Review: smart fortwo


O carro mais barato da concessionária Mercedes-Benz... não é um Mercedes-Benz. A smart surgiu como submarca, idealizada pelo CEO do grupo do fabricante de relógios Swatch Nicolas Hayek (falecido em 2010) e inicialmente aliou-se à Volkswagen antes de fechar acordo com a Mercedes em 1994.

O smart City-Coupé foi lançado em outubro de 1998, produzido em fábrica própria em Hambach (França) - mas o modelo não atendia aos desejos iniciais de Hayek (tanto no design quanto na falta de versões híbridas). A linha aos poucos se expandiu e chegou a contar com um modelo de quatro portas (o Forfour), além dos conversíveis crossblade e Roadster.

Atualmente, o único modelo comercializado pela marca é o fortwo (confira a avaliação do Auto REALIDADE, de 2011, aqui), nas versões mhd, coupé e cabriolet, além do Brabus. Antecipamos desculpas pelo enquadramento das fotos, pois com tanta gente na autorizada Newsedan, o espaço era tão exíguo quanto as dimensões do fortwo...


No Brasil, o smart fortwo foi apresentado no Salão do Anhembi em 2008 e começou a ser vendido em abril de 2009. A versão mhd, mais acessível, chegou em 2010, enquanto a atualização visual chegou em julho de 2012. Visualmente, é um modelo carismático e com ar moderno, apesar de ser praticamente igual desde 2007. Suas medidas contidas -  2,695 metros de comprimento, 1,559 metro de largura e 1,542 m de altura - facilitam manobras e estacionamentos.


O espaço interno é surpreendente para duas pessoas, com ótimo espaço para pernas e cabeça. A linha 2013 incorporou sistema multimídia com GPS, Bluetooth e tela sensível ao toque de 6,5 polegadas (escondido atrás dele está o leitor de CD/DVD; as entradas Auxiliar/USB/SD Card ficam no porta-luvas). O fortwo coupé traz ainda teto solar panorâmico com persiana, ar-condicionado automático, bagagito do porta-malas, luzes diurnas de LEDs, porta-luvas com chave, comandos no volante e paddle-shifts, rodas aro 15'', entre outros equipamentos.

Entre os itens de segurança estão a célula de segurança tridion (visível nas partes pintadas de preto no modelo das fotos), crash-boxes na dianteira e traseira, controle de estabilidade, freios ABS com BAS (auxiliar em frenagem de emergência) e airbags frontais e laterais. Há três opções de cores para o painel: preto, bege e vermelho. O porta-malas, com tampa bipartida, leva 220 litros (até o teto, são 340 L).


Seu motor 1.0 três-cilindros traseiro é turbinado e rende 84 cavalos (o mhd, sem turbo, rende 71 cv). O câmbio, batizado de softouch, é automatizado de 5 marchas com função kick-down. De acordo com a smart, o fortwo faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 145 km/h.

Apesar da proposta urbana, o smart não é tão barato assim: o mhd, com menos equipamentos, parte de R$ 52 500. Já o coupé das imagens custa R$ 68 500. Há ainda os modelos cabriolet (R$ 72 500) e Tritop (R$ 72 900). Na semana passada foi apresentada a série nightstyle, exclusiva para o mercado brasileiro: ocoupé nightstyle edition custa R$ 68 900, a versão cabrio nightstyle edition sai por R$ 72 900 e o cabrio tritop nightstyle edition, R$ 73 200 (saiba mais clicando aqui).


Veja mais imagens do smart fortwo!





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