A vigésima sétima edição do Salão do Anhembi (São Paulo, SP)
terminou ontem à noite, registrando um público de aproximadamente 750 mil pessoas e cerca de
500 automóveis expostos. O evento teve diversos destaques positivos, alguns
negativos e ausência de alguns carros importantes. Entrou definitivamente para a lista de eventos automotivos de importância global - e aqui postamos algumas das 2416 fotos enviadas por Rafael Susae!
POSITIVO
Atrações inéditas e acessíveis: quem foi ao Salão de São
Paulo pôde conferir de perto a estreia de Chevrolet Onix, Hyundai HB20X, VW Gol
duas-portas, Honda Fit Twist, Renault Clio reestilizado e Fluence GT, sem falar
nos carros já revelados no exterior mas que vieram pela primeira vez ao Brasil,
como os novos Kia Cerato, Range Rover Vogue, Ford Fusion, Hyundai Santa Fé,
Acura RDX e ILX, Civic Si, Citroën DS4 e DS5...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carros dos Sonhos: apesar da ausência de algumas
importadoras, não faltaram olhares para Ferrari 458 Italia, Maserati
GranCabrio, Camaro ZL1 Carbon Edition, Mustang Boss 302, Lexus LF-A, Aston
Martin DBS e Porsche 911 Turbo S Edition 918 Spyder, entre outros carrões.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concept-cars: também compareceram em peso ao Salão do
Anhembi, alguns deles inéditos: Renault DCross e Captur, Nissan Extrem, Fiat
Bravo xTreme, VW Cross Coupé, Chery TX, Hyundai Hexa Space, Chevrolet S10
Rally, Suzuki G70, Citroën Survolt, Ford Evos...
Musas!
Interatividade: os visitantes puderam conferir de perto
simuladores, motores, informações e itens dos veículos.
NEGATIVO
Stand da Fiat: apesar da montadora ter fechado um ciclo de
renovação de seus veículos, esperava-se mais da Fiat. Mesmo o recém-lançado
500C já está em algumas concessionárias brasileiras. Sem nenhuma novidade a ser
revelada no curto prazo, lançou séries para alguns modelos. Uno e Palio
receberam a série Interlagos, baseada nos Sporting (o Uno teve ainda a série
Italia).
A Strada cabine dupla ganhou a opção de extensor de caçamba com
suporte para placa. E Grand Siena e Linea estreiam a série Sublime, além do 500 by Gucci. Até nos
carros-conceito, que a montadora mineira vinha surpreendendo (FCC 2006, Bugster
2008 e Mio 2010), atacou este ano apenas de Bravo xTreme.
Carros trancados: quem vai ao Salão quer conhecer de perto
os carros que poderão ir para a sua garagem ou aqueles esportivos cobiçados. O mínimo
que poderia ser feito, além de exibir os carros em um nível acessível ao
visitante, é destrancar o carro para sentar, conferir espaço interno, design e
recursos. E tudo bem que ligar e ouvir o ronco do motor talvez seja um pouco demais,
embora seja igualmente válido.
O problema é que muitas marcas simplesmente
trancaram os carros (algumas, como a BMW, fecharam a linha inteira), com a
desculpa de que os visitantes danificam algumas partes (sendo que alguns carros
não foram liberados nem para a imprensa) ou, no caso do novo Hyundai i30, de
que o acabamento interno não era o definitivo.
Ausências: alguns novos carros eram esperados para o Salão
do Anhembi, e outros deveriam ter sido apresentados renovados. Não foi dessa
vez que a Saveiro ganhou as modificações que o Gol recebeu em agosto, nem que o
Ssangyong Kyron sofreu alterações. Além disso, Ford Focus Hatch III, Nissan
Sentra e Chevrolet Tracker, além da estratégia no mínimo condenável da Volkswagen de trazer unidades do Bugatti Veyron Vitesse e Bentley Continental GT para o Brasil (evento Media Night) sem expô-los no Anhembi.
PÉROLAS
O SRT Viper GTS exposto é uma unidade especialmente
destinada a Salões. Sua velocidade máxima foi limitada a irrisórios 60 km/h, e
a pintura especial não pode ficar sob o sol.
A Seat estava no Salão de São Paulo! Foi exposto o Leon
Cupra R que, mesmo com a substituição iminente na Europa (o Leon de terceira
geração foi lançado no Salão de Paris), continua muito belo. O modelo ficou praticamente às moscas durante o evento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carros da S Auto: a importadora de veículos chineses exibiu
quatro modelos diferentes. O Shuanghuan Noble Nano (não, não é um smart de primeira geração) é um clone não-autorizado do fortwo lançado em 1998, com a diferença
no visual e que supostamente leve quatro
pessoas (em 3,01 metros de comprimento). Faltou cuidado com os carros expostos,
que estavam sujos e com os bancos desfiando.
Outra cópia é o Jonway Ufo, que nada mais é do que um Toyota
RAV4, da geração anterior à vendida atualmente no Brasil.
Há ainda o Changhe (mesma marca que produz o Effa M100) Coolcar, com lateral
idêntica ao Suzuki Wagon R+, e o único que fugiu do estilo “clone descarado”,
Landwing X8 (embora se utilize de um motor da Mitsubishi). Sem muita inspiração e com tantas incertezas em relação à
importadora, vão ter que ser baratos para compensar a vergonha.
E para encerrar, na Jin Bei Topic, ao invés do tradicional SRS Airbag ao
volante, a inscrição “Safe Always”!!!
Fotos | Rafael Susae
Comentários
emails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service?
Cheers!
Feel free to visit my site :: Detox From Methadone
My web site: Opioid Addiction Treatment
while I was browsing on Aol for something else, Anyways
I am here now and would just like to say many thanks for a incredible
post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t
have time to read through it all at the moment but I have bookmarked it
and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more,
Please do keep up the fantastic jo.
Feel free to visit my blog :: Methadone Treatment Centers
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).