A Chevrolet está iniciando hoje um feirão (que segue até amanhã) para dar descontos em todos os seus produtos, e convida o consumidor a conferir sua linha de modelos. E o mais recente carro da marca já vem causando polêmica. A Spin, que sucede Zafira (de sete lugares, lançada em 2001) e Meriva (com cinco lugares, lançada em 2002) chama a atenção pelo estilo robusto da carroceria, mas alguns consumidores não gostaram do motor ser um 1.8 e do sistema de rebatimento dos bancos. O primeiro contato do Auto REALIDADE com a nova minivan foi na concessionária Canadá Veículos, em uma unidade 1.8 AT LTZ (modelo das imagens) e outra, prateada, de test-drive. Uma Spin já havia sido vendida na manhã de hoje.
A Spin possui dimensões avantajadas e faróis e grade bem amplos, o que é característico dos novos carros da Chevrolet. Diversos traços são semelhantes ao Cobalt, como as maçanetas (são iguais), os vincos laterais, o formato dos vidros laterais e o nome “Chevrolet” gravado nas lanternas. No geral, faz a principal concorrente, a Nissan Grand Livina, parecer mais recatada e antiga. Em compensação, a traseira é feia ao vivo, e não transite modernidade.
Spin sendo filmada pela equipe do programa "100 Milhas"... um abraço para Kerly Soares!
A Chevrolet Spin também é semelhante ao Cobalt do lado de dentro. O volante é o mesmo, e os instrumentos possuem o mesmo layout (conta-giros analógico com velocímetro, computador de bordo, hodômetro e marcador do tanque na tela azul).
O painel possui dois tons. Diversos botões e o rádio Double-din (com uma entrada USB e entrada auxiliar no console) também são os mesmos do Cobalt. Os dois porta-trecos ao lado do sistema de som remetem ao Sonic, assim como o câmbio automático de seis velocidades.
O painel possui dois tons. Diversos botões e o rádio Double-din (com uma entrada USB e entrada auxiliar no console) também são os mesmos do Cobalt. Os dois porta-trecos ao lado do sistema de som remetem ao Sonic, assim como o câmbio automático de seis velocidades.
Falando em câmbio, tanto o motor como a transmissão da Spin avaliada logo estarão disponíveis também no Cobalt, numa versão que visualmente será bem parecida com o Concept exibido no Salão de Buenos Aires de 2011.
O motor (que fica lá embaixo quando se abre o capô...) é um 1.8 8v que gera até 108 cavalos @ 5400 rpm e torque de 17,1 mkgf @ 3200 rpm. Seu desempenho é parelho ao da antiga Zafira, que tinha 140 cavalos. O computador de bordo indicava 9,0 km/l.
O motor (que fica lá embaixo quando se abre o capô...) é um 1.8 8v que gera até 108 cavalos @ 5400 rpm e torque de 17,1 mkgf @ 3200 rpm. Seu desempenho é parelho ao da antiga Zafira, que tinha 140 cavalos. O computador de bordo indicava 9,0 km/l.
E a Spin realmente acomoda sete pessoas? Sim: a segunda fileira de bancos (bipartida na proporção 2/3 à esquerda) possui assento central com encosto mais proeminente, só que lá não há encosto de cabeça, apenas cinto subabdominal. O espaço para pernas no meio não é tão grande, o que poderia ser resolvido com trilhos para afastar o banco para trás.
E o “verso” dos bancos da frente traz apenas porta-revistas, nada de redinhas ou mesinhas do tipo avião. O porta-trecos das portas de trás é pequeno. Porta-objetos no alto e teto solar também fazem falta.
E o “verso” dos bancos da frente traz apenas porta-revistas, nada de redinhas ou mesinhas do tipo avião. O porta-trecos das portas de trás é pequeno. Porta-objetos no alto e teto solar também fazem falta.
Lá atrás, consegui sentar (mesmo com meu 1,80 metro de altura), mas só estiquei os pés com o banco do meio rebatido. É preciso dar um desconto, pois os dois assentos “do fundão” são apropriados apenas para crianças. Lá, elas dispõem de porta-objetos laterais, cintos de três pontos e alças de teto.
O sistema de rebatimento de bancos é simples. Para chegar aos bancos do fundo, é preciso puxar uma alavanca do banco do meio para baixar o banco e outra alavanca para rebater. No porta-malas, basta puxar duas tiras para deitar e rebater os bancos do fundo. Só que assim fica um degrau no porta-malas nas duas situações, o que nos faz ficar com saudades dos sistemas Flex7 e Flexspace.
Falando em porta-malas, com os sete bancos erguidos, o espaço restante é irrisório: 162 litros. Com os dois bancos do fundo rebatidos, são 553 litros, ampliáveis para 962 litros com os cinco bancos de trás abaixados. Na versão de cinco lugares, o porta-malas é de ótimos 710 litros, ou 1162 com a segunda fileira de bancos rebatida.
No geral, o acabamento é bom. Algumas partes, como o botão que regula o farol e as maçanetas internas, são cromadas. Tecidos dos bancos e das portas são de bom-gosto, assim como os grafismos, a iluminação e os detalhes prateados no câmbio e no volante.
Básica, a Spin LT (de cinco lugares, com o mesmo tamanho externo da versão de sete lugares) custa R$ 44 590 e vem com ar-condicionado, direção hidráulica progressiva com regulagem de altura, alarme, vidros e travas elétricas, airbag duplo e freios ABS com EBD. A Spin LTZ como a das fotos sai em Teresina por R$ 56 000, com todos os equipamentos (mas ainda sem acessórios da concessionária, que incluem navegador, ponteira esportiva, bancos de couro, sensor de estacionamento e até DVD atrás dos encostos de cabeça dianteiros). Para efeito de comparação, a Zafira Comfort básico tinha preço de R$ 55 008 (na versão Elite, saía por R$ 69 016). Sob essa ótica, a Spin tem tudo para agradar os consumidores que desejam um carro com bom custo-benefício, muitos equipamentos e que precisam de muito espaço, além dos sete lugares.
Veredicto: poucos modelos para sete pessoas são acessíveis. Zafira, Doblò e Grand Livina eram as únicas opções com preço inicial abaixo de R$ 60 000. A Spin se destaca pelo visual robusto desde quando ela estava em testes (chegamos a flagrar uma unidade em setembro de 2011). E de fato há espaço interno suficiente para quatro adultos e três crianças. É uma vantagem do novo modelo estar em uma faixa de preços inferior à Zafira, que, apesar de defasada, vai deixar saudades no mercado.
8,5
Agradecimento | Canadá Veículos
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