Este game é voltado especialmente aos fãs dos carros da
General Motors. Aqui é possível jogar na terra três carros de quatro grupos,
das marcas Chevrolet, Opel e Saab. Doze carros num game pago parece pouca coisa
num primeiro momento, mas todos eles são competitivos entre si, podendo um
pequeno hatchback correr junto com um SUV. E as opções de personalização de
carros são interessantes.
Gráficos lembram o
MotorM4X, mas a engine do game é parecida com a do VW GTI Racing
Quem jogou Volkswagen GTI Racing vai achar este jogo bem
familiar – até alguns sons do menu são iguais. E muita coisa é semelhante
mesmo: as corridas com até três oponentes (embora sem os divertidos modos
Capture The Flag, Drifting e Drag), os mesmos comandos, handling parecido, mesmas
visões (como cockpit, só que agora com conta-giros e velocímetro funcionais)...
No entanto, um atrativo é o sistema de danos ao veículo, muito mais elaborado
(enquanto no GTI Racing no máximo se via o vidro trincado, aqui os para-choques
arranham, deformam e por fim caem, conforme os acidentes, assim como os vidros
trincam e estilhaçam e mesmo as portas podem cair). Mas o lado ruim é que
reparar os danos em porcentagens acima de 10% começa a sair caro, embora seja
possível consertar apenas algumas partes.
Subaru Impreza SW no
game? Não, é um Saab 9-2X
O modo Championship é composto por oito campeonatos, cada um
com três corridas de trajetos diferentes, mas sempre na França ou Espanha. As
pistas iniciais contêm mais asfalto, gradualmente perdendo porcentagem para a
terra à medida que se avança no jogo. Pode-se optar ao executar o game pela
primeira vez por ser um dos cinco pilotos: Jürgen Wolf, Juha Ristonen, Ryan
McCallistair, François Enval ou Peter Juhansson. A cada dois campeonatos é
possível comprar (no modo Carreira) e jogar (no modo Single Race) com os carros
dos grupos B1, C1 e S1, respectivamente. Apesar da designação de carros de
rally, todos os veículos apresentam o mesmo interior dos modelos de produção.
No manual do GM Rally existe um breve parágrafo sobre cada veículo.
Grupo A: composto por veículos de porte compacto: Chevrolet
Aveo, Opel Corsa, Saab 9-2X.
Grupo B1: carros de porte médio: Chevrolet Lacetti, Opel
Astra, Saab 9-3.
Grupo C1: modelos de porte médio-grande. Chevrolet Evanda (acima),
Opel Vectra, Saab 9-5.
Grupo S1: utilitários esportivos. Chevrolet TrailBlazer,
Chevrolet Tahoe, Saab 9-5X.
Os Chevrolet Aveo, Lacetti e Evandra são baseados nos
Daewoo. Como a Opel não produz SUVs, apareceram dois Chevrolet no grupo S1
(Tahoe e TrailBlazer). No jogo, os Saab são os mais baratos (tanto que um 9-5
custa o mesmo que um 9-2X, carro de menor preço no jogo) e os Opel são mais
caros.
Todos os carros podem receber alterações mecânicas e
visuais, sendo que alguns ajustes podem fazer a diferença dependendo do circuito (chuva, muita terra, etc.).
Turbo, filtro de ar, radiador, suspensão, freios,
transmissão, pneus, pintura, aerofólio, para-choques e saias laterais, rodas e
material da carroceria podem ser adicionados/trocados. Além disso, você pode
realizar o setup em altura da suspensão, tipo de pneus, força dos freios, tipo
de tração, relação de marchas, etc.
Atenção: apesar de ser um jogo de rally, não há orientação
de navegador (“cantando” curvas, retas e suas extensões, pontos de atenção,
etc.). Só há o mapa do local.
Além disso, se distanciar demais do mapa, cortar
caminho por outras vias ou atropelar os espectadores dá pênalti de cinco
segundos parado. E os checkpoints só
contam como “Passed” se o carro passar entre as duas plaquinhas que indicam o
local.
O Modo Replay é interessante – e exatamente igual ao
Volkswagen GTI Racing, com várias opções de ângulos e efeitos de câmera
(incluindo câmera de segurança, blur, filme antigo, entre outros).
Veredicto: é um pouco frustrante ver um game completo com
somente 12 carros, e o comportamento dos carros em curvas exige treinamento. GM
Rally agrada por trazer carros reais, alguns conhecidos dos brasileiros, como
Corsa e Astra (o Vectra GT daqui). Pena que os carros da Hummer ficaram de
fora. A interface artificial é bem competitiva e o avanço no nível Carreira não
é nem tão fácil nem tão complexo, de modo que motiva a jogar. No entanto, para
um game de 2009, poderia trazer carros mais atuais.
Nota Final
8,7
Apesar do GM Rally ser
de 2009, Corsa presente é de 2000, sendo que uma nova geração surgiu em 2006
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