Citroën renova completamente o C4 Picasso


Após apresentar no Salão de Genebra (Suíça) o carro-conceito Technospace, a Citroën divulga imagens e detalhes do novo C4 Picasso, que mantém apenas o mesmo nome. Trata-se de um modelo de design polêmico, especialmente pelos faróis desmembrados: as luzes de posição diurnas ficam junto com a grade superior, enquanto os faróis principais, em formato incomum, situam-se mais abaixo. Mas muitos traços são semelhantes aos do DS5, o topo de linha dos Citroën mais ousados.


Se o novo C4 Picasso é incomum por fora, conservou-se a ousadia do lado de dentro. No lugar da já superada tela central monocromática, há um verdadeiro computador de bordo na tela de 12 polegadas com várias funções (entre elas, a de instrumentos convencionais e dicas de direção ou de rotas). O volante é o mesmo do DS5, mas o console central, de desenho assemelhado a um paralelepípedo, dá um toque de ousadia, assim como as estampas dos bancos e o formato dos encostos de cabeça. A tela de 7 polegadas inferior é sensível ao toque e controla os sistema de som e ar-condicionado, além de trazer o Multicity Connect, com informações sobre trânsito, clima e locais próximos (como hotéis e restaurantes). Outro recurso tecnológico é o 360 Vision, que indica objetos que estejam próximos do carro, útil para entradas e saídas de estacionamentos.

Apesar de estar 4 centímetros menor, o entre-eixos aumentou 5,5 cm. Seu porta-malas acomoda 537 litros, ou 630 l com os bancos do meio empurrados o máximo possível para a frente.


Utilizando-se da nova plataforma EMP2 da Peugeot-Citroën, o novo C4 Picasso está 140 quilos mais leve que o antecessor, ficando quase do mesmo peso do C3 Picasso. A gama de motores é composta pelos motores HDi de 90 cavalos, e-HDi de 115 cv, BlueHDi de 150 cv e e-HDi 90 Airdream, que emite apenas 98 gramas de CO2/km, podendo atingir consumo superior a 26 km/l. Haverá em 2014 opção de câmbio automático de seis marchas.





Comentários