Fiat lança Strada Working, Trekking e Adventure 2014



A Fiat Strada traz um histórico de 15 anos no mercado brasileiro, constantemente recebendo atualizações e itens que a consolidaram como líder no segmento de picapes pequenas, apesar de não ser necessariamente sucesso de crítica. Em 1998 chegava a última derivada do Palio, nas versões Working (voltada ao trabalho, com motor 1.5), Trekking 1.6 8v e LX 1.6 16v. No ano seguinte chegou a versão "cabine estendida", oferecendo mais espaço interno atrás dos bancos, alavancando as vendas, que superaram as da VW Saveiro em 2000. Em 2001, além da reestilização, foi apresentada a versão Adventure,  também bem-aceita no mercado. Outra reestilização veio no ano de 2004, consolidando a liderança do mercado frente à recém-apresentada Chevrolet Montana. A Strada passou ainda por modificações em 2008 e leves alterações em 2012 (a versão Fire, com estilo de 2004, deu lugar à Working; a Adventure ganhou nova grade e a Trekking, novo para-choque). Agora, a linha Strada passa por mais uma atualização, mantendo a mesma arquitetura básica do fim dos anos 1990, agora com novidades como caçamba maior, mudanças no visual, inclusão de equipamentos e versão com três portas.





Externamente, a versão Working (acima) é a única que traz novidades na frente: um novo para-choque, com ar mais esportivo, se junta ao conjunto óptico adotado desde 2008. A caçamba de todas as versões é nova, assim como o estilo de janela da Cabine Estendida. O principal destaque é a versão Cabine Dupla com três portas (GIF à esquerda).

A Fiat desenvolveu uma porta do lado direito que facilita o acesso dos ocupantes de trás, abrindo-se no sentido contrário à porta dianteira direita (posicionada do lado onde geralmente fica a calçada). O espaço disponível para a entrada dos passageiros é de 1,0 metro quadrado, o dobro da Strada cabine dupla anterior. A ausência de coluna entre as portas exigiu atenção à rigidez torcional da carroceria e ao cinto de segurança do passageiro traseiro direito, acoplado à própria porta. A caçamba traz novo design (lanternas horizontais, tampa traseira com um retângulo arredondado vincado e o para-choque com dois refletores, além de acréscimo de 8 cm na altura da caçamba, ganhando 100 litros de capacidade). A cabine dupla com três portas será oferecida nas versões Working, Trekking  e Adventure. Vale ressaltar que o banco traseiro pode levar somente dois ocupantes, cada um deles com encostos de cabeça e cintos de segurança.


As versões Cabine Simples (agora, chamada Cabine Curta) e Estendida trazem caçambas ampliadas, oito centímetros mais altas, trazendo a maior capacidade volumétrica entre as concorrentes (de acordo com a Fiat), sendo que a versão cabine simples leva 120 litros a mais que a Strada anterior, enquanto a versão cabine estendida leva 110 L a mais.



Versão Working: modelo voltado ao trabalho, equipada com motor 1.4 Fire de 85/86 cavalos e 12,4/12,5 kgfm. A Fiat divulga tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 12,5 segundos. Além do novo para-choque dianteiro (sem pintura) e da nova caçamba, traz de fábrica airbags para motorista e passageiro, freios ABS, grade protetora do vidro traseiro, computador de bordo, tomada 12V, Follow Me Home (os faróis permanecem acesos por alguns segundos após o desligamento do carro), revestimento de tecido nas portas, suspensão traseira com eixo ômega, tampa traseira removível e molas parabólicas longitudinais.

Seu preço básico, na versão cabine simples, é de R$ 33 750. Com cabine estendida, custa R$ 36 870, e com cabine dupla, R$ 42 330. As cores Azul Búzios, Branco Banchisa, Preto Vulcano ou Vermelho Alpine, sólidas, estão inclusas no valor, enquanto as tonalidades metálicas Cinza Cromo, Cinza Scandium, Cinza Tellurium, Prata Bari e a nova Vermelho Oppulence adicionam R$ 1045 ao preço. Como opcionais, ar-condicionado + para-brisa degradê (R$ 2964), banco do motorista com regulagem de altura (R$ 313), capota marítima (R$ 735), desembaçador com ar quente (R$ 347), direção hidráulica (R$ 2083), Kit Celebration 3, que engloba ar-condicionado, direção hidráulica, predisposição para rádio (dois alto-falantes e antena), volante com regulagem de altura e para-brisa degradê (R$ 4046), Kit Young 3, com calotas, brake-light e faróis de neblina (R$ 366), Kit Young 4, com rodas aro 14'', brake-light e faróis de neblina (R$ 813), preparação para rádio (R$ 288) e Rádio USB MP3/WMA (R$ 177).


