VW apresenta Gol e Voyage reestilizados


A Volkswagen revela imagens oficiais da renovação da quinta geração do Gol e do Voyage, que chegarão às concessionárias nas próximas semanas. Por enquanto, a Saveiro fica como está por mais alguns meses, e deverá ser apresentada no Salão do Anhembi (SP). Gol e Voyage linha "2013 e 1/2" tiveram a frente modificada para exibir a atual identidade visual da VW. Faróis, grade e para-choque com linhas retilíneas lembram o Fox e o Polo europeu. As palhetas dos limpadores de para-brisa são do tipo "aerowisher". Na lateral, as modificações se resumem a novas rodas e calotas.


O Gol recebeu um redesenho da traseira que lembra o Polo apresentado na Europa em 2009, com alterações no formato das lanternas e na tampa do porta-malas. Já o Voyage agora tem lanternas divididas pela tampa. O novo design deve dividir opiniões, mas Gol e Voyage também tiveram mudanças técnicas.


O propulsor 1.0, agora com o sobrenome TEC (Tecnologia para Economia de Combustível) gera 72 cavalos com gasolina/76 com etanol @ 5250 rpm, e torque de 9,7/10,6 kgfm. Com ECU, coletor de admissão e bicos injetores novos, promove redução de emissão de poluentes e de consumo (cerca de 4%). A Volkswagen afirma que o tempo de 0 a 100 km/h para essa versão é de 12,9 segundos com etanol e 13,4 com gasolina, com velocidade máxima de 165 km/h. O Gol também estreia a versão Bluemotion (última foto), pacote que inclui pneus de menor atrito e avisos no visor entre conta-giros e velocímetro para condução mais econômica.


O interior também mudou, ganhando novas saídas de ar (continuam redondas, mas com detalhe central prateado), novo rádio, iluminação branca e vermelha no painel, e revestimento de tecido gerado a partir de garrafas PET recicladas. Como bem observou Herbert de Albuquerque, integrante do grupo Auto REALIDADE do Facebook, Gol e Voyage terão versões com comandos de luzes diferentes (acima). O farol alto pode ser acionado por um botão no console ou em um comando giratório do lado esquerdo do volante, como no Gol geração 3.

Dimensões, entre-eixos e porta-malas estão como ficam: o Gol mede 3,895 metros de comprimento (o Voyage, 4,215 m), 2,465 m de entre-eixos e leva 285 litros no porta-malas (480 no Voyage).

De série, o Gol virá com cintos de segurança traseiros retráteis (!), conta-giros, vidros dianteiros elétricos, abertura interna da tampa do porta-malas e grade e farol negros. Os preços do Gol partem de R$ 27 990 (1.0 básico), enquanto o 1.6 custa R$ 31 890 sem opcionais (R$ 34 490 com câmbio I-Motion, automatizado de cinco velocidades, e R$ 38 290 na versão Power). O Voyage 1.0 sai por R$ 29 990, atingindo R$ 43 490 na versão Power I-Motion. Por enquanto a VW não divulga nada sobre a renovação de Gol e Voyage em seu site, ou mesmo nas redes sociais.


Comentários