O Chevrolet Onix é um dos lançamentos mais cruciais dos últimos anos, e um dos mais bem guardados durante seu desenvolvimento. Tivemos a oportunidade de estar presentes no dia de sua apresentação pública (chegamos a ver os trinques finais da unidade na cor Laranja Flame na oficina, antes de ir para o showroom - foto ao lado). E constatamos: o novo hatch tem condições de encarar os fortes rivais.
Vale fazer um pequeno retrospecto antes de falar sobre o Onix. Suas unidades de teste começaram a circular em 2011. O Auto REALIDADE chegou a registrar detalhes do painel em setembro daquele ano, e em agosto de 2012 voltamos a fotografar unidades de teste, pesadamente disfarçadas em testes. Muitas dúvidas ficaram no ar poucas semanas antes de sua apresentação: a plataforma, os motores oferecidos, os equipamentos... Enfim, a espera terminou!
Ao vivo, o Onix é simpático, chamando atenção por ser novidade e pelas dimensões compactas (3,93 metros de comprimento por 1,70 m de largura e 1,48 m de altura). Os faróis, que parecem exagerados nas fotos, harmonizam com a carroceria quando visto de perto. A carroceria tem personalidade em relação a Agile, Cobalt e Spin, também desenhados para o mercado brasileiro, mas mantém detalhes em comum, como a ampla grade bipartida.
E as críticas em relação à traseira – parecida demais com a do VW Gol, segundo internautas – são amenizadas com as proporções diferentes e vincos mais definidos do modelo da Chevrolet. A ressalva vai para a calota, aro 14’’, realmente semelhante à do G4 Ecomotion.
E as críticas em relação à traseira – parecida demais com a do VW Gol, segundo internautas – são amenizadas com as proporções diferentes e vincos mais definidos do modelo da Chevrolet. A ressalva vai para a calota, aro 14’’, realmente semelhante à do G4 Ecomotion.
Se por fora o design não é consenso, o interior é muito interessante, mesmo nas versões menos equipadas. Para dar as boas-vindas, o volante é o mesmo do Chevrolet Cruze. O conta-giros é o único instrumento analógico: velocímetro, hodômetro, marcador de combustível e outras informações ficam registradas numa tela digital azul. As saídas de ar horizontais e com as bordas cromadas (assim como os puxadores de porta) embelezam o painel, que conta ainda com dois porta-objetos sem tampa ao lado do espaço para som (como Sonic e Spin) e os botões de ar-condicionado, do Cobalt, recebem iluminação azul. Em se tratando de itens “menores”, há ajuste de altura do volante e do banco do motorista, três alças de segurança (para passageiros frontal e traseiros), costuras na cor laranja e espelhos-cortesia em ambos os para-sóis, com um corte estilizado para guardar cartões.
O sistema MyLink merece menção à parte. É a primeira vez que um sistema multimídia em uma tela touch-screen é oferecido como opcional em um compacto brasileiro (só não foi o primeiro na linha Chevrolet Brasil porque pouco tempo antes o Cruze LTZ ganhou central multimídia). A tela de sete polegadas abriga as funções de rádio AM/FM, conexão para iPod, dispositivos USB, Bluetooth (função áudio streaming), ligações viva-voz via Bluetooth, visualizador de fotos e vídeos, temperatura, data/hora, smartphone apps, entre outras funções. A interface é intuitiva e o tempo de reação ao toque é aceitável. A lamentar, a relativa demora de inicialização do MyLink.
Os Onix LT apresentados são equipados com o motor 1.0 SPE/4 (sigla encoberta pelo adesivo, sendo um caso isolado da unidade fotografada) Flex de 78/80 cavalos com gasolina/etanol, respectivamente. O torque é de 9,5/9,8 kgfm, também com gasolina/etanol. A capacidade do tanque de combustível é de 54 litros. Na ocasião não pudemos levar o carro para as ruas.
O espaço interno é bom na frente e justo atrás. Com 1,80 metro, sentei bem, acomodando melhor as pernas graças a um recuo do encosto dos bancos da frente. Mas uma pessoa mais alta teria dificuldades para se acomodar, por conta da caída do teto. O banco traseiro é bipartido (40:60) e o porta-malas tem capacidade de 280 litros. Há uma fenda na parte interna da tampa que facilita seu fechamento.
O Onix terá diversas opções de personalização. Serão três temas (24 Hours, com faixas na carroceria; Race, com bandeira quadriculada na lateral e Joy, com o tema “círculos sobrepostos”); opção de comprar painéis internos lisos e instalar neles qualquer foto cujo upload pode ser feito no site www.onix.print3m.com.br; rodas aro 15’’, cromados nas maçanetas, retrovisores, grade e frisos; forrações e bancos de couro; tapetes, saias laterais e aerofólio, entre outros itens.
O Chevrolet Onix 1.0 LT 2013 sai por na concessionária por R$ 36 990 (ou R$ 37 840 com pintura metálica), vindo com MyLink, chave-canivete, tapetes e protetor de cárter, além dos itens de série de versão (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, alarme, airbag duplo, freios ABS com EBD e ajuste de altura do volante e do banco do motorista.
A versão 1.0 LS custa R$ 29 990 (vindo com airbag duplo, direção hidráulica, ar quente, preparação para som e limpador do vidro traseiro), valor que sobe para R$ 35 290 na versão 1.4 LT e chega a R$ 41 990 na 1.4 LTZ.
A versão 1.0 LS custa R$ 29 990 (vindo com airbag duplo, direção hidráulica, ar quente, preparação para som e limpador do vidro traseiro), valor que sobe para R$ 35 290 na versão 1.4 LT e chega a R$ 41 990 na 1.4 LTZ.
Comentários
Estão corretos os valores? No site o preço anuncioado para o Onix 1.0 LT R7I (MyLink + Ar condicionado) é de R$ 34.990 (ou R$ 35.840 com pintura metálica). A concessionária está cobrando ágio? Qual a concessionária? Canadá Veículos em Teresina?
Daqui a alguns dias estarei de volta para conferir se o Onix 1.4 chegou e quais são seus preços, além de realizar o test-drive.
Emilio Y Ogoshi
atneystinem
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