adota motor 1.0 de três-cilindros, possui 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 com etanol). A faixa de rotação de potência e torque, entretanto, não foi divulgada (extraoficialmente, afirma-se que o torque é entregue a 4500 rpm). Sua taxa de compressão é alta (12:1), e o motor possui sistema de arrefecimento de duplo estágio e a tecnologia Easy Start, que dispensa reservatório de gasolina para partida a frio.

Segundo a Ford, o 1.0 TiVCT é descendente direto do 1.0 EcoBoost já adotado na Europa, porém sem turboalimentação, o que o tornaria mais caro. No exterior, este motor gera 100 ou 125 cavalos. É quase certo que o 1.0 equipará apenas o Ka hatchback.

Foram expostas unidades do novo Ka (este já com interior à vista) e do "Ka Concept 4-Portas", que é sua versão sedã. Entretanto, ainda se tratam de unidades que serão levemente modificadas na produção em série.




Informações | Flávio Lima Carneiro 

Comentários

Anônimo disse…
gostaria de saber se o comando de válvulas mo motor tivct 1.0l,é através de corrente ou correia dentada
Anônimo disse…
Correia dentada banhada ao oleo do motor