A Fiat está dividindo a linha derivada do Palio em duas frentes: remodelou o hatch e o Siena (agora Grand Siena) e promove mudanças (não tão profundas) para Siena EL (Fire 1.0 e 1.4), Palio Weekend/Trekking/Adventure (Fire 1.4 e E-torQ 1.6 e 1.8) e Strada Working/Treeking/Adventure (a Trekking ganha opção de E-torQ 1.6).
Os modelos se destacam visualmente pelos novos para-choques: a parte inferior deles é bem semelhante à do Grand Siena, enquanto a grade superior traz um filete cromado. As rodas e calotas também mudam para todos os modelos. Lateral e traseira permanecem como estão.
Por dentro, a linha ganhou alterações no painel (mas os comandos de som, botões e saídas do ar-condicionado estão nos mesmos locais). Uma pena que a Fiat não aproveitou a mudança para por as saídas de ar mais para cima, evitando tomar ar frio ou quente nas mãos e direcionando-o melhor aos ocupantes. Pois bem: a linha ganhou novos volantes (Siena EL recebe um parecido com o do Idea, enquanto os outros modelos possuem direção semelhante a dos novos Palio e Grand Siena), saídas de ar centrais mais arredondadas, novos botões de ar, novos tecidos e porta-objetos, novo rádio double-din com Bluetooth e entrada USB e quadro de instrumentos com novos grafismos. O Siena EL (foto abaixo) possui instrumentos do Fiat Uno, com grafismos diferentes.
Palio Weekend e Strada Trekking agora possuem o kit HSD de série, composto por airbag duplo (note a proeminência estranha acima do porta-luvas, digna dos primeiros Palio com airbag, do fim dos anos 1990), freios ABS com EBD e vidros e travas elétricos.
A Strada Working passa a ser a versão de entrada da linha de picapes (a Fire sai de linha). Diferentemente dos outros modelos, ela não teve o visual alterado, com exceção das calotas. Por dentro, o painel é o mesmo do Siena EL.
A linha Adventure também ganha frente, rodas e painel modificados. Os preços da linha 2013 do Siena EL são iguais (R$ 28 150 para o 1.0 e R$ 30 970 para 1.4), enquanto a Strada teve preços reduzidos (inclusive o do ar-condicionado) e a Palio Weekend sofreu aumento, partindo de R$ 41 490 com motor 1.4 e chegando a R$ 53 390 na versão Adventure. Essa renovação garante uma sobrevida de cerca de dois a três anos para a linha. A nova geração da Strada está prevista para 2014; a Palio Weekend deve ser substituída por um modelo de carroceria diferente, abandonando o estilo station wagon.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).