Impressões: Renault Clio 2013


A Renault apresentou recentemente o Clio 2013 - o modelo conhecido dos brasileiros passa por uma atualização (a segunda geração, lançada aqui em 1999, recebeu alterações em 2003, 2005, 2012 e agora). Posicionado pela montadora como o carro de entrada da marca, teve frente e traseira reestilizadas, além de pequenas alterações no interior e novas opções de acessórios. Hoje o Auto REALIDADE conferiu os atributos e falhas do Clio.


Visualmente, o Clio reestilizado não parece mais bonito do que o anterior (que ainda possui unidades nos estoques), pois a frente, alinhada com os recentes modelos Renault da Europa (especialmente o Clio IV), não harmoniza com a lateral, intocada. Em enquete realizada no blog logo após a divulgação das primeiras imagens oficiais, mais da metade dos internautas não aprovaram as mudanças. Só possui a simpatia inerente a um modelo com novidades, assim como o Toyota Etios.


Para quem lembra do interior do Clio do começo dos anos 2000 - bem-acabado, com airbag duplo e instrumentos utilizados no Mégane da época - é um choque entrar no modelo 2013, especialmente na versão Authentique, de entrada. As falhas de ergonomia (posicionamento das teclas de desembaçador, pisca-alerta e posição das maçanetas e manivelas dos vidros)  e plásticos rígidos se somam aos cortes de custos, como porta-luvas sem tampa e ausência de alças de teto, espelhos nos para-sóis e vidros elétricos. A única novidade interessante é o quadro de instrumentos semelhante ao do Sandero com conta-giros que possui demarcações que funcionam como econômetro de série (na rotação "verde" gasta-se menos que na amarela, sendo a vermelha a de maior desempenho e consumo).


A versão Expression (acima) possui porta-luvas com tampa, frisos prateados no volante e na manopla de câmbio, além de opção de colorização das molduras do console. Alguns itens não constam mais entre os opcionais, como airbags, freios ABS e vidros elétricos.



O motor 1.0 16v, de 77 cavalos com gasolina/80 com etanol @ 5750 rpm e torque de 10,1 kgfm (gasolina)/10,5 (etanol) @ 4250 rpm, recebeu do Inmetro a classificação A (variando de A a E, do mais eficiente para o menos eficiente), fazendo 9,5 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina na cidade. Em perímetro rodoviário, possui as marcas de 10,7 km/l com etanol e 15,8 km/l com gasolina. De acordo com os dados divulgados pela organização, é o carro mais econômico do Brasil. O capô é leve, mas a lingueta de fixação está muito afastada das mãos, diferentemente da maioria dos outros carros.


Os bancos ganharam novos revestimentos, com detalhes na cor amarela. Sem alterações na carroceria (manteve o entre-eixos de 2,472 metros), possui espaço justo na frente, mas atrás as pernas vão desconfortáveis. Os ocupantes de 1,80 metro ficam com a cabeça muito próxima do teto. E o porta-malas manteve a capacidade de 255 litros, aceitável para um hatchback de uso urbano.

O Clio Authentique 1.0 custa a partir de R$ 23 290 (duas portas, cor sólida e sem opcionais). Na versão quatro-portas parte de R$ 24 290, subindo para R$ 24 950 na versão Expression 1.0 4 portas.


 Curiosidade: Clio completo (e bem caro)



O Clio Expression 1.0 16v custa R$ 30 980, vindo com farol com duplo refletor e máscara negra, ar-condicionado, pneu aro 13'', desembaçador traseiro e brake-light. A princípio, seu único opcional de fábrica é a pintura metálica (R$ 690). Mas há também diversos acessórios:


CD com alto-falantes 2unid - R$ 556,90
Kit Sport - R$ 1831,14
Kit Difusores - R$ 410,19
Kit Farol de Neblina - R$ 507,00
Kit Frisos laterais - R$ 700,00
Roda de liga-leve aro 13'' - R$ 1283,60
Kit Soleira das portas - R$ 123,20
Travas elétricas - R$ 315,67
Kit alarme - R$ 307,82
Pintura das capas dos retrovisores - R$ 150,00


E assim o Clio chega aos R$ 37 855,82.

Veredicto: O Clio reafirma sua vertente popular nesta reestilização. Uma pena que muitos dos seus itens de segurança e conforto tenham desaparecido. Para quem quer um carro básico, porém fugindo da simplicidade extrema e do visual cansado de Gol Geração 4, Mille e Celta, o Clio custa pouco, é econômico e sua manutenção é acessível. Porém, quanto mais se equipa o pequeno Renault, mais longe do custo-benefício ele fica, ainda mais ao se ultrapassar a barreira de R$ 30 mil, onde existem muitos carros bem mais interessantes e equipados.

Nota Final_ 8,6



Galeria de Imagens


Comentários

Anônimo disse…
Se com ar, vidro e direção assistida ele ficar no máximo em R$ 27.500,00 até vale. Mais do que isso é um absurdo para esse carro.

Renan disse…
boa proposta contra celta, mile e até o palio fire, ka e g4.

