Tudo sobre o Chevrolet Cruze Sport6


A Chevrolet está apresentando o Cruze Sport6, versão hatchback do carro lançado em setembro de 2011. Seu diferencial está no design, levemente retocado na dianteira e com uma traseira que fez muitos se lembrarem do Hyundai Veloster, embora ao vivo não sejam tão parecidos entre si. Alguns inclusive dizem que o Cruze Sport6 copiou o polêmico Hyundai, mas não custa lembrar que esse estilo é do Cruze Hatch Concept de 2010, apresentado antes do Veloster definitivo ser exibido, no Salão de Detroit de 2011.

A lateral é um dos ângulos mais interessantes do Cruze hatchback
E esse sobrenome "Sport6"? A Chevrolet quer vender o modelo como uma opção mais esportiva ao Cruze tradicional, embora não traga diferenciais na mecânica: o 1.8 16V Ecotec permanece com os 140/144 cavalos e 17,8/18,9 mkgf de torque (gasolina/etanol, respectivamente). O conjunto é bom, mas não é um esportivo. Dados de fábrica indicam tempo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, com máxima de 204 km/h - o detalhe é que são números próximos ao do velho e já fora de linha Astra. Outra coisa que não combina é o consumo alto, mal do qual o sedan também padece. Já o "6" faz menção ao número de marchas, tanto no câmbio manual como no automático.

Repare que o vidro traseiro traz dois "apêndices" nas laterais, para melhorar a aerodinâmica. Nome Sport6 não aparece na carroceria

Em compensação, optar pela carroceria hatch não implica grande redução de espaço da carroceria. O Sport6 é 9 centímetros mais curto, mas manteve o entre-eixos de 2,68 metros, garantindo bom espaço interno no banco traseiro. A redução do porta-malas foi de 450 para 402 litros.


É possível distinguir o Cruze Sedan do Sport6 sem ver a traseira. Repare que os faróis de neblina possuem filetes cromados. A entrada de ar inferior é do tipo colmeia, as rodas do LT possuem novo acabamento e a lateral possui um spoiler.

Os planos da Chevrolet são modestos: cerca de 1100 unidades vendidas por mês - mas seria um resultado bem melhor do que o do Vectra GT em 2011, que vendeu cerca de 6000 unidades em todo o ano passado. Só que ainda é menos do que o Astra vendia todo mês.



O Cruze Sport6 LT (modelo das fotos) possui de série ar-condicionado automático, quatro airbags, display monocromático no alto do console para rádio e ar, freios ABS, EBD e assistente em frenagens "de pânico", acendimento automático dos faróis, faróis de neblina e as rodas de aro 17'' das imagens. Seu preço é de R$ 64 900, um tanto próximo do Cruze sedan e mais caro que alguns de seus concorrentes em suas versões de entrada. Com câmbio automático e bancos de couro, sobe para R$ 69 900.



E a versão LTZ possui rodas aro 17'' (mas com outro desenho), teto solar, sensores crepusculares e de estacionamento, tela colorida de GPS e sistema multimídia, seis airbags e retrovisores rebatíveis eletricamentes. Sai por R$ 77 400 ou R$ 79 400 equipado com câmbio automático. É muita coisa. E só R$ 500 a menos que o sedan LTZ.



Veredicto: Quem espera um esportivo vai se decepcionar. Mas o Cruze Sport6 reúne muitas qualidades e substitui Vectra GT e Astra sem deixar saudades. O visual moderno, o interior agradável e o bom espaço interno o tornam uma boa opção. Mas tem seus defeitos também: é beberrão e poderia custar menos. Cruzes... olha que o Peugeot 308 está aí, novo, com equipamentos mais interessantes e por preços menores. E ainda vão chegar os novos Ford Focus e Hyundai i30...

Nota Final


8,9

Bônus


Os Vectra GT estão com os estoques quase esgotados. Mas deu para garantir esta última foto ao lado de seu sucessor.

Comentários

marcoherrera disse…
Voce só sabe criticar a GM. Beberrão? Com o que vc comparou? Com um carro mil?
Júlio Max disse…
Comparado a seus concorrentes diretos (Hyundai i30, Citroën C4, Peugeot 308 e Fiat Bravo), o Chevrolet Cruze Sport6 possui consumo mais elevado especialmente com etanol. Este é um ponto que depende de diversos fatores (altitude, rotações por minuto, ventos, pressão dos pneus, carga no veículo, modo de condução, etc.) e que muitas vezes frustrar os compradores que apenas fazem o test-drive.
Bruno disse…
308 equipamentos mais interessantes que o cruze?
Anônimo disse…
Boa tarde, foram feitos testes com gasolina? voces sabem aproximadamente qual foi o consumo estrada/cidade?
Acabo de adquirir um, gostaria de ter uma base??

att,
Marcelo
Renan disse…
Peugeot 308 e seu cambio automático de 4 marchas deve ser mesmo muito interessante.. Essa matéria é um fiasco..
Renan disse…
Peugeot 308 e seu cambio automático de 4 marchas deve ser mesmo muito interessante.. Essa matéria é um fiasco..
Anônimo disse…
Comprei um cruze sport6 há um mês, faz 6km p/l na cidade, e na estra da faz 11,5km p/l. A diferenca de consumo esta alta pq o transito na minha cidade(recife) é muito lento, demoro quase 40minutos para fazer um trajeto de 6km.
Anônimo disse…
Olá, Anônimo. Este consumo é com Álcool ou Gasolina? Obrigado.
Anônimo disse…
Comprei um SPORT6 e acredito ser a melhor opção do mercado , inclusive humilha muita SUV por ai . Dou exemplo do interior da SPORTAGE ,CRV,ASX ETC......Quanto ao I30 , concordo que o carro ficou lindo , mas muita gente vai confundir com o HB 20 , além do motor ser a princípio 1.6 rsrrrs . Se eu pegar um NEW I30 na estrada , piloto engatado , vou atropelar . Sinceramente o CRUZE é o carro do momento doa a quem doer e olha que sai de um NEW CIVIC .
Giovani disse…
Olá galera! Olha , eu tenho um cruze hatch ltz e digo o seguinte : consumo urbano no etanol : 6.5 km/l , na gasolina : 8.7 km/l. Na estrada com etanol : 9.5 km/l , na gasolina : 11.8 km/l . Ele é automatico tbem . Agora uma coisa eu digo , o carro ficou excelente , a GM colocou mta tecnologia no cruze . Uma bela escolha . Quanto ao consumo , nao é muito para um carrao de 1.440 kg de peso e um conforto e excelente desempenho.
Anônimo disse…
Ele apresenta quantos escapamentos?
Anônimo disse…
O que me diz da resposta dele na retomada? É um carro mais lento? Pois ando muito em BR e para ultrapassagens a retomada manda muito...
Anônimo disse…
After looking into a number of the blog articles on your site, I truly appreciate
your technique of writing a blog. I saved as a favorite it to
my bookmark website list and will be checking back in the
near future. Please visit my website as well and tell me how you feel.


Here is my web blog ... click To Learn More