Com a detecção de problemas em airbags produzidos pela Takata, ocorreu um mega-recall envolvendo quatro montadoras de automóveis, envolvendo cerca de 3 milhões e 390 mil carros. A mesma fornecedora gerou um recall de cerca de 2 milhões e 800 mil carros da Honda entre 2008 e 2011.
Toyota, Nissan, Honda e Mazda estão convocando donos de diversos modelos, alguns deles vendidos no Brasil. A Toyota realiza recall de 28 964 unidades do Corolla, nas versões XEi e SEG, produzidas entre 31 de maio de 2002 e 06 de agosto de 2003, para checar e eventualmente substituir o airbag frontal direito. A explosão do item pode ocorrer de forma inadequada, podendo ferir o passageiro.
Importante: o recall ocorrerá apenas a partir do dia 25 de abril, portanto a Toyota desaconselha utilizar o banco dianteiro do passageiro. De 25/04 a até 60 dias (dois meses), o airbag do passageiro será desativado e será colocada uma etiqueta adesiva no painel informando o fato. Passados os dois meses ocorrerá uma nova chamada dos proprietários, para a substituição do airbag dianteiro do lado do passageiro, sua reativação do sistema e a remoção do alerta do painel.
Chassis envolvidos
Últimos 7 dígitos do chassi de 8500004 a 8530349
Maiores informações
0800 703 0206
www.toyota.com.br
Já a Nissan convoca um número bem menor dos modelos Frontier e Pathfinder: 148 unidades. Os modelos foram produzidos entre 2001 e 2003, mas por ora a montadora preferiu não divulgar os chassis envolvidos ou os procedimentos a serem adotados, tampouco a data de início dos reparos. Em http://www.nissan.com.br/#servicos-e-acessorios%2Frecall você pode conferir pela numeração do chassi se o carro está envolvido no recall.
Comentários
berbtebure
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).