Foram divulgados hoje (27) novos resultados dos crash-tests do Latin NCAP, instituição que desde 2010 avalia a segurança dos modelos comercializados na América Latina. Dos cinco carros, três estão sendo avaliados pela primeira vez (Ford Focus III, Chevrolet Malibu e Volkswagen Jetta) e dois deles foram reavaliados (o Hyundai HB20, agora na versão Sedan, e o Ford EcoSport, ao lado, com resultado atualizado). O choque ocorre a 64 km/h, contra uma barreira deformável.
Ambos melhoraram suas notas em relação ao resultado divulgado em março deste ano (veja aqui): o HB20S alcançou 13,80 pontos de proteção a adultos (contra 10,23 no teste anterior com o HB20 Hatchback, aumentando a nota de três para quatro estrelas) e 34,52 de proteção para crianças nas cadeirinhas (um salto notável em relação aos preocupantes 4,77 pontos anteriores, subindo a nota de uma para três estrelas). Já o EcoSport chegou a 14,64 pontos de proteção para os ocupantes da frente (antes, havia obtido 13,64; sua nota subiu de 4 para 5 estrelas) e 31 pontos na proteção infantil (resultado igual ao teste anterior, mantendo 3 estrelas).
Recém-lançado no mercado brasileiro, o Ford Focus III Hatch se saiu muito bem no crash-test: pontuou 16,52 de 17 pontos possíveis de proteção a adultos (cinco estrelas) e 38,06 de 49 pontos possíveis (quatro estrelas) para crianças em cadeirinhas (o Focus anterior havia obtido nota 13,53 em proteção a adultos [quatro estrelas] e 33,68 para ocupantes nas cadeirinhas [três estrelas]).
Outro destaque foi o VW Jetta, que também chegou a cinco estrelas de proteção para os ocupantes da frente (nota 15,34 de 17 pontos possíveis) e quatro estrelas de proteção a crianças (39,20 pontos de 49 possíveis). Ford EcoSport, Focus e VW Jetta são os primeiros carros comercializados no Brasil a alcançarem cinco estrelas de proteção aos ocupantes da frente (o Seat Leon foi o primeiro modelo avaliado pelo Latin NCAP a obter esta nota, mas não é vendido aqui).
O Chevrolet Malibu (em sua nova geração, ainda não comercializada no Brasil), único carro do teste a trazer dez airbags, alcançou quatro estrelas de proteção a adultos (14,56 de 17 pontos possíveis) e somente uma de proteção a crianças (8,57 de 49 pontos possíveis). A título de comparação, o Chevrolet Cruze LT, com dois airbags, também obteve quatro estrelas de proteção a adultos e três estrelas na proteção de crianças em cadeirinhas. O pífio resultado em proteção infantil é reflexo da falta de compatibilidade do sistema de retenção infantil com os protocolos do Latin NCAP.
Vídeos
Ford Focus III Hatch
Hyundai HB20S
Volkswagen Jetta
Chevrolet Malibu
Ford EcoSport
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).