Esta versão passa a ser a topo-de-linha do Gol, trazendo motor 1.6 e uma grande lista de equipamentos - a ponto de gerar dúvidas entre comprá-lo ou levar o CrossFox. O Auto REALIDADE traz as impressões da linha 2014 do hatch aventureiro da Volkswagen.
Por dentro, o Gol Rallye não chega a ser sofisticado como alguns dos modelos em sua faixa de preço, mas acabamento (com exceção do círculo nos painéis das portas onde, nas versões básicas, fica a manivela) e ergonomia são bons. De série, ele vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, volante regulável em altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, tomada 12V, sensores de estacionamento traseiro, pedaleiras de alumínio, chave-canivete, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, para-sol com iluminação, pintura do painel em dois tons, limpador e desembaçador do vidro traseiro, porta-revistas para os ocupantes de trás e palhetas aerowischer (com aerodinâmica melhor e funcionamento mais silencioso). O carro das imagens traz o pacote i-Trend, composto por volante com comandos de áudio e Rádio CD Player/MP3 (acima) com entrada USB, Bluetooth, interface para iPod, moldura preto brilhante e iluminação vermelha. Acima dele, há sete teclas, das quais apenas três podem ser acionadas. O espaço interno é justo para quatro adultos e uma criança. Os instrumentos oferecem boa leitura. O porta-malas tem capacidade de 285 litros e rede porta-objetos. O Gol possui 3,92 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,49 m de altura e distância entre-eixos de 2,465 metros.
Seu motor 1.6 8v EA111 VHT gera 101 cavalos e 15,4 kgfm de torque com gasolina ou 104 cv e torque de 15,6 kgfm com etanol a 2500 rotações por minuto, gerando desempenho suficiente no uso cotidiano. A VW declara que o Gol Rallye faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e chega a 181 km/h com etanol (utilizando gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 s e atinge 179 km/h).
No test-drive realizado próximo à concessionária Alemanha, com cinco pessoas a bordo, foi possível constatar as diferenças entre o Gol Rallye (posição de dirigir mais baixa e filtração das imperfeições do piso regular) e o CrossFox, ao lado (com rodar mais macio, mais espaço interno e visibilidade ampliada, porém com um complicado sistema de abertura do porta-malas, por conta do estepe na traseira). Com gasolina, o consumo urbano do Gol fica na casa de 10,5 km/l, média que cai para cerca de 7 km/l utilizando etanol. O tanque de combustível comporta 55 litros.
O Gol Rallye parte de R$ 46 670, com cores sólidas disponíveis sem custo adicional (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e metálicas pagas à parte (o Amarelo Solaris, classificado como "cor especial", adiciona R$ 1585 ao preço; as tonalidades Cinza Spectrus, Prata Sírius [cor do carro da matéria] e Vermelho Apple custam R$ 1071).
Como opcionais, revestimento em couro (+ R$ 631), lanterna esquerda de neblina (+ R$ 121), função Coming/Leaving Home (+ R$ 201), pacote I-Trend (+ R$ 1175) e câmbio automatizado de cinco marchas i-Motion (com ele, o Gol Rallye custa R$ 49 450). A garantia é de apenas 1 ano. Os principais concorrentes do Gol Rallye são: Renault Sandero Stepway (R$ 45 370), Hyundai HB20X Style (R$ 48 755) e, na mesma faixa de preço porém sem direcionamento aventureiro, Fiat Palio Sporting, Ford New Fiesta SE, Peugeot 208 Allure, Citroën C3 Tendance e Chevrolet Onix LTZ.
Veredicto: o Gol Rallye é uma boa opção para consumidores que desejam um modelo atual, com pacote de equipamentos além do trivial, bom desempenho e confiabilidade. Ele não chega a oferecer diferenciais impressionantes frente aos concorrentes, mas é um carro equilibrado e pode encarar a selva urbana com mais facilidade. O preço poderia ser mais competitivo (especialmente com opcionais) e o valor do seguro, dependendo do perfil do condutor, também pode ficar elevado.
O Gol Rallye tirou...
Design_ 9,0
Espaço interno_ 8,0
Conforto_ 7,5
Acabamento_ 8,5
Equipamentos_ 8,5
Desempenho_ 8,5
Consumo_ 8,0
Custo-benefício_ 8,5
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