O motor foi modificado em 70 itens.
Anônimo disse…
Comparando com os outros 1.0, de entrada no mercado, ele vale a pena.Fiz o teste drive em quase todos eles (menos no Fiesta 1.0). Seu motor é o mais esperto de todos, a sensação de segurança e robustez tambem é boa, a posição de dirigir agrada e é confortavel. O acabamento é de plástico de boa qualidade (melhor que Ka, Celta, Gol e Palio). Quanto aos mais novos, HB20 e Onix, o Clio só perde em design. Quanto ao preço, que é o grave problema dos carros no Brasil,fica no patamar dos demais, menos de HB20 e Onix, que são ainda mais caros..Comprei um Clio, com AC, e na estrada está fazendo 18,5km/l, com velocidade média de 90km/h.Recomendo.
Anônimo disse…
Comprei um Renault Clio em setembro de 2011. Em Novembro de 2011 percebi que as rodas estavam enferrujadas. Fiz várias reclamações junto a autorizada, que nada fez. Fiz uma reclamação diretamente na fábrica que me retornou dizendo que a ferrugem nas rodas é normal… um total absurdo, tendo em vista que esta ferrugem traz riscos a segurança, pois já atingiu o parafuso. Tirei algumas fotos que podem ser acessadas nos links abaixo:

http://www.flickr.com/photos/57024222@N04/6601784937/in/photostream

http://www.flickr.com/photos/57024222@N04/6601814283/in/photostream

Este foi o primeiro e o último carro da marca Renault que compro! Além do péssimo atendimento nas autorizadas o carro veio com problemas que se recusam a corrigir.
Anônimo disse…
quero comprar um Renault e ai o q vcs me dizem
net disse…
o artigo está muito bom, comprei modelo 2014 sabendo de tudo que foi tirado, só não sabia que o cinto traseiro não era retrátil, mas estou feliz com o meu a 2 meses, me surpreendeu, principalmente na estrada, bem estável, conseguir fazer 17km/L com ar ligado, meu modelo é o Expression 5 portas 2013/2014 Completo, como diz na reportagem: quem não quer o basico (gol, celta, KA, etc..) o clio é uma excelente compra. dou nota 10., meu carro anterior GOL.
Anônimo disse…
O carrinho vale muito a pena. Confortável, esperto e baixo consumo. Creio ser a melhor opção entre os concorrentes como gol G4, uno mille, ford KA e palio fire. Estou super satisfeito com o carro.
Hednyl disse…
Nossa.. Absurdo é o kit de farol de milha.. .500 R$ cada lado.. .pra q isso.. exageroo
Anônimo disse…
Tenho um 2011,anda muito...0 a 100 consigo em 13s...muito economico,na estrada ja fez 20km...andando a 90km/h...suspensao muito resistente,carrinho muito bom!!recomendo!!
negaodopaugrande disse…
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Ola, comprei uma bomba chamada clio modelo 2013/2014, desde do inicio só tive problemas com este carro, primeiro estava vazando óleo do freio, depois o banco do motorista quebrou o suporte que segura, dai pra frente só tive do de cabeça levei o carro varias vez em concessionarias diferentes, por exemplo globo e formula de Curitiba, cada uma fazia um serviço mas porco do q o outro e ate agora nunca resolveram o meu problema.
ainda tenho problemas no bate dos vidros, barulhos na suspensão do carro, trava da porta do motorista não funciona, assoalho da porta do motorista e do carona soltando, o mas engraçado nisso tudo e quem paga e o cliente.
OBS: O CARRO TEM 3 ANOS DE GARANTIA PRA ELES OU SEJA QUE SEMPRE VC VAI TER QUE LEVA O CARRO LÁ CHEIO DE PROBLEMAS ATE QUE VÃO PASSA A TE COBRAR.
A GARANTIA QUE ELES COBRE E CAIXA E MOTO SOMENTE ISSO O RESTO A CONTA E TUA MEU AMIGO.
BOA SORTE PRA QUE COMPRAR ESTE LIXO DE CARRO.
Anônimo disse…
O carro é bom mas tem uns defeitos a corrigir nesse modelo novo tenho um 2013 notei que as travas desde os primeiros nunca funcionaram direito uma já estragou, amortecedores dianteiros bate o fim de curso, resolve colocando o do clio antigo, DH é um pouco pesada mais que a do gol G5 que eu brincava, realmente enferruja aquela peça da roda ali que o rapaz comentou, cintos traseiros nao vou comentar é uma zoeira nao é retratil, nao tem capa de barro nas roda traseira e enche o parachoque de barro, quando forço a direcao pro lado exige da bomba da dh fazendo que o carro mude sua lenta quase que apaga testa no de voces ai e vao ver, caixa de cambio é bem justa mas até hoje nao tive problemas, to calculando a economia ainda mas aqui na minha cidade nao exige muitas pisadas entao ele é bem economico mas so andando que nem uma velha porque caso contrario consome, resposta rapida do motor muito bom mesmo, roda 13 achei um atraso porem muitos gostam por achar q fica mais economico mas nao vejo diferença, boa posicao de dirigir, os bancos sao um pouco duro na viagem te cansa, pode ser que seja porque a espuma é nova vamos aguardar