Por enquanto, as primeiras unidades da terceira geração do Ford Focus que chegam à Teresina (PI) são hatchbacks, com fila de espera (confira imagens da versão sedan aqui). O Auto REALIDADE teve acesso às versões 1.6 S e 2.0 Titanium, ambas equipadas com câmbio automático Powershift (e, coincidentemente, os dois carros que fotografamos são brancos).
O visual do novo Focus não chega a ser arrasador, até porque seu lançamento no exterior, ocorrido há três anos, tirou parte do fator novidade (e além disso, as rodas aro 17'' da versão Titanium com centro na cor preta destoam do conjunto). Entretanto, o design é moderno e agrada mais visto pessoalmente. A título de comparação, confira o novo Focus ao lado do New Fiesta (fotos de Antonio Manoel). As diferenças externas entre as versões estão nos faróis (com LEDs, luzes de neblina e projetores na versão Titanium), rodas (aro 16'' no S) e teto solar (no Titanium).
Focus S 1.6 à esquerda, 2.0 Titanium à direita |
Painel do Focus 1.6 S |
Painel do Focus 2.0 Titanium |
O interior agrega tecnologia e estilo atual, com painel de instrumentos analógico e tela de computador de bordo (monocromática no S e colorida no Titanium - veja à esquerda), volante de quatro raios com detalhes prateados e comandos de som, sistema SYNC (também Seu espaço interno é bom (a distância entre-eixos é de 2,65 metros e há amplo espaço para ombros, enquanto para a cabeça é justo).
Reprodução de música via Bluetooth (P.S.: Não era meu celular :P) |
O porta-malas possui capacidade de 316 litros, um pouco aquém dos rivais. Há duas alças na parte interna da tampa, o que facilita fechá-la. Outra curiosidade são os limpadores de para-brisa, agora varrendo o vidro em sentidos opostos. O Focus mede 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura (sem retrovisores externos, que acrescentam 19 cm) e 1,48 metro de altura.
Enquanto o 1.6 Sigma TiVCT possui 131 cavalos e 16,2 kgfm de torque com gasolina/135 cavalos e 16,7 kgfm com etanol, o 2.0 Duratec (acima) rende 175/178 cavalos e 21,5/22,5 kgfm de torque (com gasolina/etanol, nesta ordem). Seu câmbio Powershift possui seis marchas e opção de trocas manuais em botões +/- na alavanca. O tanque de combustível comporta 55 litros.
O Focus 1.6 S Powershift (acima) custa R$ 66 990, enquanto o 2.0 Titanium Plus Powershift sai por R$ 87 990. Enquanto a versão S possui preço parelho a Chevrolet Cruze Sport6 LT manual com pintura metálica (R$ 65 890), Citroën C4 Exclusive com pintura metálica e faróis de xenônio (R$ 66 580), Fiat Bravo Absolute com pintura metálica e RadioNav (R$ 67 208), Peugeot 308 Allure 2.0 automático (quatro marchas) com pintura metálica (R$ 66 090) e VW Golf VII Highline sem opcionais (R$ 67 990), o Titanium compete com VW Golf VII Highline Exclusive (R$ 89 990) e Fiat Bravo T-Jet completo (R$ 84 807).
Fotos | Antonio Manoel e Júlio Max
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ocunaqal
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