Eis a décima primeira geração do Toyota Corolla, que possui visuais diferentes conforme o mercado: no Japão ele foi apresentado em 2012 (ao lado) com o sobrenome Axio e estilo bastante conservador, o que desagradaria os consumidores dos Estados Unidos e Europa. Agora, a montadora revela como fica o Corolla 2014 nestes dois mercados. Enquanto no mercado norte-americano ele chega a lembrar o Avalon, modelo de luxo por lá, os europeus terão basicamente o mesmo carro com frente e traseira mais sóbrias. A inspiração veio do carro-conceito Corolla Furia, apresentado no Salão de Detroit este ano.
O Corolla norte-americano é apresentado nas versões L (de entrada, com calotas, luzes diurnas de LEDs, antena integrada ao para-brisa, oito airbags, ar-condicionado com filtro anti-pólen, banco traseiro bipartido com divisão 60/40, vidros elétricos com sistema um-toque para o motorista e conectividade por Bluetooth), LE, LE Eco (versões mais completas, sendo que essa última possui apelo ambiental, com pneus de baixo atrito e grade que privilegia a aerodinâmica) e S, com visual mais esportivo, mas com o mesmo motor 1.8 utilizado pelo L e pelo LE, com 132 hp. Já o LE Eco, com sistema Valvematic, gera 140 hp e cerca de 5% de economia de combustível. Para o modelo L, o câmbio automático ainda possui 4 velocidades, enquanto o manual traz seis. Já as outras versões podem contar com o câmbio de relações continuamente variáveis CVTi-S com sete marchas virtuais.
Por dentro, um painel de linhas arrojadas, mas com elementos conhecidos. Volante, instrumentos, saídas de ar e disposição dos comandos lembram os do RAV4, recém-chegado ao Brasil.
Se não ficou tão ousado quanto o Furia, o Corolla 2014 para os EUA seguiu a cartilha no desenho dos faróis, para-choque e grade, no formato das janelas, nas rodas do modelo S e na traseira com lanternas que invadem a tampa do porta-malas e pelo para-choque com vincos marcantes.
O Corolla destinado ao Velho Continente está mais para o hatchback Auris, mas possui suas peculiaridades: a grade possui barras cromadas que se estendem até os angulosos faróis e a traseira possui lanternas espichadas. O interior é semelhante, mas os europeus terão um quadro de instrumentos diferente, que dá menos destaque ao mostrador de combustível e traz marcador da temperatura de água analógico (no norte-americano ele está na tela do computador de bordo).
Por dentro, um painel de linhas arrojadas, mas com elementos conhecidos. Volante, instrumentos, saídas de ar e disposição dos comandos lembram os do RAV4, recém-chegado ao Brasil.
Se não ficou tão ousado quanto o Furia, o Corolla 2014 para os EUA seguiu a cartilha no desenho dos faróis, para-choque e grade, no formato das janelas, nas rodas do modelo S e na traseira com lanternas que invadem a tampa do porta-malas e pelo para-choque com vincos marcantes.
O Corolla destinado ao Velho Continente está mais para o hatchback Auris, mas possui suas peculiaridades: a grade possui barras cromadas que se estendem até os angulosos faróis e a traseira possui lanternas espichadas. O interior é semelhante, mas os europeus terão um quadro de instrumentos diferente, que dá menos destaque ao mostrador de combustível e traz marcador da temperatura de água analógico (no norte-americano ele está na tela do computador de bordo).
E o Corolla brasileiro? O vice-presidente da Toyota no Brasil, Luís Carlos Andrade, afirmou que o Furia inspiraria o novo carro, mas nada foi definido sobre a aparência do Corolla 2014 por aqui. O Camry, por exemplo, possui quatro variantes de estilo mundo afora (norte-americano/europeu/australiano/japonês) e o vendido aqui é trazido do Japão, mas segue o design do modelo exportado para a Europa.
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