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Antes de conhecer em detalhes o novo compacto da VW, é válido fazer seu rápido retrospecto: o primeiro carro-conceito surgiu no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2007, com motor e tração traseiros, bancos infláveis e tela touchscreen de sete polegadas. Foram apresentados diversos outros conceitos: Space up! (2007; houve também a variação Blue, com painéis solares), e-up! (2009; mais assemelhado ao modelo de produção), up! Lite e ainda o IN Concept, com jeitão de smart fortwo e desenvolvido no Brasil.
Na Europa, o up! começou a ser produzido em 2011 (substituindo o Fox), com motor 1.0 e tração dianteira para baratear o projeto, mas herdando a ousada tampa traseira de vidro. Aqui, os testes de rodagem iniciaram em 2013, mas a VW nunca se pronunciou oficialmente sobre o novo modelo até janeiro de 2014. Pouco antes do lançamento, as notícias eram animadoras: cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, nota A em consumo de combustível do Inmetro, menor custo de reparo... Entretanto, os preços elevados (chegando a R$ 40 mil nas versões black, red e white up!) decepcionaram quem esperava um carro mais barato que o Gol (em enquete realizada recentemente no blog, um em cada três internautas teria um up!, porém consideram os valores do up! altos). Afinal, o up! vale a pena? Fomos conferir!
Na Europa, o up! começou a ser produzido em 2011 (substituindo o Fox), com motor 1.0 e tração dianteira para baratear o projeto, mas herdando a ousada tampa traseira de vidro. Aqui, os testes de rodagem iniciaram em 2013, mas a VW nunca se pronunciou oficialmente sobre o novo modelo até janeiro de 2014. Pouco antes do lançamento, as notícias eram animadoras: cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, nota A em consumo de combustível do Inmetro, menor custo de reparo... Entretanto, os preços elevados (chegando a R$ 40 mil nas versões black, red e white up!) decepcionaram quem esperava um carro mais barato que o Gol (em enquete realizada recentemente no blog, um em cada três internautas teria um up!, porém consideram os valores do up! altos). Afinal, o up! vale a pena? Fomos conferir!
"Como se pronuncia up!?" | A Volkswagen brasileira adotou som parecido com "ôp", enquanto no exterior a pronúncia é úp (inglês britânico) ou áp (inglês norte-americano). O logotipo usa letras minúsculas e um ponto de exclamação ao final. Entretanto, no registro do Detran, todos os caracteres são maiúsculos, não há a exclamação e, caso o modelo seja um black up!, white up! ou red up!, as três cores constam como nome do carro.
"O que significa up?" | A palavra em inglês significa "para cima", mas junto com o nome das versões, forma expressões. take up significa "assuma" (a direção); move up, "mexa-se para cima" e high up, "para o alto" (traduções livres).
Polêmica | Sites estão utilizando a grafia Up, justificando-se com as normas da língua portuguesa. No Auto REALIDADE preferimos manter "up!": além de ser a grafia oficial, toda vez que for referido assim remeterá diretamente ao compacto VW, diferentemente de Up (que pode indicar o filme da Disney-Pixar e empresas brasileiras com este nome).
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Os três encostos de cabeça traseiros, que pouco interferem na visibilidade traseira quando recolhidos, são de série a partir do move up!. Quem vai no meio dispõe de pouco espaço para as pernas, diferentemente dos outros dois ocupantes - mérito da distância entre-eixos de 2,42 metros, muito ampla considerando que o up! possui 3,60 m de comprimento.
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De série, o move up! vem com airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, alerta sonoro de faróis acesos e ausência do cinto de segurança, sistema s.a.v.e., computador de bordo e preparação para som, além dos itens citados ao longo da matéria. Os opcionais são: ar quente, ar-condicionado, bancos de couro "native", rodas de liga leve "amsterdam" aro 14'', sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, faróis e lanterna de neblina, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, preparação para o sistema maps&more e rádio/CD Player.
No high up!, direção elétrica, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 "são paulo", chave tipo canivete, bancos de tecido com faixa de couro native, preparação para som e retrovisores, travas e vidros dianteiros elétricos vêm de série. Ar-condicionado, ar quente, revestimento de material sintético e sistema de som e maps&more são opcionais.
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Sua chave-canivete possui botões de travamento, destravamento e abertura do porta-malas. A chave reserva é como a do Gol G4.
Alguns sinais de economia são perceptíveis: espelho no para-sol (sem iluminação) e alça de teto só para o passageiro da frente, parte do porta-malas sem forração, ausência de vidros elétricos traseiros e três sensores de estacionamento (normalmente são 4).
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De acordo com a VW, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e chega a 163 km/h, mérito também do peso reduzido, entre 910 e 958 quilos. Com direção elétrica e ar-condicionado, o consumo do up! com etanol é de 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina, ele faz 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Considerando que seu tanque possui capacidade de 50 litros (15 L a mais em relação ao up! europeu), sua autonomia é de 715 quilômetros.
