Revelado como carro-conceito em 2011 e 2012, o BMW i3 agora é apresentado na versão de produção, que manteve o jeitão futurista em seu design: a frente com faróis e dupla grade que caracteriza a marca (apenas decorativa, por ser um carro elétrico) em posição elevada, para-choque com ar robusto e a pintura preta de capô e teto permanece no modelo de série. A lateral merece destaque, tanto pela curvas da área envidraçada como pela porta "oculta" que abre no sentido inverso e facilita o acesso dos passageiros de trás (veja abaixo). A tampa traseira e parte do para-choque trazem o contraste de cores como na dianteira. As dimensões são compactas: 3,999 metros de comprimento (sendo 2,57 m de entre-eixos), 1,775 metro de largura e 1,58 m de altura. O i3 possui 1195 quilos, graças à utilização de alumínio e um composto de fibra de carbono e plástico (CFRP).
Por dentro, a ousadia da parte externa permanece: volante branco de dois raios e diversas teclas de atalho, duas telas retangulares, uma situada atrás do volante, que gerencia autonomia, quilometragem, velocidade, carga disponível, marcha selecionada, entre outras informações, e outra no console central (de 6,5 polegadas, com opção de tamanho 8,8 polegadas), pela qual se utiliza o sistema iDrive, com acesso a músicas, navegação, telefone, imagens, etc. Os comandos de ar-condicionado ficam acima das saídas centrais. Os bancos dianteiros finos liberam mais espaço para as pernas dos dois ocupantes de trás.
O motor elétrico produz 125 kW, equivalentes a 170 hp, e aproximados 25,4 kgfm de torque. Assim, o i3 faz de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos, e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Para retomar de 80 a 120 km/h são necessários 4,9 segundos. Para recarregar as baterias, podem ser utilizadas as tomadas de casa ou os pontos de recarga rápida, que em meia hora geram 80% da carga. A autonomia varia de acordo com o modo de condução: cerca de 130 a 160 quilômetros, chegando a quase 300 quilômetros com o motor a combustão opcional, de dois cilindros, 650 cm³ e 34 hp, no modo ECO PRO+.
O BMW i3 deverá ser importado para o Brasil a partir do segundo semestre de 2014. A linha i conta em breve com o cupê i8, que será apresentado como carro em série no Salão de Frankfurt (Alemanha).
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).