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Versão Trekking: com ar urbano e agora somente com opção de cabine dupla, vem com motor 1.6 16v E.torQ de 115/117 cavalos e torque de 16,2/16,8 kgfm com gasolina/etanol. A Fiat garante que a Strada Trekking acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, com etanol, e 9,9 s com gasolina. De série, traz ar-condicionado, abertura interna do tanque de combustível, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, vidros e travas elétricos, rodas de liga-leve aro 14'', quadro de instrumentos exclusivo, novo volante com comandos de áudio e revestimento em couro, rádio Connect com CD Player, MP3, Bluetooth; chave tipo canivete, entre outros itens. O sistema Locker, com diferencial blocante e restrito à Strada Adventure, passa a ser disponível para esta versão. Seu preço é de R$ 48 360 sem opcionais.


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Versão Adventure: a opção mais aventureira da Strada está disponível com cabine estendida (à esquerda) ou dupla. Ela passa a ser equipada com rodas aro 16'' e novos pneus de uso misto, chave-canivete, banco do motorista com regulagem de altura, quadro de instrumentos com nova grafia e abertura interna do tanque de combustível, além de trazer ar-condicionado, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, janela traseira corrediça, trava automática das portas a partir de 20 km/h, entre outros itens. Há acessórios da marca Mopar (porém desvinculada da esportividade dos Dodge), como a central multimídia (foto abaixo), com tela sensível ao toque, DVD, visor para câmera de ré e TV digital. Seu motor 1.8 16v E.torQ gera 130/132 cv e torque de 18,4/18,9 kgfm, com tempo de 0 a 100 km/h de 10,3 segundos. O câmbio automatizado Dualogic, de cinco marchas e trocas pela alavanca ou aletas atrás do volante, passa a estar disponível para a Adventure com cabine estendida, que parte de R$ 49 480. A versão Cabine Dupla parte de R$ 54 360 e pode chegar a elevados R$ 64 648 com sistema Locker, Kits High Tech e Convenience 2, câmbio Dualogic e bancos parcialmente revestidos em couro.




Comentários

se não fosse pelo preço desfavorável em comparação com uma weekend ou um siena comparativamente equipados, eu abraçava o capeta e encarava a strada de 3 portas
Anônimo disse…
Gostaria de saber qual a altura dos modelos, pois na foto onde aparecem pessoas supostamente entrando no carro, não dá a real noção da altura destas pessoas. Em outras palavras, acredito que vai exatamente na direção dos demais veículos tais como siena, palio, uno, onde só pode dirigir confortavelmente quem tem menos de 1,75. Já tive um siena e sei do que estou falando. Para alguém com 1,84 (meu caso) tive muita dificuldade em dirigir, pois não há conforto, talvez pela posição do banco e distância entre o banco do motorista, mesmo o gran siena apresenta este desconforto de ter o banco próximo ao volante e aos pedais.
Unknown disse…
Anonimo seu burro larga de preguica se identifica no post. E depois vai em uma concessionaria fiat para ver o carro de perto , tem um zilhao delas no Brasil todo. ALCE.
Anônimo disse…
"...rigidez torcional da carroceria e ao cinto de segurança do passageiro traseiro direito, acoplado à própria porta." - Seria passageiro dianteiro direito ou tambem o do passageiro traseiro?
Unknown disse…
Eu queria saber se esse rádio da Strada working pode se conectar com o celular via Bluetooth?
Nelson disse…
ESSE CINTO DO CARONA Q É UM Ó TEM QUE ABRIR A PORTA DO CARONA SOLTAR O CINTO PARA LIBERAR QUEM ESTA ATRÁS ...
Vânia Hamessi disse…
O uso do cinto independe da porta. Ele esta fixado na porta, mas o uso dele por dentro é normal.