O engate de câmbio, curto como no Gol, é interessante, e o volante é leve. Destaque também para o bom isolamento acústico. Com suspensão ligeiramente mais alta, o up! está mais adaptado às ruas brasileiras, embora seu coeficiente aerodinâmico tenha ficado significativamente superior em relação ao europeu (Cx de 0,36, contra 0,32 do europeu - quanto menor o coeficiente, o arrasto aerodinâmico é menor).
up! ou Gol?
Como resolver o dilema entre dois hatches da linha VW na mesma faixa de preço? O.K., possuem estilos bem definidos: o Gol traz custo-benefício mais atraente (como no pacote Urban & Sound do modelo na imagem) e possui manutenção e preço de revenda convidativos, enquanto o up! aposta no visual atual, aproveitamento do espaço interno, motor...
O Gol 1.0 possui um cilindro a mais que o up!, porém é menos potente (72/76 cv e 9,7/10,6 kgfm). Espaço interno e porta-malas são equivalente nos dois, embora o up! tenha um pouco de espaço a mais para a cabeça, e o Gol, para as pernas. Em relação à lista de equipamentos, o Urban & Sound possui faróis de neblina, quatro alto-falantes e dois tweeters, aerofólio, sensor de estacionamento, I-System, rodas aro 15'', rádio CD/MP3 Player com Bluetooth e entradas USB e comandos no volante. Somando estes itens ao ar-condicionado e às quatro portas (como o modelo das imagens), o preço é de R$ 38 850, equivalente ao high up! com ar-condicionado e CD/MP3 Player.
Para quem busca um modelo confiável e de custo-benefício justo, o Gol é a melhor opção: possui valor de revenda satisfatório, mecânica consagrada (podendo ser equipado também com motor 1.6) e boa dirigibilidade. Mas preferimos o up! por ser mais seguro, moderno e econômico, custando quase o mesmo.
Para quem busca um modelo confiável e de custo-benefício justo, o Gol é a melhor opção: possui valor de revenda satisfatório, mecânica consagrada (podendo ser equipado também com motor 1.6) e boa dirigibilidade. Mas preferimos o up! por ser mais seguro, moderno e econômico, custando quase o mesmo.
Preços
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Na "vida real", o up! custa mais que o preço de tabela básico. Isto porque equipamentos exigidos pelos brasileiros, como ar-condicionado, vidros/travas/retrovisores elétricos e direção elétrica, são opcionais em algumas versões e as unidades disponíveis nas lojas já trazem estes itens.
take up! com ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros dianteiros elétricos em São Paulo: R$ 34 440
move up! com direção elétrica, ar-condicionado, chave-canivete e vidros dianteiros elétricos em Teresina: R$ 35 990
move up! com direção elétrica, ar-condicionado, chave-canivete e vidros dianteiros elétricos em São Paulo: R$ 36 096
high up! com ar-condicionado e bancos na cor creme/vermelho em São Paulo: R$ 38 130
high up! com ar-condicionado, Rádio/CD Player e bancos na cor creme/preto em São Paulo: R$ 38 886
Até a data de fechamento do post, as versões black, red e white up! não estavam nas concessionárias visitadas.
Veredicto: enfim, o up! chega ao Brasil acima da média dos compactos, trazendo ótimo aproveitamento de espaço, motor 1.0 eficiente, nível exemplar de segurança e diversos itens de comodidade. Se o design divide opiniões, os atributos do up! conquistam até consumidores mais racionais. A lamentar, as etiquetas de preços pouco atraentes e, por extensão, a falta de alguns itens comuns em modelos desta faixa de mercado. Para quem prefere esperar, as versões duas portas e i-Motion estão confirmadas e deverão ser apresentadas nos próximos meses. Resta saber se, passado o furor do lançamento, exista a possibilidade de haver descontos...
O Volkswagen up! tirou...
Design_ 8,5
Espaço interno_ 8,0
Conforto_ 8,5
Acabamento_ 8,5
Equipamentos_ 8,5
Desempenho_ 8,0
Segurança_ 9,0
Consumo_ 9,5
Custo-benefício_ 8,0
Nota Final_ 8,5
Veja a galeria de imagens do Volkswagen up!
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Fotos | Júlio Max e Rafael Susae
Agradecimentos | Alemanha Veículos - Av. Miguel Rosa
Comentários
Também concordo que o up! é melhor opção que o Gol.
Outra opção interessante é o Etios X>...
Não tem como comparar o UP com o Gol, o UP é superior em tudo, uma pena esses valores absurdos.
1) O desempenho. Esse 0 a 100 Km/h em 12,4 s é muito rápido pra um carro 1000. Seria o 1000 mais rápido do mercado e inclusive mais rápido que muito carro de motor 1.5 16V e 1.6 automático !
2) O logotipo VW na frente está simplesmente patético de tão grande... eu sei que a VW cada vez mais aumenta o logotipo, num egocentrismo ( ou será autocentrismo ? ) sem tamanho, mas daí a por um emblema tirado de um caminhão, já passou dos limites !!!
beltygeve
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