Quem aprovou a fórmula do WRC 2010: The Official Videogame, certamente vai gostar da continuação do videogame, WRC 2. Ele continua sendo produzido pela Black Bean Games em conjunto com a Milestone e não é uma revolução em relação à "temporada passada", mas trouxe algumas novidades e recursos.
Um ponto falho no primeiro game eram as deformações dos veículos, muito ao estilo Grand Theft Auto (carroceria sólida com partes que se soltam/amassam). Agora a deformação dos modelos é mais realista, com amassos mais evidentes e em locais como lataria e teto.
Falando em danos ao veículo, o jeito encontrado para continuar uma corrida após uma batida que traga danos muito fortes ao carro também é novo. Ao ser atingido o dano máximo, é possível retornar ao tempo (Rewind), voltando até cerca de 10 segundos antes do momento do acidente. Assim é possível frear ou fazer a manobra adequada para evitar a colisão.
Ao rodar o jogo pela primeira vez, você definirá quandos "Rewind" quer utilizar (ou desativar o recurso), sendo no máximo nove.
O modo The Road to the WRC (carreira) também está mais interessante, com a participação de mecânicos e patrocinadores, além de categorias que não constam no Single Race, como a Production. Mas os patrocinadores neste modo não são reais.
Outra boa-nova é que todos os carros ganharam uma tela que mostra o mapa da corrida e pode ser visto nas câmeras internas. Tudo bem que já existem as orientações visuais e narradas pelo navegador, mas o traçado dá uma noção melhor de traçado das curvas e extensão das retas. Mas atenção ao estado do seu carro: com muitos acidentes, os visores de cristal líquido entram em pane (abaixo).
O "Photo Mode" avançou bastante - está quase um Instagram. Além de ser possível uma ampla visão do local e do carro, é possível fazer correções na foto, como saturação, contraste, motion blur (o "borrão" do cenário), além de graduação de cores, etc. As fotos ficam armazenadas no game (podem ser guardadas até 50 delas) e podem ser compartilhadas via internet diretamente do site do jogo.
A lista de carros é parecida com a de 2010, mas os modelos de WRC "encolheram" e há agora a categoria "WRC Safari", de carros de rally produzidos nos anos 1990.
WRC
Citroën DS3 WRC (acima)
MINI Countryman WRC
Ford Fiesta RS WRC
SWRC
Ford Fiesta S2000
Skoda Fabia S2000
Fiat Abarth Grande Punto S2000 (acima)
PWRC
Subaru Impreza WRC STi
Mitsubishi Lancer EVO IX
Mitsubishi Lancer EVO X (acima)
Citroën DS3 R3
FIA WRC Academy
Ford Fiesta R2
WRC Group B
Peugeot 205 T16
Lancia Delta S4
Ford RS200
Citroën BX4 TC (acima)
Renault R5 GT Turbo
WRC Safari
Lancia Delta Integrale HF (1991)
Ford Escort RS 1600
Peugeot 504
Subaru Impreza (acima)
Toyota Celica Turbo 4WD (1992)
Mitsubishi Lancer Evo III (1996)
O WRC 2 The Game também possui quase os mesmos circuitos do WRC 2010, sendo que em alguns países agora existem as etapas superespeciais (SSS), que consiste num "mano-a-mano" em um circuito travado, geralmente de asfalto. Por um lado, o usuário do WRC anterior já reconhece o traçado de algumas localidades, mas também não deixa o game mais interessante, pois os circuitos novos são poucos.
E para quem vai começar de agora, há o WRC Rally School, com situações diversas que serão enfrentadas nos rallies. Em um tempo pré-determinado, o usuário precisa completar o trecho podendo contar com demarcações no asfalto que indicam momentos de Aceleração (^), Desaceleração (^), Frenagem (^), Voos e Uso do freio de mão.
Terminando antes do tempo recorde, a etapa fica "Mastered", enquanto concluir o desafio em um tempo maior (mas ainda abaixo do limite da prova), a etapa fica "Passed". O curso envolve diversos veículos em circuitos com asfalto, terra, gelo... E também há um "Ghost Car" que faz o trajeto e aparece quando se está com um tempo pior (abaixo).
Não foi dessa vez que no WRC foram liberadas as competições outros veículos físicos, e o detalhamento dos cenários, não muito convincentes, são encobertos pelo motion blur.
Veredicto: o WRC 2 The Game traz como destaque os atuais carros da competição, entre os quais alguns conhecidos dos brasileiros, como Ford Fiesta, Fiat Grande Punto e mesmo o Citroën DS3, que em poucos meses será comercializado no Brasil. Entretanto, as novidades trazidas são poucas - possui-se claramente a noção de ser um WRC 2010 The Game modificado, tanto pelos menus quanto pelos circuitos e modelos presentes. As músicas não são tão marcantes quanto antes, e os gráficos estão notavelmente precisando de updates (veja a foto acima, com o terreno em baixa resolução). Não é um game de se jogar fora, mas já aguardamos o lançamento de um "WRC 3" com todos estes aspectos corrigidos...
8,9
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