Texto e Fotos | Rafael Susae
São Paulo (SP)
Hoje o Auto REALIDADE completa quatro anos! Compartilhamos nossa celebração com você, realizando a avaliação da recém-apresentada família Volvo R-Design, composta pelos modelos V40, V60, S60 e XC60.
No último dia 17, a Volvo promoveu um evento de lançamento da linha R-Design 2014, incluindo o inédito V40 R-Design, apresentado neste mês. O ponto de encontro foi a Galeria Zipper, localizada no Jardim Paulista, em São Paulo-SP, onde havia uma XC60 em exposição (fotos abaixo), seguindo para a pista particular da Fazenda Capuava, em Indaiatuba-SP, a cerca de 70 km da capital. O test-drive incluía ida e volta nos carros da marca e voltas na pista em todos os modelos R-Design, permitindo sentir os veículos em situações distintas, como trânsito urbano, autoestrada e uma pista desafiadora.
O Autódromo da Fazenda Capuava é bastante conhecido pelos track days realizados lá, sendo uma pista com um grau de dificuldade muito maior que Interlagos, por exemplo. Seu traçado lembra mais um kartódromo gigante do que um autódromo internacional, pois há muitas curvas sucessivas, várias delas bastante fechadas, com grande variação topográfica, levando os carros facilmente até o limite da aderência, enquanto as retas não são longas o suficiente para atingir altas velocidades e sempre são seguidas de curvas fortes.
Todos os automóveis avaliados apresentaram tendência a sair de frente (subesterço), ainda que em diferentes níveis, com nítida desvantagem para o SUV XC60. O S60 T6, com tração integral, se mostrou o carro mais estável. Devido ao uso intenso por vários jornalistas, os freios quase sempre estavam fadigados, acarretando perda de eficiência nas frenagens.
.jpg)
.jpg)
O S60 e a V60 passam a ser oferecidos somente nas versões R-Design. O V40 ainda conta com a versão Dynamic T4 (2.0 turbo cinco cilindros de 180 cv), enquanto o XC60 também está disponível nas versões Dynamic T5 e Top T6, com as mesmas motorizações da R-Design.
Os quatro modelos da Volvo à venda no país atualmente guardam muitas semelhanças entre si, diferenciando-se basicamente pelos tipos de carroceria, conjunto mecânico e pacote de equipamentos. No mais, eles compartilham as mesmas qualidades. Todos contam com a mesma bela identidade visual, interior aconchegante com acabamento impecável e o característico console central do tipo ponte, diversos sistemas que garantem o alto nível de segurança que sempre fez a fama da marca sueca, além de desempenho satisfatório e bom comportamento em todas as versões.

.jpg)
Obviamente, a esportividade não está restrita ao design, todos os modelos da linha R-Design dão um show de performance. A suspensão dos R-Design é 15 mm mais baixa e vários componentes foram desenvolvidos especialmente para melhorar a dinâmica, sem comprometer o conforto. Seja qual for o modelo e a versão, motor e câmbio formam uma dupla afiada, sempre pronta para entregar ótimas doses de força e garantir muito prazer ao volante. Arrancadas e retomadas são surpreendentemente rápidas, tornando a condução não apenas mais prazerosa, mas também mais confortável e segura, já que velocidades de cruzeiro são mantidas com baixa rotação e as ultrapassagens são realizadas com facilidade. O ruído do motor é imperceptível quando o carro é conduzido de maneira tranquila, porém em altas rotações surge um ronco empolgante.
As transmissões Geartronic (automática) e Powershift (automatizada de dupla embreagem), ambas de seis marchas, revelaram comportamentos parecidos e são perfeitas para a proposta dos carros, sem estragar a pegada esportiva. Os dois câmbios realizam trocas rápidas e suaves, além de não hesitarem em reduzir as marchas quando se pisa um pouco mais fundo. O modo sequencial não permite corte de giro, sempre passando a marcha ao atingir o limite da rotação (cerca de 6.000 rpm). Acredite, isso é bom, já que é possível usar essa “limitação” como um modo esportivo, ideal para extrair o máximo de rendimento sem sequer precisar se preocupar em trocar de marcha. Na estrada, ao sair de um pedágio ou ultrapassar uma carreta, as trocas sequenciais são um grande aliado. Sem contar que ficar forçando o motor não combina com a inteligência de um luxuoso Volvo.
O tempo dos carros caretas, que tinham como atributo apenas a segurança, ficou para trás. Apesar de terem fortes concorrentes, os renovados Volvo se mostraram excelentes carros, plenamente capazes de satisfazer quem procura veículos premium, além de estarem extremamente atraentes, em especial a linha R-Design, composta por modelos que aliam com muita competência luxo, estilo e esportividade. Uma pena que a marca sueca tenha apenas 27 concessionárias no Brasil, o que acaba limitando as vendas, os Volvo mereciam uma maior participação no mercado.
Tabela de preços da linha Volvo 2014
V40 T4 Dynamic - R$ 122 950
V40 T5 R-Design - R$ 138 950
S60 T5 R-Design - R$ 154 950
S60 T6 R-Design - R$ 205 950
V60 T5 R-Design - R$ 159 950
V60 T6 R-Design - R$ 209 950
XC60 2.0 T5 Dynamic - R$ 159 950
XC60 2.0 T5 R-Design - R$ 189 950
XC60 T6 Top - R$ 224 950
XC60 T6 R-Design - R$ 249 950
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).