A Chevrolet está apresentando o Cruze Sport6, versão hatchback do carro lançado em setembro de 2011. Seu diferencial está no design, levemente retocado na dianteira e com uma traseira que fez muitos se lembrarem do Hyundai Veloster, embora ao vivo não sejam tão parecidos entre si. Alguns inclusive dizem que o Cruze Sport6 copiou o polêmico Hyundai, mas não custa lembrar que esse estilo é do Cruze Hatch Concept de 2010, apresentado antes do Veloster definitivo ser exibido, no Salão de Detroit de 2011.
E esse sobrenome "Sport6"? A Chevrolet quer vender o modelo como uma opção mais esportiva ao Cruze tradicional, embora não traga diferenciais na mecânica: o 1.8 16V Ecotec permanece com os 140/144 cavalos e 17,8/18,9 mkgf de torque (gasolina/etanol, respectivamente). O conjunto é bom, mas não é um esportivo. Dados de fábrica indicam tempo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, com máxima de 204 km/h - o detalhe é que são números próximos ao do velho e já fora de linha Astra. Outra coisa que não combina é o consumo alto, mal do qual o sedan também padece. Já o "6" faz menção ao número de marchas, tanto no câmbio manual como no automático.
Em compensação, optar pela carroceria hatch não implica grande redução de espaço da carroceria. O Sport6 é 9 centímetros mais curto, mas manteve o entre-eixos de 2,68 metros, garantindo bom espaço interno no banco traseiro. A redução do porta-malas foi de 450 para 402 litros.
É possível distinguir o Cruze Sedan do Sport6 sem ver a traseira. Repare que os faróis de neblina possuem filetes cromados. A entrada de ar inferior é do tipo colmeia, as rodas do LT possuem novo acabamento e a lateral possui um spoiler.
Os planos da Chevrolet são modestos: cerca de 1100 unidades vendidas por mês - mas seria um resultado bem melhor do que o do Vectra GT em 2011, que vendeu cerca de 6000 unidades em todo o ano passado. Só que ainda é menos do que o Astra vendia todo mês.
O Cruze Sport6 LT (modelo das fotos) possui de série ar-condicionado automático, quatro airbags, display monocromático no alto do console para rádio e ar, freios ABS, EBD e assistente em frenagens "de pânico", acendimento automático dos faróis, faróis de neblina e as rodas de aro 17'' das imagens. Seu preço é de R$ 64 900, um tanto próximo do Cruze sedan e mais caro que alguns de seus concorrentes em suas versões de entrada. Com câmbio automático e bancos de couro, sobe para R$ 69 900.
E a versão LTZ possui rodas aro 17'' (mas com outro desenho), teto solar, sensores crepusculares e de estacionamento, tela colorida de GPS e sistema multimídia, seis airbags e retrovisores rebatíveis eletricamentes. Sai por R$ 77 400 ou R$ 79 400 equipado com câmbio automático. É muita coisa. E só R$ 500 a menos que o sedan LTZ.
Veredicto: Quem espera um esportivo vai se decepcionar. Mas o Cruze Sport6 reúne muitas qualidades e substitui Vectra GT e Astra sem deixar saudades. O visual moderno, o interior agradável e o bom espaço interno o tornam uma boa opção. Mas tem seus defeitos também: é beberrão e poderia custar menos. Cruzes... olha que o Peugeot 308 está aí, novo, com equipamentos mais interessantes e por preços menores. E ainda vão chegar os novos Ford Focus e Hyundai i30...
Nota Final
8,9
A lateral é um dos ângulos mais interessantes do Cruze hatchback |
Repare que o vidro traseiro traz dois "apêndices" nas laterais, para melhorar a aerodinâmica. Nome Sport6 não aparece na carroceria |
Em compensação, optar pela carroceria hatch não implica grande redução de espaço da carroceria. O Sport6 é 9 centímetros mais curto, mas manteve o entre-eixos de 2,68 metros, garantindo bom espaço interno no banco traseiro. A redução do porta-malas foi de 450 para 402 litros.
É possível distinguir o Cruze Sedan do Sport6 sem ver a traseira. Repare que os faróis de neblina possuem filetes cromados. A entrada de ar inferior é do tipo colmeia, as rodas do LT possuem novo acabamento e a lateral possui um spoiler.
Os planos da Chevrolet são modestos: cerca de 1100 unidades vendidas por mês - mas seria um resultado bem melhor do que o do Vectra GT em 2011, que vendeu cerca de 6000 unidades em todo o ano passado. Só que ainda é menos do que o Astra vendia todo mês.
O Cruze Sport6 LT (modelo das fotos) possui de série ar-condicionado automático, quatro airbags, display monocromático no alto do console para rádio e ar, freios ABS, EBD e assistente em frenagens "de pânico", acendimento automático dos faróis, faróis de neblina e as rodas de aro 17'' das imagens. Seu preço é de R$ 64 900, um tanto próximo do Cruze sedan e mais caro que alguns de seus concorrentes em suas versões de entrada. Com câmbio automático e bancos de couro, sobe para R$ 69 900.
E a versão LTZ possui rodas aro 17'' (mas com outro desenho), teto solar, sensores crepusculares e de estacionamento, tela colorida de GPS e sistema multimídia, seis airbags e retrovisores rebatíveis eletricamentes. Sai por R$ 77 400 ou R$ 79 400 equipado com câmbio automático. É muita coisa. E só R$ 500 a menos que o sedan LTZ.
Veredicto: Quem espera um esportivo vai se decepcionar. Mas o Cruze Sport6 reúne muitas qualidades e substitui Vectra GT e Astra sem deixar saudades. O visual moderno, o interior agradável e o bom espaço interno o tornam uma boa opção. Mas tem seus defeitos também: é beberrão e poderia custar menos. Cruzes... olha que o Peugeot 308 está aí, novo, com equipamentos mais interessantes e por preços menores. E ainda vão chegar os novos Ford Focus e Hyundai i30...
Nota Final
8,9
Bônus
Os Vectra GT estão com os estoques quase esgotados. Mas deu para garantir esta última foto ao lado de seu sucessor.
Comentários
Acabo de adquirir um, gostaria de ter uma base??
att,
Marcelo
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