A Cadillac apresenta a quarta geração do utilitário de luxo Escalade. Surgido em 1998 como mera variação do GMC Yukon Denali, em resposta ao lançamento do Lincoln Navigator no mesmo ano, ganhou nova geração em 2001 e variantes como EXT (picape), ESV (de traseira alongada) e ESV Platinum (topo de linha), além de itens como o StabiliTrak (controle de estabilidade), rádio satélite XM e sistema de monitoramento OnStar.
O Escalade se consagrou em clipes de rap, geralmente no estilo DUB (com enormes rodas cromadas e um potente equipamento de som). Em janeiro de 2006 passou a ser produzida a terceira geração, totalmente renovada mas com design que mantinha elementos que consagraram a segunda geração. A versão Hybrid, ecologicamente correta, surgiu em 2008.
Ano a ano foram feitas pequenas modificações. Agora o Escalade chega totalmente novo, com design semelhante aos novos ATS e STS, além de novos itens de conforto, tecnologia e segurança.
Baseado nos recém-lançados Chevrolet Tahoe/Suburban, o Escalade (que chega como linha 2015) traz iluminação dianteira e traseira com LEDs, rodas aro 20'' de série (22'' opcionais), ampla grade cromada frontal e lanternas que surgem no teto e terminam no para-choque.
Por dentro, destaque para o sistema multimídia CUE (similar ao MyLink da Chevrolet), com tela touchscreen de 12,3 polegadas, além de leitor de Blu-Ray/DVD e tela de nove polegadas no teto (na versão ESV, são duas telas de 9,0 polegadas); direção elétrica de assistência variável, poupando combustível ou garantindo maior controle em velocidades mais altas, dependendo da situação; Front e Rear Automatic Braking, que por meio de sensores evitam colisões dianteiras ou traseiras em baixa velocidade, freando automaticamente o Escalade se necessário; bancos das primeira com aquecimento e ventilação (a segunda fileira de bancos pode ser reclinada e traz aquecimento), airbag central para ocupantes da frente, controle de estabilidade StabiliTrak com assistência a reboque, Magnetic Ride Control (realiza uma leitura das condições da estrada a cada milissegundo, ajustando-se automaticamente), freios a disco Duralife com aproximadamente o dobro de vida útil e frenagem mais precisa, OnStar Stolen Vehicle Assistance (ajuda a polícia a localizar o carro em caso de roubo), sensores que detectam intrusão, inclinação ou vidros quebrados (desativando funções do carro, como a partida), além de espaço para oito pessoas (o pioneiro Escalade levava apenas cinco passageiros).
O motor é o novo 6.2 V8 Ecotec3 que gera 420 hp e 63,6 kgfm de torque, ganhando 5% de potência e 10% de torque em relação ao Escalade anterior. O câmbio automático Hydra-Matic 6L80 possui seis velocidades e é acionado por alavanca na coluna de direção. Estão disponíveis versões com tração em duas ou nas quatro rodas.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).