Ford lança novos Focus Hatch e Sedan


Após três anos, finalmente o mercado brasileiro passa a contar com a terceira geração do Ford Focus, nas carrocerias Hatch e Sedan. As exclusividades do modelo fabricado na Argentina em relação aos Focus europeus e norte-americanos são as luzes diurnas de LEDs acopladas aos faróis e rodas aro 17'' com centro pintado de preto, detalhes disponíveis na versão Titanium. 

O design ganha ousadias em relação à geração anterior, lançada em 2008 (à direita, na cor preta). A traseira do Sedan, considerada muito careta, agora adota lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e para-choque mais esportivo. Porém, em breve o Focus deve mudar no exterior, ganhando nova frente (a grade passa a ser similar a adotada no New Fiesta e no Fusion).


A Ford decidiu promover primeiro o Novo Focus Sedan: foi o único a ser apresentado tanto no Salão de São Paulo em 2012 (trazido dos Estados Unidos) quanto na exposição Focus Pop-Up Gallery, já na configuração definitiva. Mas o Hatch também começa a ser vendido, custando a partir de R$ 60 900 na versão de entrada equipada com motor 1.6.


Um dos avanços mais notáveis da nova geração do Focus está nos motores: o 1.6 Sigma TiVCT ganhou potência em relação ao utilizado no New Fiesta e EcoSport: rende 131 cavalos com gasolina e 135 cv com etanol, com torque de 16,2/16,7 kgfm de torque com gasolina/etanol, na ordem. Já o 2.0 Duratec (na foto) incorpora a tecnologia Direct Flex, pioneiro em aliar injeção direta de combustível à flexibilidade entre gasolina e etanol. Sua potência é de 175/178 cavalos. O torque é de 21,5 kgfm com gasolina e 22,5 kgfm com etanol. O câmbio automático passa a ser o Powershift com opção de trocas manuais em botões na alavanca. A versão sedan teve porta-malas encolhido para 421 litros, enquanto o hatch oferece 316 litros, capacidade também inferior a outros hatchbacks médios.


Serão oferecidas quatro versões. A S vem de série com ar-condicionado manual, airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ajuste de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do banco do motorista, repetidores de piscas nos retrovisores, acendimento automático do pisca-alerta após frenagem brusca, assistente de partida em rampa (HLA), controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TCS), alça de segurança para passageiro da frente, temporizador dos faróis, aviso de portas abertas, pressão baixa nos pneus, faróis acesos, de utilização do cinto para ocupantes da frente e de chave na ignição, ISOFIX (fixação para cadeirinhas infantis), rodas aro 16'', tomada 12V, iluminação do porta-malas e do porta-luvas, alarme, vidros elétricos com sistema um toque (apenas para baixo e para o motorista), travas elétricas, abertura elétrica do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, lanterna de neblina (porém sem faróis de neblina), banco traseiro rebatível e bipartido, saída de ar para ocupantes do banco traseiro, computador de bordo, palhetas "Flat Blade", dois porta-copos, sistema Sync com tela de 3,5 polegadas, 4 alto-falantes, dois tweeters e Rádio CD MP3 com Bluetooth e entrada auxiliar e uma entrada USB, controles de áudio no volante e leitura/envio de mensagens SMS. A versão SE traz os itens acima, além de 4 airbags (frontais e side-bags), faróis de neblina com moldura cromada, ajuste lombar para o motorista, controle da intensidade da luz do painel, descansa-braço dianteiro, freios a disco nas quatro rodas (o S traz freios a tambor atrás), luzes de cortesia na dianteira e traseira, rodas aro 17'', maçanetas internas na cor cromado fosco (preta no S), molduras das saídas de ar na cor prata metálica (também preta no S), iluminação dos para-sóis, vidros dianteiros e traseiros com sistema um toque para cima/baixo, volante revestido em couro, abertura e fechamento de todos os vidros e portas, duas alças de segurança traseiras, ajuste manual de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade e sistema Sync com tela de 4,2 polegadas. Mais completo, o SE Plus vem com ar-condicionado automático digital bi-zone, seis airbags (frontais, side-bags e de cortina), retrovisores externos com luz de aproximação e rebatimento elétrico, acendimento automático dos faróis, Ford Power (partida por botão) e sensor de chuva. Por fim, o Titanium é a versão completa, trazendo teto solar elétrico, grade dianteira na cor preto brilhante, ajuste elétrico do banco do motorista em seis posições, luzes de cortesia em LEDs, molduras das saídas de ar e do painel central em cinza metálico, duas tomadas 12V, 4 porta-copos, alarme volumétrico, faróis de xenônio com ajuste de altura automática e lavadores, sistema de estacionamento automático (Active Park Assist, abaixo), sensor de estacionamento dianteiro, MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e tela no painel de instrumentos de 4,2 polegadas; Sony Premium Sound, sistema de navegação e entrada RCA de áudio/vídeo.


O Focus Hatch será oferecido nas versões S 1.6, por R$ 60 990; S 1.6 PowerShift, a partir de R$ 66 990; SE 1.6, por R$ 63 990; SE 1.6 PowerShift, por R$ 69 990; SE 2.0 PowerShift, por R$ 72 990; SE Plus 2.0 PowerShift, por R$ 75 990 e o topo-de-linha Titanium Plus 2.0 PowerShift, que custa R$ 87 990. O Sedan, que só é equipado com motor 2.0 e câmbio Powershift (não haverá opção manual), terá quatro versões: S 2.0 PowerShift (R$ 69 990), SE 2.0 PowerShift (R$ 74 990), SE Plus 2.0 PowerShift (R$ 77 990) e Titanium Plus 2.0 PowerShift, que custa R$ 89 990, valor próximo à estimativa feita pelo Auto REALIDADE no Focus Pop-Up Gallery e apenas R$ 3 mil abaixo do Fusion 2.5. As cores Prata Geada e Prata Atenas custam R$ 1000, enquanto as tonalidades Azul Mônaco, Cinza Novara, Cinza Ubatuba e Preto Gales somam R$ 1285.


Fotos | Divulgação, Rafael Susae (2), (5), (6) e Júlio Max

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